Autor Tópico: ALERTA - 1% da população mundial detém 50% do PIB do planeta ( Qual a novidade?)  (Lida 11064 vezes)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
Re:ALERTA - 1% da população mundial detém 50% do PIB do planeta ( Qual a novidade?)
« Resposta #200 Online: 12 de Junho de 2015, 06:17:05 »
Desigualdade não é problema, problema é pobreza, falta de oportunidade educacionais e saúde para todos.

O texto de novo compara bananas e maçãs.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
Re:ALERTA - 1% da população mundial detém 50% do PIB do planeta ( Qual a novidade?)
« Resposta #201 Online: 12 de Junho de 2015, 13:05:06 »
Desigualdade não é problema, problema é pobreza, falta de oportunidade educacionais e saúde para todos.

Well.... Depende, alguns problemas são causados pela desigualdade, como a criminalidade. Existem vários estudos, de vários lugares do mundo que dizem que lugares com maior desigualdade tem mais problemas com crimes violentos.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #202 Online: 12 de Junho de 2015, 13:13:16 »
Tem alguns pesquisadores que apontam que uma série de problemas sociais não aparecem correlatos só com pobreza, mas com desigualdade.

Existem críticas, algumas colocando isso de desigualdade como "nova panacéia esquerdista", talvez por enxergar a correlação causal no sentido desigualdade → problemas sociais, e não vice-versa, o que acho que deve ser o caso em boa parte do tempo, ainda que desigualdade deva mesmo ter o efeito de cisão social, "nós versus eles", e isso não é algo exatamente favorável à prosperidade. Talvez agravando alguns dos problemas que sozinhos já ajudariam a produzir ou perpetuar disparidades.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #203 Online: 12 de Junho de 2015, 13:17:11 »
Mas Barata, onde há muita desigualdade consequentemente há muita pobreza.

Então, novamente, o problema está na desigualdade ou na pobreza?

Eu acho que a desigualdade, em uma sociedade de consumo como a nossa, até contribui sim para a criminalidade, no sentido que impele a todos um padrão de status ( materialmente qualificado ) e consumo que a maioria não tem como atingir.

Mas não acredito que esta seja a principal razão para a criminalidade. E a pobreza extrema, as condições de vida extremamente desfavoráveis que tornam a opção criminosa ( também uma vida penosa, muito arriscada e curta ) atraente.

A miserável Somália é muito violenta e todos são igualmente muito pobres.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #204 Online: 12 de Junho de 2015, 13:32:14 »

Eu acho que a desigualdade, em uma sociedade de consumo como a nossa, até contribui sim para a criminalidade, no sentido que impele a todos um padrão de status ( materialmente qualificado ) e consumo que a maioria não tem como atingir.

Mas não acredito que esta seja a principal razão para a criminalidade. E a pobreza extrema, as condições de vida extremamente desfavoráveis que tornam a opção criminosa ( também uma vida penosa, muito arriscada e curta ) atraente.

Leia os estudos, é demonstrado que lugares com mais desigualdade são mais violentos que os locais mais pobres. Se você pegar a lista dos locais mais violentos, no topo estando países como Colômbia, Brasil, Africa do Sul, não são necessariamente os mais pobres, são os mais desiguais. O continente americano tem um índice de violência maior que o do continente africano. Por exemplo, os EUA tem mais homicídios por habitante do que Malawi, Senegal, Cuba, São Tomé Principe, Mauritânia.... e a lista segue.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #205 Online: 12 de Junho de 2015, 13:46:01 »
Há um documentário onde o Capitão Rodrigo Pimental ( personificado no cinema na figura do Capitão Nascimento ) aparece pela primeira vez dando uma entrevista, quando ainda pertencia aos quadros do BOPE.

Nesse mesmo documentário um presidiário deu uma entrevista que eu não esqueci mais. Bem interessante.

