Você sabe como é a vida de empresário na China pra afirmar isso? Pode dar fontes confiáveis?
Sim, eu posso:
https://youtube.com/v/Rwv47K9HGHkExistem umas sete cidades fantasmas chinesas com milhares de imóveis novos e desocupados, incluindo shoppings, escolas, parques e tudo que uma cidade precisa.
Basicamente o governo manda construir cidades inteiras sabendo que não há compradores somente para manter fábricas em funcionamento e inflar artificialmente os números do crescimento chinês.
Construções lindas, mas de péssima qualidade justamente porque sabem que ninguém ocupará, são construções feitas exclusivamente para dar um uso para as fábricas de materiais de construção.
Tem um vídeo por aqui em que dois chineses abrem um buraco em uma viga estrutural com uma vara de ferro porque é quase areia pura.
Assim fica fácil ser empresário, não é?
Eu tenho uma fábrica ou construtora e presto serviço ao governo que me paga, então não preciso me preocupar com qualidade e nem em vender o imóvel pronto.
Se tem comprador ou não pouco importa, não preciso fazer como o empresário brasileiro que pode quebrar se fizer um monte de prédios que não vendem.
O similar nacional é o Odebrecht que não precisa se preocupar com essas coisas chatas como qualidade, prazos, preços em relação aos preços dos concorrentes, terminar a obra e oferecer garantia pós venda....
Quero ver ser empresário no Brasil, empresário honesto que não dependa de contratos com governos, quero ver empresário passar por sete moedas diferentes em menos de vinte anos com inflação que bateu os 80% ao mês, ver essa gente se virar onde vc investe seu dinheiro e no dia seguinte tem um confisco como o do Collor que de um dia para o outro arrebentou a empresa onde eu trabalhava.
Tem razão, colega.
Eu não sei como um chinês trabalha mas eu sei como um brasileiro trabalha e posso dizer que são condições extremamente desiguais.