Autor Tópico: ALERTA - 1% da população mundial detém 50% do PIB do planeta ( Qual a novidade?)  (Lida 11060 vezes)

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
Re:ALERTA - 1% da população mundial detém 50% do PIB do planeta ( Qual a novidade?)
« Resposta #100 Online: 09 de Abril de 2015, 10:09:43 »
Se eu ganho 30mil, eu não preciso gastar como se ganhasse 30mil. Acho esse argumento bizarro...

Esse "fardo" de ganhar bem do Bahadur é mais bizarro ainda.

Mas faz sentido. Quanto maior a altura maior a queda. E outra coisa, não tem como diminuir certos gastos. Se você tem um carro de 40 mil, é possível trocar por um de 20. Mas se você paga 1500 de aluguel, nem sempre é possível trocar por um apartamento de 750. Aqui em Curitiba é praticamente impossível encontrar apartamento por menos de 1000. Quando encontra é de 30 m2. Que dependendo do tamanho da família, é inviável.

Não faz nenhum sentido. É irracional eu viver sempre no limite do que eu ganho.

Mas eu me refiro ao caso que o Bahadur relatou. Óbvio que alguém que ganha 2000 por mês não vai ter uma margem de manobra pra esse limite, mas no caso de quem ganha, é irracional você comprometer cada centavo da sua renda à medida que ela cresce.

Tem um artigo do cracked exatamente sobre isso. Eu vejo colegas meus que nos últimos 12 meses tiveram um aumento de 50% na renda e a cada aumento eu ouvia "opa, agora posso fazer mais uma prestação...", "opa, agora da pra sair do carro de R$40.000 pra um de R$50.000.

Isso na minha opinião, é um pensamento irracional que parece atender mais o que a pessoa parece ante as outras pessoas do que aos desejos dela mesma. Pra alguém assim é irrelevante ganhar R$2000 ou R$50000. Eu não preciso necessariamente exteriorizar quanto eu ganho.

Diego eu disse ao contrário. Eu vivo bem aquém do que eu poderia. Acho que não entendeu o conceito.

Eu não direcionei a você, mas a quem você diz que tem o triste fardo de ganhar 35mil, que foi o valor abstrato que você mesmo criou.

É sério, leia os links e veja se você não verá ali refletido um monte de coisa que você já disse.
« Última modificação: 09 de Abril de 2015, 10:18:39 por Diegojaf »
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re:ALERTA - 1% da população mundial detém 50% do PIB do planeta ( Qual a novidade?)
« Resposta #101 Online: 09 de Abril de 2015, 10:14:32 »
Se eu ganho 30mil, eu não preciso gastar como se ganhasse 30mil. Acho esse argumento bizarro...

Mas faz sentido. Quanto maior a altura maior a queda. E outra coisa, não tem como diminuir certos gastos. Se você tem um carro de 40 mil, é possível trocar por um de 20. Mas se você paga 1500 de aluguel, nem sempre é possível trocar por um apartamento de 750. Aqui em Curitiba é praticamente impossível encontrar apartamento por menos de 1000. Quando encontra é de 30 m2. Que dependendo do tamanho da família, é inviável.

Não faz nenhum sentido. É irracional eu viver sempre no limite do que eu ganho.

Mas eu me refiro ao caso que o Bahadur relatou. Óbvio que alguém que ganha 2000 por mês não vai ter uma margem de manobra pra esse limite, mas no caso de quem ganha, é irracional você comprometer cada centavo da sua renda à medida que ela cresce.

Tem um artigo do cracked exatamente sobre isso. Eu vejo colegas meus que nos últimos 12 meses tiveram um aumento de 50% na renda e a cada aumento eu ouvia "opa, agora posso fazer mais uma prestação...", "opa, agora da pra sair do carro de R$40.000 pra um de R$50.000.

Isso na minha opinião, é um pensamento irracional que parece atender mais o que a pessoa parece ante as outras pessoas do que aos desejos dela mesma. Pra alguém assim é irrelevante ganhar R$2000 ou R$50000. Eu não preciso necessariamente exteriorizar quanto eu ganho.

