Com as greves de ônibus tão frequentes aqui em Curitiba, fico pensando se este modelo atual não está atrasado mesmo. Parece que o sistema de transporte público visa em primeiro lugar não transportar pessoas, mas empregar. A cada 500 metros da canaleta tem dois tubos (um para cada sentido) com um cobrador em cada, cuja única função é cobrar a passagem e dar o troco, sendo que em todos esses tubos existe a catraca eletrônica que aceita o cartão.
Além disso, na grande maioria destes tubos o cobrador fica ocioso, sendo que somente alguns poucos tubos em alguns horários de pico (2 vezes ao dia) que realmente enche de pessoas.
Eu acredito que tem muitos tubos que nem conseguem gerar dinheiro o suficiente para pagar o salário do funcionário. Além do pouco movimento, eles ficam próximos de outros, sendo praticamente desnecessários.
Ou seja, bastaria um pequeno investimento em segurança e talvez catracas mais altas para tornar boa parte dos tubos automatizados, sem empregados. Aliado a isso, eu eliminaria tubos ociosos e próximo de terminais para reduzir custos.
Mas como nossa população não entende que não existe almoço grátis, vão achar que estão saindo perdendo.