Lorentz, nos seus gráficos não vi nenhum país comumente classificados como Wellfare State (eu pelo menos sempre me lembro dos países nórdicos quando ouço a expressão).
Em compensação temos o reino unido, que não é um Wellfare State, com desempenho relativamente fraco.
Os países nórdicos tem uma população pequena para desfrutar de seus recursos naturais. O mesmo para aqueles países do Oriente Médio cheios de petróleo com população pequena. Não vão quebrar enquanto não acabar a rica fonte.
Suécia tem 10 milhões de habitantes, Finlândia 5, Noruega 5, Qatar 2.
Beleza, esses países "Wellfare State" se aproveitaram de uma particularidade que tem (são ricos e tem população pequena) e montaram uma estrutura onde aliaram riqueza com relativa igualdade social. Para mim isto é o ideal, muito melhor para a população que vive lá do que os EUA, por exemplo. A qualidade de vida me parece muito melhor nestes países.
Não sei se é sustentável a longo prazo, mas já há muito tempo eles tem conseguido se manter assim.
E não estou dizendo que isso poderia ser aplicado no Brasil, lógico, é muito distante da nossa realidade. Concordo quando o Lorentz diz que estes países do Wellfare State primeiro ficaram ficos para depois institui-lo.