Autor Tópico: Quando o capitalismo funciona  (Lida 8516 vezes)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
Quando o capitalismo funciona
« Online: 14 de Dezembro de 2014, 17:57:53 »
 Amazon   
Your Account   Amazon.com
Message From Customer Service
Hello,

I'm sorry your order missed the guaranteed delivery date.

To compensate you for this inconvenience, I've requested a full refund of $50.99 for the TP-LINK TL-WR710N 150Mbps Wireless N Mini Pocket Router. This refund will appear in the next 2-3 business days as a credit on the original payment method used for the order. Once processed, you'll also be able to see the refund here:

https://www.amazon.com/gp/css/summary/edit.html?orderID=nononononononno

If the order does show up, there's no need to return the item. You're welcome to keep, donate or dispose of it--whichever option is most appropriate and convenient for you.

I've made a note in your account and made sure we won't charge you again and we won't expect you to return the item.

We look forward to seeing you again soon.

Best regards,
Thiyagarajan S.
« Última modificação: 14 de Dezembro de 2014, 18:02:01 por Madiba »
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
Re:Quando o capitalismo funciona
« Resposta #1 Online: 14 de Dezembro de 2014, 18:00:14 »
A questão aqui é.. o material acabou sendo entregue na hora prometida (San Francisco) apesar do site da UPS ter dito que não, os caras agendaram um refund para mim e não querem o produto de volta mesmo que o produto seja entregue (e foi!!!)

Vou entrar em contato com eles para eles não efetuarem o refund, mas a Amazon supera todas as minhas expectativas, sempre.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 14 de Dezembro de 2014, 18:09:07 »
A questão aqui é.. o material acabou sendo entregue na hora prometida (San Francisco) apesar do site da UPS ter dito que não, os caras agendaram um refund para mim e não querem o produto de volta mesmo que o produto seja entregue (e foi!!!)

Vou entrar em contato com eles para eles não efetuarem o refund, mas a Amazon supera todas as minhas expectativas, sempre.

Aconteceu um caso parecido comigo com o e-bay. Comprei um kindle há algum tempo atrás, e graças aos eficientíssimos correios e Receita Federal, passaram dois meses e ele não chegava. E eu inteligentemente comprei sem rastreamento.

Quando me dei conta já tinha passado o prazo para o e-bay garantir a chegada, mas eu informei a eles assim mesmo que o produto não tinha chegado, disse que estava ciente que não tinha mais direito à ser ressarcido mas queria informar que não chegou (eu não sabia ainda que o atraso não era culpa do vendedor).

No outro dia  recebi um e-mail do e-bay dizendo que eles estudaram meu caso, levaram em conta que eu era do Brasil ( :o :lol: :() e que iriam me ressarcir mesmo tendo estourado o prazo para reclamar em mais de 15 dias.

Uns 10 dias depois do ressarcimento o kindle chegou. Aí foi minha vez de mostrar pra eles que nem todo brasileiro é safado, entrei em contato e refiz o pagamento. Fiquei muito satisfeito com a atitude deles, bom realmente quando o consumidor é levado em consideração.
"Deus prefere os ateus"

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 14 de Dezembro de 2014, 18:16:59 »
Acho que o capitalismo em países desenvolvidos é um sistema fantasticamente evoluído e funcional, principalmente quando olhamos a porcaria que é o brasil e os limites que a realidade nos impõe a todos, isto é, não adianta sonhar com utopias.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 14 de Dezembro de 2014, 18:20:30 »
Parte do bom funcionamento se deve ao caráter e comportamento das pessoas.
Foto USGS

Offline Jurubeba

• Nível 31
  • *
  • CHAMEM OS ANARQUISTAS!!!
« Resposta #5 Online: 14 de Dezembro de 2014, 18:41:38 »
Acho que o capitalismo em países desenvolvidos é um sistema fantasticamente evoluído e funcional, principalmente quando olhamos a porcaria que é o brasil e os limites que a realidade nos impõe a todos, isto é, não adianta sonhar com utopias.
Essa sua observação (principalmente o negritado por mim) bem que poderia se juntar ao seu questionamento ao Libertário no outro tópico. Digo isso porque, por mais utópico que o Liberalismo possa parecer (liberalismo nada mais é que capitalismo), demanda uma coisa que você disse também naquele tópico: um nível de maturidade e ética que se encontra em poucos lugares no mundo. No Brasil então, nem pensar. São palavras desconhecidas pela maioria.

