Podemos debater o caráter de vitimização dos terroristas.
Sempre que atacam, matam inocentes, degolam pessoas, a desculpa é sempre que se defendem do imperialismo, capitalismo etc, etc.,
O ataque é sempre usado como uma reação ao qe alguém fez ou deixou de fazer. Ohhhh, uzamericano torturaram bandidos, então vamos matar crianças em uma escola para mostrar o quanto eles são maus.
Tem um pensamento bem distorcido nesta gente.
Em outras palavras: a crenća de que os fins justificam os meios + atribuićão de culpa coletiva. Na verdade, o que existe de mais assustador nessas ideias é o fato de que, em maior ou menor grau, ela serem compartilhadas por boa parte das pessoas. E não estou falando de esquerdistas/direitistas/religiosos fanáticos, mas de pessoas em outros aspectos bastante moderadas. Nunca esqueci de um diálogo que tive com um canadense, em que ele afirmou: "é, mas os americanos também tem culpa disso." Detalhe: era a manhã do dia 11/09/2001. Eu fiquei, se vocês perdoarem o preciosismo, extremamente puto com ele naquele momento, mesmo embora ele fosse um amigo. E o pior é que eu mesmo não me saí melhor: naquele dia eu desejei que os americanos jogassem umas bombas atômicas no Afeganistão. Creio que se trata de uma reaćão natural, instintiva, a de querer culpar todo um povo pelos crimes de uma parcela. É preciso um verdadeiro esforćo mental para lidar com esses instintos.
Eu não sei como caracterizar minha visão, mas penso que a questão da parcela do Oriente Médio que vive sob esse barbarismo do
olho por olho tem a ver com o domínio e controle da população.
Para isso, os costumes e leis primitivas devem ser mantidas intactas, sem a influência externa. Acontece que a globalização não permite mais isso, e o ocidente leva a "contaminação" de sua cultura principalmente devido ao capitalismo. Como representante maior disso, os EUA são o alvo principal.
Como manter o
status quo se o resto do mundo vive esfregando na cara os avanços e comodidades que o capitalismo conquistou para a humanidade?
O interessante é que eles se beneficiam seletivamente desses avanços. Aqueles avanços que representam uma ameaça ao seu padrão social são solenemente combatidos com a violência conhecida por todos.
Saudações