O cara estava preso em uma delegacia, com mais uns 50 vagabundos, em um lugar onde não cabiam nem 10. Enlatados naquele cubículo no verão sem ar condicionado, para uns dormir 2/3 tinham que permanecer de pé, acordados. Pior que o inferno.

Ai o cara começou a contar: " Ah, eu já estive preso X anos em tal lugar MAS GRAÇAS A DEUS consegui fugir, depois fiquei Y anos não sei aonde, mas novamente DEUS ME AJUDOU e eu fugi, aí fiquei 1 ano na rua, assaltei um banco e com  A GRAÇA DE DEUS LOGREI FUGA... "

E eu pensando: " Com Deus botando esses caras na rua pra quem é que nós vamos rezar?"

Mas ele continou: " Mas Deus vai me ajudar e eu vou sair daqui também. Aí vou roubar, vou meter mesmo! Mas vou meter de que tem, vou roubar banco, estourar carro forte. Porque eu não vou viver como a minha vozinha que trabalhou a vida inteira e no fim não tinha nada, porque quando eu sair daqui só vou usar tênis reebok, roupa de marca e tal... "

Há uma reflexão para se fazer em cima disso. Uma não, duas.

Primeiro esse cara passou a maior parte da vida aglomerado em uma fornalha com outros 200 machos facínoras para eventualmente fugir, ficar 6 meses na rua usando tênis nike e camisa da nike, pra depois voltar a ficar mais 3 anos na fornalha esperando deus ajudar novamente.

Ora, claramente não compensa. Eu nunca usei tênis nike, mas será que é tão confortavel assim?

O que esse idiota está dizendo na verdade,  embora não tenha consciência disso, é que estes são símbolos de status que o resignificam como pessoa. Este homem, assim como muitos, aprendeu a acreditar que é um nada, que não existe, se não tem acesso a certos bens de consumo que representam ( na cabeça dele ) uma posição de valor na sociedade.

Claramente, a vozinha dele, que ganhou salário mínimo e se aposentou pelo INSS viveu melhor,  uma vida bem menos sacrificada que a dele.

Este é um problema típico de sociedades desiguais. Onde o que esta contribuindo para o ímpeto criminoso é a maneira como alguns na base da pirâmide social se sentem em relação aos que estão acima. Psicologicamente, invejam mais o que estes significam, do que estes possuem.

Mas por outro lado, se você presta atenção na vida infernal que esse homem leva no crime, levando a maior parte da sua vida preso em condições sub-humanas, fica também claro que alguém com uma qualidade de vida minimanente decente, não vai abrir mão de um algum conforto para mergulhar de cabeça nesse inferno. O cara só pode achar essa opção viável se a perspectiva de vida que ele tem tentando levar uma vida honesta não for muito melhor que a vida extremamente sacrificada que o crime oferece.

Aí se vê que é a pobreza, ou mais exatamente a horrível qualidade de vida dos menos favorecidos das regiões metropolitanas do Brasil, que torna a vida do crime atraente, uma opção a considerar.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #206 Online: 12 de Junho de 2015, 13:48:15 »

Leia os estudos, é demonstrado que lugares com mais desigualdade são mais violentos que os locais mais pobres. Se você pegar a lista dos locais mais violentos, no topo estando países como Colômbia, Brasil, Africa do Sul, não são necessariamente os mais pobres, são os mais desiguais. O continente americano tem um índice de violência maior que o do continente africano. Por exemplo, os EUA tem mais homicídios por habitante do que Malawi, Senegal, Cuba, São Tomé Principe, Mauritânia.... e a lista segue.

E de qualquer forma, em termos globais, o problema da desigualdade é por ora fisicamente insolúvel. A não ser que se socialize a pobreza, como se fez no marxismo. Porque a simples aritmética prova que socializar a riqueza é fisicamente impossível.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #207 Online: 12 de Junho de 2015, 14:06:35 »
E de qualquer forma, em termos globais, o problema da desigualdade é por ora fisicamente insolúvel. A não ser que se socialize a pobreza, como se fez no marxismo. Porque a simples aritmética prova que socializar a riqueza é fisicamente impossível.