Acredito que essa sua experiência é o mais belo exemplo de uma política liberal: ética comercial aliado ao receio de que o livre mercado leve você a um outro concorrente, por isso se adiantam em fideliza-lo com o que importa: o capital (no caso o produto e o dinidin).

Meu conhecimento econômico ainda é pequeno, por isso não me arrisco muito em discussões sobre liberalismo. Mas, no meu ponto de vista, o liberalismo é inevitável pois ele é, em última instância, o capitalismo. E o que temos é o capitalismo!

Penso que o que resta é caminhar para a liberdade, que permite que o capitalismo seja mais parecido com o que você descreve nesse tópico, aplicado e praticado pelo mercado, e menos com o fascismo, que é o capitalismo praticado pelo Estado.

Já disse alhures que defendo a tese da busca pelo liberalismo possível em contraposição ao liberalismo utópico. Mas isso é conversa para outra hora.

Saudações

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 14 de Dezembro de 2014, 18:48:34 »
concordo que o liberalismo seja uma poderosa ferramenta, mas não tem muito a ver com o AnCap.

A grande questão é fazer parte da população entender que quanto mais o estado se intromete, maior será o impacto negativo econômico que o país sofrerá. Isso é tão óbvio e tão suportado por casos que até uma anta gorda do mato grosso deveria reconhecer.

O ponto é que isso não significa que podemos simplesmente pensar que isso quer dizer que o estado não funciona. O estado pode ser grande verticalmente (prover muita saúde, prover muita segurança, prover muita justiça) não pode ser grande horizontalmente (prover petróleo, saúde, justiça, energia, aço, bancos, telecomunicações, estradas etc..).

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 14 de Dezembro de 2014, 18:56:23 »
Minha resposta

Dear Amazon

You are absolutely amazing!! I am a long time customer thanks to your efficiency and fairness.

Both products have arrived and it is not fair to be refunded. I ask you to keep the charge in my credit card.

Best regards

XXXX XXXXX

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 14 de Dezembro de 2014, 19:10:19 »
no chat

"Amazon Guy":Thank you for your honesty!!!
I was checking on this for you and the the refund already went through. What I will do is request our Billing Department to charge you again for the order and therefore everything will get fixed :)

Na boa, já devo ter ido umas 70x para os EUA, e realmente dói ver quanta gente no brasil tem um recalque danado contra os gringos.

Basicamente, esse exemplo da Amazon acontece em muitas lojas que eu já comprei.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Jurubeba

• Nível 31
  • *
« Resposta #9 Online: 14 de Dezembro de 2014, 19:28:27 »
Minha resposta

Dear Amazon

You are absolutely amazing!! I am a long time customer thanks to your efficiency and fairness.

Both products have arrived and it is not fair to be refunded. I ask you to keep the charge in my credit card.

Best regards

XXXX XXXXX
:ok: Assim você também fideliza a empresa  :biglol:

concordo que o liberalismo seja uma poderosa ferramenta, mas não tem muito a ver com o AnCap.

A grande questão é fazer parte da população entender que quanto mais o estado se intromete, maior será o impacto negativo econômico que o país sofrerá. Isso é tão óbvio e tão suportado por casos que até uma anta gorda do mato grosso deveria reconhecer.

O ponto é que isso não significa que podemos simplesmente pensar que isso quer dizer que o estado não funciona. O estado pode ser grande verticalmente (prover muita saúde, prover muita segurança, prover muita justiça) não pode ser grande horizontalmente (prover petróleo, saúde, justiça, energia, aço, bancos, telecomunicações, estradas etc..).
Aqui estamos 100% de acordo. Por mais que eu deteste o estado, estou distante do anarco-capitalismo. Concordo contigo que existem funções para o estado, assim como Mises também concordava.

Estou alinhado com a definição de Estado Mínimo defendido pelo Roberto Campos, onde ele elenca as seguintes atribuições para o estado:
  • Educação básica.
  • Saúde.
  • Justiça.
  • Segurança Pública.
  • Defesa.
Para Roberto Campos, tudo o mais poderia ser provido pelo mercado. Mises era mais minimalista, já que acreditava que a função do estado deveria se restringir à proteção da propriedade privada.

