Se 1% acumula 50% da riqueza produzida não é de se esperar que 1% detenha perto de 50% do patrimônio do mundo?
Vamos dizer que o Bill Gates tenha 50 BI e vamos ignorar que 80% disso deve ser em ações que na prática precisam ser realizáveis para se efetivarem (isso é, quem tinha ações 10M de ações da Petrobrás ou OGX era rico há 5 anos e hoje.., como você sabe).
Primeiro patrimônio:
Junte ele, Buffet, Larry Ellison, Brin, etc.. até chegar ao US$ 1 tri. Você acha que compra 1/2 do patrimônio do Brasil? Você não compra os imóveis de 1/3 de SP sequer. Um terreno no centro de SP de 500M2 está sendo vendido por 14K o metro. Então não, eles não tem patrimônio para comprar 50% do mundo.
Agora receita e faturamento:
Desses aí de cima, o mais bem pago é o Larry, que ganha em torno de U$ 90M/ano. Você acha que somando o salário de todos eles vai pagar sequer o salário dos brasileiros, descontando os 1% mais ricos? Só o bolsa família gera R$ 25BI para as pessoas mais pobres..
O que todos os documentos (que ví até agora) que fazem essa afirmação fazem é pegar o patrimônio desses bilionários, imaginar que eles poderiam transformá-lo em dinheiro em um ano e assim somar um valor estimado ao rendimento dos outros 99% (note que mesmo assim contabilmente isso não seria análogo a rendimento, mas ok, seguimos). É um cenário sequer hipotético e só serviria para o primeiro ano, pois para os próximos o dinheiro viraria patrimônio novamente ou não poderia ser reconsiderado como rendimento.