Acho que essa é uma visão meio caricata/extremista da coisa, "não-laissez-faire = comunismo".

<a href="https://www.youtube.com/v/cZ7LzE3u7Bw" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/cZ7LzE3u7Bw</a>

Mas repetindo, há sempre o problema de causa/conseqüência. Não acho que necessariamente tentando consertar a "desigualdade"/disparidade esteja se cortando os males pela raiz, não todos.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #208 Online: 12 de Junho de 2015, 14:12:50 »

Acho que essa é uma visão meio caricata/extremista da coisa, "não-laissez-faire = comunismo".

Mas é você quem está fazendo esta leitura. Se você tiver saco para ler com atenção o que eu escrevi no meu último post da página anterior vai ver que eu não acredito no laissez-faire.

Mas também não acredito no comunismo. É fácil demonstrar que a distribuição de riquezas não tem como solucionar ( pelo menos neste século ) o problema da pobreza. Mesmo que esta distribuição fosse possível, que não levasse a estagnação econômica que produziria ainda mais penúria.

A solução, ou melhor, o paliativo que eu acho possivel, é outro.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #209 Online: 12 de Junho de 2015, 14:22:36 »

Mas é você quem está fazendo esta leitura. Se você tiver saco para ler com atenção o que eu escrevi no meu último post da página anterior vai ver que eu não acredito no laissez-faire.

Mas também não acredito no comunismo. É fácil demonstrar que a distribuição de riquezas não tem como solucionar ( pelo menos neste século ) o problema da pobreza. Mesmo que esta distribuição fosse possível, que não levasse a estagnação econômica que produziria ainda mais penúria.

Vários países saíram da pobreza e hoje tem um bom padrão com igualdade, a Coréia do Sul tinha níveis de pobreza e analfabetismo iguais aos do Brasil na década de 60, hoje tem um padrão social e econômico muito maior, uma educação altíssima e um nível de violência quase no nível japonês. O Japão saiu saiu de uma desigualdade absurda, foi dizimado na segunda guerra e hoje é um dos países mais igualitários do planeta, com a capital mais segura do planeta. Alguns países vão demorar mais tempo, outros menos, mas não é um problema insolúvel e não é algo que não deva ser perseguido.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #210 Online: 12 de Junho de 2015, 14:25:42 »
Alguém já disse que estatística é como o biquini, mostra tudo menos o principal.

Leitura de números sem interpretação perspicaz = desinformação.

Para testar a tese desigualdade x pobreza, ou melhor, desigualdade x condições de vida extremamente ruins para os pobres, seria necessário comparar também com os números de alguma sociedade profundamente desigual mas onde não há pobreza.

Será que as prisões estariam lotadas de pessoas com nível de vida considerado classe média em outros lugares, por praticarem crimes contra a minoria desigualmente bilionária do país?

Parece um cenário provável?

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #211 Online: 12 de Junho de 2015, 14:34:59 »

Vários países saíram da pobreza e hoje tem um bom padrão com igualdade, a Coréia do Sul tinha níveis de pobreza e analfabetismo iguais aos do Brasil na década de 60, hoje tem um padrão social e econômico muito maior, uma educação altíssima e um nível de violência quase no nível japonês. O Japão saiu saiu de uma desigualdade absurda, foi dizimado na segunda guerra e hoje é um dos países mais igualitários do planeta, com a capital mais segura do planeta. Alguns países vão demorar mais tempo, outros menos, mas não é um problema insolúvel e não é algo que não deva ser perseguido.

Infelizmente, meu caro Barata, em termos GLOBAIS a questão é muito, muito mais difícil.

Mais da metade da população do planeta não possui um total de bens superior a US$ 2.000.

