Acho que o capitalismo em países desenvolvidos é um sistema fantasticamente evoluído e funcional, principalmente quando olhamos a porcaria que é o brasil e os limites que a realidade nos impõe a todos, isto é, não adianta sonhar com utopias.
Essa sua observação (principalmente o negritado por mim) bem que poderia se juntar ao seu questionamento ao
Libertário no outro tópico. Digo isso porque, por mais utópico que o Liberalismo possa parecer (liberalismo nada mais é que capitalismo), demanda uma coisa que você disse também naquele tópico: um nível de maturidade e ética que se encontra em poucos lugares no mundo. No Brasil então, nem pensar. São palavras desconhecidas pela maioria.
Acredito que essa sua experiência é o mais belo exemplo de uma política liberal: ética comercial aliado ao receio de que o livre mercado leve você a um outro concorrente, por isso se adiantam em fideliza-lo com o que importa: o capital (no caso o produto e o dinidin).
Meu conhecimento econômico ainda é pequeno, por isso não me arrisco muito em discussões sobre liberalismo. Mas, no meu ponto de vista, o liberalismo é inevitável pois ele é, em última instância, o capitalismo. E o que temos é o capitalismo!
Penso que o que resta é caminhar para a liberdade, que permite que o capitalismo seja mais parecido com o que você descreve nesse tópico, aplicado e praticado pelo mercado, e menos com o fascismo, que é o capitalismo praticado pelo Estado.
Já disse alhures que defendo a tese da busca pelo liberalismo possível em contraposição ao liberalismo utópico. Mas isso é conversa para outra hora.
Saudações