Diego eu disse ao contrário. Eu vivo bem aquém do que eu poderia. Acho que não entendeu o conceito.

Mas é o que pensamos Bahadur.

Eu vivo abaixo das possibilidades porque não tenho estabilidade funcional e não tenho 'fluxo de caixa' estável independente de fatores exógenos. Ou seja, sou obrigado a manter uma reserva financeira para emergências, ao mesmo tempo que tenho que dispender uma parte dos meus recebimentos para prover um fundo para aposentadoria e outra para montar uma carteira de pequenos imóveis para complementá-la.
Foto USGS

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #102 Online: 09 de Abril de 2015, 10:31:30 »

Já famílias de quem só ganha algo mais que esse aluguel são mais econômicas em espaço, pois o crescimento ficou comprometido com a desnutrição... vantagem que os ricos não têm. :rolleyes:

Maiores índices de mortalidade só melhoram ainda a situação, de repente nem se precisa mais de um quarto.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #103 Online: 09 de Abril de 2015, 10:34:18 »

Já famílias de quem só ganha algo mais que esse aluguel são mais econômicas em espaço, pois o crescimento ficou comprometido com a desnutrição... vantagem que os ricos não têm. :rolleyes:

Pessoas mais pobres construíram suas casas em outras épocas ou herdaram a casa dos pais. O que quero dizer é que fazer downgrade em certas coisas por passar a ganhar menos não é tão simples.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #104 Online: 09 de Abril de 2015, 10:36:47 »

Pessoas mais pobres construíram suas casas em outras épocas ou herdaram a casa dos pais. O que quero dizer é que fazer downgrade em certas coisas por passar a ganhar menos não é tão simples.

Qual é a saída pra esse problema?

Não é ganhar pouco.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #105 Online: 09 de Abril de 2015, 10:37:20 »
Essa de quanto maior a altura, maior a queda, não cola. Quem ganham bem sempre tem um colchão para aparar a queda, pobre cai de cara no asfalto. Um faz downgrade, o outro vai morar na rua e passa fome. Não tem como comparar essas coisas.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #106 Online: 09 de Abril de 2015, 10:38:06 »
É sempre mais viável do que o "downgrade" necessário quando se passa a ganhar mais perto de nada, ou exatamente nada... :/

Tem um nome mais "correto" usado para essa "corrida armamentista" de consumo conspícuo ou não-tão essencial?

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #107 Online: 09 de Abril de 2015, 10:43:30 »

Não, velho, não fala isso. Não entra nessa de "senso comum" que tá contaminando demais esse fórum. :(

De onde você tirou essa afirmação? Se foi de observação empírica, e eu tenho quase certeza de que foi, ou se foi porque você "vê muito isso por aí", isso não é reflexo da realidade.

E ninguém começa ganhando 35mil. Então o que ocorreu na verdade foi um upgrade em primeiro lugar. E isso foi completamente opcional e totalmente consciente. A pessoa se coloca numa posição mais sensível a mudanças no ambiente econômico de forma proposital e consciente.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #108 Online: 09 de Abril de 2015, 10:52:01 »
Sem falar que, em caso de problema, além das coisas se saírem melhores para quem ganha mais do que pra quem ganha menos, um camarada pobre tem sempre mais chances de passar por alguma merda do que alguém rico, dado que é mais exposto a condições insalubres, inseguras, emprego menos estável, é mais afetado por mudanças repentinas de custo como aumento de combustível e energia elétrica...

Normalmente falando: quanto mais se ganha, mais conforto, poder de escolha e menos suscetibilidade às merdas da vida (exceto por opção ou burrada).

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #109 Online: 09 de Abril de 2015, 10:53:01 »
"Em tempos de crise, os mais pobres que têm mais sorte, já que a queda é praticamente nula, e não lá do alto".

http://www.motherjones.com/kevin-drum/2014/08/chart-day-horrible-toll-recession-poor

But new census data shows that when it comes to net worth—which is basically total wealth—the biggest change has been at the bottom. Even after taking some lumps immediately after the recession, the well-off had recovered and even made some gains by 2011. But the poor have been devastated. Their median net worth has always been pretty close to zero, but by 2011 it had plummeted to $-6,029. On average, poor families were in the hole to the tune of $6,000, an astronomical and completely debilitating number to someone with barely poverty-level earnings.

