Primeiro as concessionários NÃO definem seu preço, você desconhece o mecanismo. Ela se compromete com o governo com um plano que é comparado com uma empresa madelo. É um preço administrado, você começa não entendendo aí. Não existe essa questão de comprar de si mesmo para definir o preço porque simplesmente não é assim que se define o preço.
Leia esse documento.
http://www.aneel.gov.br/arquivos/pdf/catilha_1p_atual.pdf, está simples e mostra como o preço é calculado, mas não o custo da geração que basicamente é monopolizado pela Eletrobras que detém quase 50% da geração de energia.
Como disse, a privatização não foi bem conduzida, muito menos o modelo de competição (apenas no mercado corporativo não residencial).
Você precisa conhecer mais os mecanismos. Além disso, as concessões são utilizadas para pressionar as empresas privadas (ou diminui o preço, ou não tem renovação) que é o que foi entubado em diversas empresas nacionais, ou você acha que elas se endividaram porque com todos os prognósticos de aumento de custo de geração?
você continua ignorando isso, eu escrevi isso pela quarta vez.
Não importa se a geradora tem a distribuidora os leilões são conduzidos pela CCEE\
Quanto à empresa ser privada ou pública, ela pode ser privada ainda com constituição de empresas governamentais estrangeiras, isso não quer dizer nada.