Correto. Autoridades da academia dizem que a evolução é uma verdadeira e uma BOA teoria científica. Mas, não é qualquer coisa que venha desta(s) fonte(s) (academia(s)) que seja necessariamente BOM (ou correto ou verdadeiro). Então, podemos e devemos duvidar que a evolução seja correta e/ou verdadeira e/ou uma BOA teoria.
Errado.
O meu ponto é sobre "celebridades"/fama versus o aparente consenso (seja lá qual for).
Eu não vou perder tempo explicando novamente, mas ancestralidade comum universal e seleção natural são absolutamente corretas, verdadeiras, isso é fora de questão, dentro de uma discussão racional e suficientemente bem informada.
O que pode ser questionado são especificidades relativamente "minuciosas", e não o cenário geral.
E então se algum cientista famoso, como Dawkins ou Gould, vier com um papo como, "diferentemente do que pensam os idiotas inúteis que se passam por cientistas, as coisas funcionam da seguinte maneira [...] e eu estou apto a dizer isso porque praticamente intui tudo aquilo de mais importante e verdadeiramente correto, desde Darwin à moderna síntese antes de ter lido qualquer livro." (Muito embora nenhum dos dois tenha tido um tom tão prepotente e grosseiro)
A realidade dessas especificidades pode ser ou dada como mais ou menos certa dentro daquilo que for mais consensual, ou como incógnita, mas provavelmente mais próxima de uma "média" em vez do que quer que alguma "celebridade" ou radical proponha.
Pode eventualmente ser que essa posição acabe ganhando maior suporte com base em boa sustentação teórica e em evidências, de qualquer forma. De vez em quando deve haver "mini-Galileus".
Onde estão as estatísticas que evidenciam que a desigualdade estática relativamente alta leva necessariamente a um padrão ruim de desigualdade dinâmica? Não se pode inverter o ônus da prova nesta discussão. Com métodos falhos que apelam ao gaussiano onde há distribuição de probabilidade de caudas gordas, realmente fica inviável gerar uma prova assim.
A minha questão seria, o que indicaria que o padrão de desigualdade americano é "bom", o europeu, ruim? Quanto quer que sejam estáticos ou dinâmicos.
Aparentemente Taleb está só assumindo que tem que ser assim porque American way of life and liberty and freedom. Ele fala que os burocratas mexeriam as coisas de forma a favorecer apenas a si mesmos, até menciona captura regulatória, e simplesmente assume que isso seja pior na Europa do que nos EUA. Sem falar que a coisa toda parece meio como tentar se focar em um detalhe perto de trivial, ignorando todo o resto. "O paciente está com câncer", versus, "mas veja, o tom de pele está ótimo, zero de acne".