...

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #110 Online: 09 de Abril de 2015, 10:54:53 »
Sem falar que, em caso de problema, além das coisas se saírem melhores para quem ganha mais do que pra quem ganha menos, um camarada pobre tem sempre mais chances de passar por alguma merda do que alguém rico, dado que é mais exposto a condições insalubres, inseguras, emprego menos estável, é mais afetado por mudanças repentinas de custo como aumento de combustível e energia elétrica...

Normalmente falando: quanto mais se ganha, mais conforto, poder de escolha e menos suscetibilidade às merdas da vida (exceto por opção ou burrada).

Complementando:

Os problemas de angústia, medo e ansiedade podem ser iguais praqueles sem patrimônio que comprometam toda a renda e não tenham garantia de que obterão renda ad infinitum. Independente se o cabôco ganha 3k ou 50k.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #112 Online: 09 de Abril de 2015, 10:57:00 »
Não, velho, não fala isso. Não entra nessa de "senso comum" que tá contaminando demais esse fórum. :(

Me baseio em exemplos de conhecidos e parentes. Não quero generalizar e nem estou concordando 100% com o Bahadur. Só queria demonstrar que dependendo da situação, o downgrade não é tão simples.

Essa de quanto maior a altura, maior a queda, não cola. Quem ganham bem sempre tem um colchão para aparar a queda, pobre cai de cara no asfalto. Um faz downgrade, o outro vai morar na rua e passa fome. Não tem como comparar essas coisas.

Alguns dos meus parentes um pouco mais abastados moram de aluguel. Caso não possam mais pagar, não terão a opção de aluguel mais barato.

Já os mais pobres possuem uma casinha simples mas que está paga. Se não puder pagar, continua lá, ué.

O que podemos argumentar é que os mais abastados não foram humildes o suficiente para morar num lugar barato ou ter comprado uma casinha barata, e agora são dependentes do aluguel. Os mais pobres moram em cidades onde o custo de vida é menor, já estão morando numa casa paga e o impacto numa crise seria menor neste caso.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #113 Online: 09 de Abril de 2015, 11:09:47 »
Já os mais pobres possuem uma casinha simples mas que está paga. Se não puder pagar, continua lá, ué.

Você está me dizendo que a maior parcela da população pobre possui casa própria. Sério?

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #114 Online: 09 de Abril de 2015, 11:14:16 »

Complementando:

Os problemas de angústia, medo e ansiedade podem ser iguais praqueles sem patrimônio que comprometam toda a renda e não tenham garantia de que obterão renda ad infinitum. Independente se o cabôco ganha 3k ou 50k.

Você chegou no ponto G da questão, a angustia. Para os mais ricos ele "sofrem" muito mais que os mais pobres porque tem que manter o padrão de vida, e cair de padrão é o pior dos mundos para eles. Nesse ponto eles são muito mais angustiados que os mais pobres, quanto mais pobre menos medo de ter seu status alterado. Claro, isso é superdimensionado pelos mais ricos, nada se compara ao medo de passar fome ou não ter um teto, cuja proximidade se dá proporcionalmente à renda da família.

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #115 Online: 09 de Abril de 2015, 11:19:49 »

Complementando:

Você chegou no ponto G da questão, a angustia. Para os mais ricos ele "sofrem" muito mais que os mais pobres porque tem que manter o padrão de vida, e cair de padrão é o pior dos mundos para eles. Nesse ponto eles são muito mais angustiados que os mais pobres, quanto mais pobre menos medo de ter seu status alterado. Claro, isso é superdimensionado pelos mais ricos, nada se compara ao medo de passar fome ou não ter um teto, cuja proximidade se dá proporcionalmente à renda da família.

E no caso que eu pintei independentemente da renda, a chance do estrago ser alto é verdadeiro. Sem patrimônio e sem renda, não importa se antes você ganhava 3 ou 50k.