Eu penso que o estado deva se ater aos bens ou serviços públicos que o mercado não tem condições de prover (que no final estará dentre um dos listados acima). Liberais mais radicais e até anarco-capitalistas acreditam que até esses serviços podem ser fornecidos pelo estado (eu não).

É isso que chamo de liberalismo possível. Aquele praticado levando em conta um estado mínimo, que se preocupa apenas com os bens e serviços que o mercado não pode prover, sem intervencionismo e defensor da liberdade. Isso significa um estado o mais mínimo que for possível  :biglol:

O liberalismo que considero utópico seria esse mais radical, anarco-capitalista. Esse, sob meu ponto de vista, não tem chances de ser praticado.

Saudações

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 14 de Dezembro de 2014, 20:58:02 »
Acredito que essa sua experiência é o mais belo exemplo de uma política liberal: ética comercial aliado ao receio de que o livre mercado leve você a um outro concorrente, por isso se adiantam em fideliza-lo com o que importa: o capital (no caso o produto e o dinidin).

Acho que legislação de defesa do consumidor também tende a ajudar.

Offline Jurubeba

• Nível 31
  • *
« Resposta #11 Online: 14 de Dezembro de 2014, 22:16:42 »

Esse é um ponto que ainda não tenho opinião formada: regulação. Se por um lado pode ajudar, por outro é da esfera estatal, pronta para a corrupção.

Tá certo que uma lei como o CDC não precisa de regulação. Já tá aí para ser cumprida e o judiciário existe para ser seu guardião. Mas sobre as áreas que hoje são reguladas, eu sinceramente não sei se é bom ou ruim.

Saudações

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 14 de Dezembro de 2014, 23:51:08 »

Esse é um ponto que ainda não tenho opinião formada: regulação. Se por um lado pode ajudar, por outro é da esfera estatal, pronta para a corrupção.

Tá certo que uma lei como o CDC não precisa de regulação. Já tá aí para ser cumprida e o judiciário existe para ser seu guardião. Mas sobre as áreas que hoje são reguladas, eu sinceramente não sei se é bom ou ruim.

Saudações

Quando foi lançado o CDC eu indaguei algumas 'otoridades' porque não era feita uma legislação semelhante para os clientes e usuários dos serviços públicos, especialmente aquela porcaria chamada de Receita Federal.

Só ouvi evasivas de alguns.

E a maioria ficou calada.
Foto USGS

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 16 de Dezembro de 2014, 00:12:19 »
mas esse é um ponto importante mesmo. Dentro do marco de eficiência de atendimento para os planos de saúde, veja se há alguma menção ao SUS. Talvez porque ele seja tão mais eficiente que o proposto para as empresas privadas que não faria diferença alguma..

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #14 Online: 19 de Dezembro de 2014, 08:28:26 »
No meu caso, tá uma bosta.

Meus livros deveriam ter chegado dia 15 e estão na DHL em BH desde o dia 14. No dia 15, eles mudaram o status para: "The delivery of your package has been rescheduled at your request.".

Imediatamente eu mandei um email perguntando que porra era aquela, já que eu não tinha pedido nenhum reagendamento de entrega. Eles me responderam que era um mal entendido e que a entrega iria ocorrer no dia seguinte.

Tô até agora esperando a entrega e minha esposa nem foi trabalhar ontem porque pedi a ela que ficasse esperando a entrega.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 19 de Dezembro de 2014, 09:28:55 »

Meus livros deveriam ter chegado dia 15 e estão na DHL em BH desde o dia 14. No dia 15, eles mudaram o status para: "The delivery of your package has been rescheduled at your request.".

Imediatamente eu mandei um email perguntando que porra era aquela, já que eu não tinha pedido nenhum reagendamento de entrega. Eles me responderam que era um mal entendido e que a entrega iria ocorrer no dia seguinte.

Tô até agora esperando a entrega e minha esposa nem foi trabalhar ontem porque pedi a ela que ficasse esperando a entrega.

