A busca pela vida simples deve ser pessoal, e não imposta pelo Estado.
Eu não disse que deve ser imposta pelo Estado.
Vou te falar um negócio, da maneira mais simples possível:
De novo, Henry Ford?
Vc pode viver da maneira que vc quiser, do modo mais simples que vc puder e se isso realmente for de seu interesse, errado é o estado te obrigar a isso.
Você pode ser o mais ignorante que for, mas se for comentar, leia atentamente antes de criticar algo que eu não fiz. Nunca disse que deve se imposta pelo Estado.
Já de um modo geral, levando em consideração que o mundo tem alguns bilhões de pessoas que precisam de empregos e precisam comer, não é possível fazer com que todos vivam do mesmo modo, nunca será possível.
Eu estou seriamente cogitando ignorar...
Quantas vezes eu vou ter que repetir? No primitivismo o homem produz apenas aquilo que consome e produz os seus próprios meios de produção. A humanidade viveu primitivimante por milênios e tu vem me dizer que primitivismo não é aplicável? Eu não quero saber se todo o mundo vai aderir a ele. Eu estou dizendo que é uma alternativa à vida que nos foi IMPOSTA, o modo de vida que busca o lucro, o status, a riqueza, eu não quero viver assim, muito menos quero que meus filhos vivam nesse mundo idealizado pela raça humana.
Vc trabalha e quer um retorno pelo seu trabalho,
E?
então um engenheiro tem muito mais responsabilidades nas costas que um varredor de rua
Responsabilidade estúpida. A especialização é imoral.
e se ele ganha mais é normal que viva com conforto usufruindo o dinheiro ganho pelo próprio esforço.
O conforto do qual você fala pode ser apropriado para você, mas é uma ilusão. Diga-me, qual o conforto que você ganha do seu "próprio esforço"? Poder comprar futilidades e mais futilidades?
Não acho que eu esteja errado em dizer que quem não trabalha merece viver com o que tem
Vocẽ ignora o quesito sorte. Eu prefiro viver com o que eu tenho de qualquer forma. Seja um vagabundo ou um advogado.
conheço um bando de gente que reclama da vida mas não levanta um dedo para sair disso.
Eu eu conheço um bando de gente que tenta subir na vida e não consegue porque não teve sorte.
Para estas pessoas, que estão mais vivendo sob a opressão de status e riqueza, seria ótimo um modo de vida alternativa, talvez o primitivismo, não?
Aliás, já que vc diz que o ideal é que se viva somente com o necessário,
Sim. Para muitas pessoas, não só para mim. E elas não são sonhadoras ou vivem sob uma ideologia, elas apenas buscam felicidade, em vez de riqueza.
por qual motivo eu tenho que trabalhar para que outros, como no caso citado, tenham o mesmo que temos?
Que fique bem clara a ignorância humana. Eu estou há dois dias falando disso, e ninguém tem o bom senso de fazer um comentário inteligente aqui.
O primitivismo não diz que você deve trabalhar para os outros!
O primitivismo diz que você deve produzir apenas aquilo que consome, com muito raras exceções.É errado?
O estilo de vida que vc prega seria possível se o mundo tivesse 1/10 da população e recursos naturais sobrando para sustentar a todos, mas com bilhões de pessoas é impossível.
È incrível como a pessoa não tem argumento e vem colocar palavras na minha boca!
Eu nunca disse que a população deve aderir integralmente ao privimitivismo. E pode acreditar, o primitivismo requer muito menos exploração de recursos naturais (MUITO MENOS) que requer o capitalismo.