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #116 Online: 09 de Abril de 2015, 11:20:41 »
Esse tipo de discussão frequentemente apresenta um problema fundamental.

Alguém conhece ou imagina um caso, ou alguns casos, que vão em direção contrária ao que se observa no escopo geral e coloca isso dentro do debate como se apresentasse ponto relevante para a definição do problema.

Nesse caso: é óbvio que nem todo rico (ou quem ganha mais) está livre de se dar mal, isso significa que quem ganha menos toma menos ferro do que quem ganha mais? Não.

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #117 Online: 09 de Abril de 2015, 11:24:05 »
E a tal "angústia", nem sempre é motivada pelo medo de perder o status social, Juca, existe um poço profundo em algumas mentes que nem todo o dinheiro e status do mundo poderiam preencher, uma insatisfação pessoal eterna, e esse é um dos motivos pelo qual as pessoas buscam deuses...

Independente de quanto dinheiro se tem, a vida pode ser bem miserável.
GNOSE

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #118 Online: 09 de Abril de 2015, 11:24:21 »

Você está me dizendo que a maior parcela da população pobre possui casa própria. Sério?

Estou? Nem eu sabia!

Achei que tinha ficado claro que estava me referindo a uma situação mais específica, e que não estava generalizando.

E largue essas pedras.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #119 Online: 09 de Abril de 2015, 11:26:08 »

Complementando:

E no caso que eu pintei independentemente da renda, a chance do estrago ser alto é verdadeiro. Sem patrimônio e sem renda, não importa se antes você ganhava 3 ou 50k.

Claro, quando se pode poupar, comprometer toda a renda é burrice.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #120 Online: 09 de Abril de 2015, 11:29:26 »

Estou? Nem eu sabia!

Achei que tinha ficado claro que estava me referindo a uma situação mais específica, e que não estava generalizando.

E largue essas pedras.

Velho, a forma como você está colocando isso está generalizando. Isso é óbvio.

Se isso é o suficiente pra te dar uma visão da realidade de que o downgrade do pobre é menos pior, você está colocando que pelo menos uma parcela significativa de pobres, no mínimo o suficiente pra ser um grupo estatisticamente de maior relevância de que os ricos, têm casa própria.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #121 Online: 09 de Abril de 2015, 11:32:40 »

Primeiro não queria bahadurizar a discussão. Peguei os 35K do topo da pirâmide da página anterior.

Vocês colocam tudo em valores monetários absolutos, como se não houvesse por parte do pai que paga boas escolas para o filho e promove bem estar (ainda que com parcimônia) um enorme sofrimento tendo que fazer seus filhos abandonarem sua vida atual (amigos de escola, de clube, de viagens etc..) e boa parte de seus amigos (onde irá sair, jantar com amigos e deixar 300 em um jantar) e de repente começar tudo de novo com seus filhos tendo um vislumbre de seu futuro completamente diferente do que é atualmente.

Veja, isso não é nhenhenhe. Isso é realmente pesado.

Uma pessoa que já tem seus filhos em uma escola pública e perde o emprego, seus filhos continuarão na mesma escola, para dar apenas um exemplo. A comunidade irá fazer parte de sua vida ainda, pelo que entendo.

Não gostaria de passar de nenhum modo que não vejo a diferença entre os bens que o cara de 35K pode comprar versus o de 3K, mas quero indicar que isso não significa necessariamente qualidade de vida e ainda reforçar que o tipo de jogo que jogam os dois não é fundamentalmente diferente, que é a preocupação em manter o que considera core acessível aos que se ama.

Quanto mais futilidades você coloca dentro desse core, mais frustração você está sujeito a ter.

Seu exemplo Diego, está fazendo uma bela casa, em um belo terreno, tem um belo carro.. batalha, toma seus tombos, tem um plano de vida, casou, vai querer ter filhos.. tem certamente detectado um nível de renda mínimo que precisa para manter o que considera importante para se manter o que conquistou e isso provavelmente o direcionará nas suas escolhas financeiras e como você encara a velhice.

Note que os 0,0001% a preocupação não é essa, lembrando que esses caras possuem patrimônio de US$ 50M, versus os de US$ 750K que os 1% possuem.

