Impressão minha ou tem gente aqui que acha o terrorismo legítimo? No creo...
Não, não e. E bombardear vilas e matar crianças inocentes é terrorismo, seja feito por malucos religiosos ou por um estado.
Os termos (ex. terrorismo) têm lá suas definições que, em geral, pretendem abarcar um conjunto de possibilidades.
Normalmente, os EUA, no Afeganistão, buscavam alvos "militares". Por erros diversos, cometeram algumas atrocidades. Não me pareceu intenção explícita que o resultado fosse dizimar uma vila.
Entrar numa escola com o propósito de matar 60 crianças ou simplesmente bombardear Gaza de olhos fechados, daí eu vejo como terrorismo. Tem de ver o caso.
E qual a sua definição? Porque pelas que eu achei ter um objetivo não elimina um ato de ser considerado terrorismo. Inclusive até ataques a bases no Iraque ja foram considerados ato de terrorismo. Se uma base militar atacada é terrorismo, como 90 civis numa vila não é?
Não, não é.
Primeiro, não existe terrorismo de Estado.
Conflitos armados são regulados pelo Direito Humanitário Internacional (Convenções de Genebra), onde a outra parte, pra ser reconhecida como "combatente" (a lei distingue entre combatentes e não-combatentes, no caso, civis) precisa cumprir certos requisitos, que são:
"2) Os membros das outras milícias e dos outros corpos de voluntários, incluindo os dos outros corpos de
voluntários, incluindo os dos movimentos de resistência organizados, pertencentes a uma Parte no conflito
operando fora ou no interior do seu próprio território, mesmo se este território estiver ocupado, desde que estas
milícias ou corpos voluntários, incluindo os dos movimentos de resistência organizados, satisfaçam as seguintes
condições:
a) Ter à sua frente uma pessoa responsável pelos seus subordinados;
b) Ter um sinal distinto fixo que se reconheça à distância;
c) Usarem as armas à vista;
d) Respeitarem, nas suas operações, as leis e usos de guerra."
O resto, cai numa linha cinza chamada de "outros casos". É a situação dos terroristas. Eles não são protegidos pelo DHI, pois não se enquadram como "combatentes" e nem como "não-combatentes".
Da mesma maneira, as convenções permitem que o sujeito fique preso pelo período que durarem as hostilidades (Guantanamo).
A obrigação dos Estados é o bem estar dos seus cidadãos. A organização da sociedade parte do pressuposto que ao entregar parte da sua liberdade o Estado irá fornecer a segurança.
O Estado Palestino não quer forças israelenses em seu território e nem pune os terroristas que disparam armas contra Israel. Israel toma as providências que pode e deve.