Se eu ganho 30mil, eu não preciso gastar como se ganhasse 30mil. Acho esse argumento bizarro...
Esse "fardo" de ganhar bem do Bahadur é mais bizarro ainda.
Primeiro não queria bahadurizar a discussão. Peguei os 35K do topo da pirâmide da página anterior.
Vocês colocam tudo em valores monetários absolutos, como se não houvesse por parte do pai que paga boas escolas para o filho e promove bem estar (ainda que com parcimônia) um enorme sofrimento tendo que fazer seus filhos abandonarem sua vida atual (amigos de escola, de clube, de viagens etc..) e boa parte de seus amigos (onde irá sair, jantar com amigos e deixar 300 em um jantar) e de repente começar tudo de novo com seus filhos tendo um vislumbre de seu futuro completamente diferente do que é atualmente.
Veja, isso não é nhenhenhe. Isso é realmente pesado.
Uma pessoa que já tem seus filhos em uma escola pública e perde o emprego, seus filhos continuarão na mesma escola, para dar apenas um exemplo. A comunidade irá fazer parte de sua vida ainda, pelo que entendo.
Não gostaria de passar de nenhum modo que não vejo a diferença entre os bens que o cara de 35K pode comprar versus o de 3K, mas quero indicar que isso não significa necessariamente qualidade de vida e ainda reforçar que o tipo de jogo que jogam os dois não é fundamentalmente diferente, que é a preocupação em manter o que considera core acessível aos que se ama.
Quanto mais futilidades você coloca dentro desse core, mais frustração você está sujeito a ter.
Seu exemplo Diego, está fazendo uma bela casa, em um belo terreno, tem um belo carro.. batalha, toma seus tombos, tem um plano de vida, casou, vai querer ter filhos.. tem certamente detectado um nível de renda mínimo que precisa para manter o que considera importante para se manter o que conquistou e isso provavelmente o direcionará nas suas escolhas financeiras e como você encara a velhice.
Note que os 0,0001% a preocupação não é essa, lembrando que esses caras possuem patrimônio de US$ 50M, versus os de US$ 750K que os 1% possuem.
Claro que para alguém aceitar que o cara de 3K e o de 35 vivem o mesmo jogo tem que aceitar o tipo de classificação que estou propondo, que é.. os dois estão lutando e preocupados para manter o que considera essencial e perder isso poderia representar um grande sofrimento? Se sim, os dois estão fundamentalmente jogando o mesmo jogo.
Se vocês quiserem classificar o jogo como o cara de 35K pode comprar muito mais etc.. e tem que aproveitar enquanto tem e se perder isso é meio que irrelevante, pois ele vai ter que viver outro estilo de vida e isso simplesmente é fácil de aceitar.. então o que estou dizendo não faz sentido.
Como eu não me importo em comprar, meus vinhos são baratos (prefiro cerveja), meu carro é o da empresa, carro blindado usado para minha esposa, filhos que não me pedem para comprar nada por meses e já sabendo o que é uma roupa de marca, sabem que isso irá gerar gastos desnecessários.. acredito que o core que defini para mim é razoável.
Mas enfim, está tudo ligado de acordo com a maneira como vemos o problema.