Claro que para alguém aceitar que o cara de 3K e o de 35 vivem o mesmo jogo tem que aceitar o tipo de classificação que estou propondo, que é.. os dois estão lutando e preocupados para manter o que considera essencial e perder isso poderia representar um grande sofrimento? Se sim, os dois estão fundamentalmente jogando o mesmo jogo.

Se vocês quiserem classificar o jogo como o cara de 35K pode comprar muito mais etc.. e tem que aproveitar enquanto tem e se perder isso é meio que irrelevante, pois ele vai ter que viver outro estilo de vida e isso simplesmente é fácil de aceitar.. então o que estou dizendo não faz sentido.

Como eu não me importo em comprar, meus vinhos são baratos (prefiro cerveja), meu carro é o da empresa, carro blindado usado para minha esposa, filhos que não me pedem para comprar nada por meses e já sabendo o que é uma roupa de marca, sabem que isso irá gerar gastos desnecessários.. acredito que o core que defini para mim é razoável.

Mas enfim, está tudo ligado de acordo com a maneira como vemos o problema.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #122 Online: 09 de Abril de 2015, 11:33:25 »

Complementando:

Acho que talvez seja até argumentavelmente o contrário.

Mencionei "consumo conspícuo" anteriormente, mas se não me engano isso é até proporcionalmente mais alto entre os mais pobres (mas já não tão colados a um nível crítico de sobrevivência).

http://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2014/02/03/rolezeiros-gastam-r-1000-em-mizuno-classe-a-rejeita-itens-popularizados.htm

(me baseio não apenas nessa notícia ou em percepção pessoal, se não me engano há pesquisa embasando isso)

E também tem todo um certo corpo de pesquisas sobre como a felicidade das pessoas é quase que constante em qualquer grau de riqueza, satisfeitas as necessidades básicas.

Meu palpite seria que os problemas emocionais dos mais ricos (mas ricos que ainda trabalham, não os de férias eternas do Agnóstico) estariam um pouco mais ligados a serem não raramente (palpite ainda) "trabalhólicos", o que não será exclusividade mas deve haver alguma correlação com áreas de atuação mais especializadas.

Não que algum "empobrecimento" relativo não vá significar nada, mas acho que até deve ser mais fácil "manter a imagem" enquanto se economiza, em comparação a quando a proporção da renda gasta em ítens de ostentação é muito maior.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #123 Online: 09 de Abril de 2015, 11:35:18 »

Esse "fardo" dele se refere exclusivamente ao medo de perder o ótimo nivel de vida. É algo que acompanha a classe média alta brasileira, especialmente a paulistana, o medo as vezes irracional de ficar mais pobre como a imensa maioria que os cerca. Ficar sem o iphone, a disney, o land rover, o colegio de elite, o apartamento no Guarujá, a casa em alphavile, etc.

Está bem enganado.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #124 Online: 09 de Abril de 2015, 11:36:27 »
Esse "fardo" dele se refere exclusivamente ao medo de perder o ótimo nivel de vida. É algo que acompanha a classe média alta brasileira, especialmente a paulistana, o medo as vezes irracional de ficar mais pobre como a imensa maioria que os cerca. Ficar sem o iphone, a disney, o land rover, o colegio de elite, o apartamento no Guarujá, a casa em alphavile, etc.

Em tese, a pessoa que ganha mais, tem mais poder de escolha, isso normalmente leva a maior tranquilidade incluindo possibilidade de "poupar" e passar mais tranquilamente por períodos de grandes emergências ou de vacas magras.

É justamente esse o meu ponto. O papo parece demais com isso daqui, parece não... É IGUAL!!!
http://www.cracked.com/blog/5-facts-about-being-poor-from-rich-person/
http://www.cracked.com/blog/6-things-rich-people-need-to-stop-saying/

E nesse caso, em especial o item #4:
http://www.cracked.com/blog/the-5-stupidest-habits-you-develop-growing-up-poor/

Cacete, eu vou traduzir esse último pra um monte de gente que eu conheço...

Eu entendo que esses são os 0,0001% e os pobres mais pobres do que os que ganham 2k

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!