É ótimo quando funciona, mas é uma MERDA quando dá essas zicas.
"Deus prefere os ateus"

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #16 Online: 19 de Dezembro de 2014, 10:14:28 »
December 15, 2014, 4:24 pm, BELO HORIZONTE BR   Special delivery arrangement requested by customer which may delay shipment
December 15, 2014, 12:09 pm, BELO HORIZONTE BR   Transfer to local carrier for final delivery.
December 15, 2014, 9:06 am, BELO HORIZONTE BR   Package arrived at a carrier facility
December 13, 2014, 11:10 pm, VIRACOPOS BR   Package has left the carrier facility
December 13, 2014, 11:05 pm, VIRACOPOS BR   Package arrived at a carrier facility
December 13, 2014, 5:32 pm, VIRACOPOS BR   Completed customs clearance process
December 13, 2014, 5:03 pm, VIRACOPOS BR   Package arrived at a carrier facility
December 12, 2014, 4:02 pm, Miami Gateway FL US   Package has left the carrier facility
December 11, 2014, 8:00 am, Miami Gateway FL US   Package arrived at a carrier facility
December 11, 2014, 5:30 am, Cincinnati Hub OH US   Package has left the carrier facility
December 11, 2014, 4:15 am, Cincinnati Hub OH US   Package arrived at a carrier facility
December 10, 2014, 6:39 pm, Tulsa OK US   Package has left the carrier facility
December 10, 2014, 6:37 pm, Tulsa OK US   Package arrived at a carrier facility
December 10, 2014, 6:18 pm, Tulsa OK US   Package received by carrier

Detalhe é que a liberação da alfandêga durou menos de 30m. Agora é a transportadora muchibando.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Daniel_1993

• Nível 12
  • *
  • Sou ex-socialista
« Resposta #17 Online: 19 de Dezembro de 2014, 11:53:48 »
O EUA virou potência usando o Liberalismo?

Não. Pelo contrário, o EUA usou 'proteccioismo' Nada das idéias de Adam Smith, David Ricardo e Thomas Malthus.
Em 1841, o economista Friedrich List refutou a jogada dos economistas britânicos.

Entrevista:

http://jornalggn.com.br/sites/default/files/documentos/list_friedrich_entrevista_maio_de_1841.pdf
“You will never be happy if you continue to search for what happiness consists of. You will never live if you are looking for the meaning of life.”
― Albert Camus

“The way to love anything is to realize that it may be lost.”
― G.K. Chesterton

“The first duty of a man is to think for himself”
― José Martí

Não sou mais um marxista-stalinista: ../forum/topic=30157.0.html

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #18 Online: 19 de Dezembro de 2014, 14:30:43 »

Será que alguém vai pedir a privatização da DHL? Opa, peraí...  :lol:

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 19 de Dezembro de 2014, 15:04:25 »

:biglol:

Vamos nacionalizar e estatizar essa bosta de DHL!
"Deus prefere os ateus"

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 19 de Dezembro de 2014, 16:09:37 »

:biglol:

Vamos nacionalizar e estatizar essa bosta de DHL!

Até ela ficar tão boa quanto os Correios.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 19 de Dezembro de 2014, 17:05:26 »
O EUA virou potência usando o Liberalismo?

Não. Pelo contrário, o EUA usou 'proteccioismo' Nada das idéias de Adam Smith, David Ricardo e Thomas Malthus.

Em 1841, o economista Friedrich List refutou a jogada dos economistas britânicos.

Entrevista:

http://jornalggn.com.br/sites/default/files/documentos/list_friedrich_entrevista_maio_de_1841.pdf

E qual liberal afirmou que o EUA se tornaram um superpotência por causa do liberalismo?
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 19 de Dezembro de 2014, 17:07:58 »

Isto se aplica a tudo.

Demorou 12 - repito DOZE - dias para a EBCT entregar uma encomenda de Pato Branco para Curitiba, em uma distância menor que 440 km.
Foto USGS

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 19 de Dezembro de 2014, 17:15:04 »

Isto se aplica a tudo.

Demorou 12 - repito DOZE - dias para a EBCT entregar uma encomenda de Pato Branco para Curitiba, em uma distância menor que 440 km.

É engraçado ver o quanto os defensores mais ferrenhos do Estado inchado são exigentes com empresas privadas. O dia que eles começarem a fazer o mesmo com as públicas...

(e não estou me referindo a nenhum dos foristas inclusos no quote acima)
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #24 Online: 19 de Dezembro de 2014, 17:16:43 »

Isto se aplica a tudo.

O negócio é que eu paguei caro, muito caro, pra eles entregarem rápido e sem stresse. Agora eles fazem essa palhaçada de mudar status dizendo que eu solicitei o reagendamento da entrega? No c...deles!!!

Não responderam até agora o meu e-mail. Na primeira reclamação não demoraram 1h  pra responder.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!