Não existe, por exemplo, reservas de carvão e petróleo. para fornecer energia para toda essa gente nos níveis que os suecos consomem. ( E estes consomem muito menos energia per capita que os norte-americanos ). Não existe água, sequer existe água potável, para um consumo considerado minimamente digno pela OMS. E a situação no medio prazo tende a piorar e não melhorar.

É claro que algumas regiões, países podem se desenvolver mais que outros, alcançarem até uma desejável igualdade social relativa, mas não há como a África ter o mesmo padrão de vida dos japoneses. Nem sequer os chineses conseguirão. Muito menos os indianos.

Queiramos aceitar ou não, é fisicamente impossível com a atual tecnologia.

O que é necessário é repensar profundamente o sistema. E solução mesmo, solução na verdade, não há. Não com mais de 7 bilhões de pessoas vivendo neste planeta.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #212 Online: 12 de Junho de 2015, 14:35:06 »
Alguém já disse que estatística é como o biquini, mostra tudo menos o principal.

Leitura de números sem interpretação perspicaz = desinformação.

Para testar a tese desigualdade x pobreza, ou melhor, desigualdade x condições de vida extremamente ruins para os pobres, seria necessário comparar também com os números de alguma sociedade profundamente desigual mas onde não há pobreza.

Será que as prisões estariam lotadas de pessoas com nível de vida considerado classe média em outros lugares, por praticarem crimes contra a minoria desigualmente bilionária do país?

Parece um cenário provável?

Dude, dei link de dois estudos científicos, existem dezenas que fazem a ligação entre desigualdade e violência. Faça a lição de casa, leia os estudos e depois volte com algo mais que achismo pra refuta-los. Tudo o que você esta falando é considerado nos estudos.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #213 Online: 12 de Junho de 2015, 15:05:47 »

Well.... Depende, alguns problemas são causados pela desigualdade, como a criminalidade. Existem vários estudos, de vários lugares do mundo que dizem que lugares com maior desigualdade tem mais problemas com crimes violentos.

Me lembro de ter visto o contrário, citando inclusive india. Temos também a questão de em todo o norte e nordeste a desigualdade ter diminuído e a violência aumentado.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #214 Online: 12 de Junho de 2015, 15:06:57 »

Me lembro de ter visto o contrário, citando inclusive india. Temos também a questão de em todo o norte e nordeste a desigualdade ter diminuído e a violência aumentado.

Os estudos estão linkados na minha mensagem.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #215 Online: 12 de Junho de 2015, 15:24:12 »

Acho que nenhuma correlação em questões sociais vai ser tão regular. Por exemplo, mesmo emprego/desemprego e criminalidade. Há correlação de criminalidade e desemprego, mas um aumento de emprego posterior pode também ser mais oportunidade para criminosos previamente estabelecidos. Algo parecido com desigualdade pode ocorrer. No caso do nordeste ainda é de se questionar a "estrutura" da redução nas desigualdades. O quanto por exemplo, é diretamente referente ao recebimento de bolsa-família/etc, que é dirigida diretamente a mulheres/mães, já menos propensas a cometer crimes, ao mesmo tempo em que são também potenciais vítimas mais fáceis. Versus um perfil masculino/jovem solteiro, mais dentro do perfil desses crimes, que não é tão diretamente atingido por essas políticas. Mesmo os efeitos mais indiretos, como de "aquecimento da economia", podem não ser suficientes, melhorando um pouco o saldo do comércio, mas não o bastante para empregarem significativamente mais. "Se" já havia criminosos antes, talvez a coisa esteja só melhor para continuar roubando, e não tanto em termos de oportunidade de emprego.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #216 Online: 12 de Junho de 2015, 15:28:47 »

<a href="https://www.youtube.com/v/cZ7LzE3u7Bw" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/cZ7LzE3u7Bw</a>

Mas repetindo, há sempre o problema de causa/conseqüência. Não acho que necessariamente tentando consertar a "desigualdade"/disparidade esteja se cortando os males pela raiz, não todos.

Segundo ele, existe uma diferença muito grande em como esses índices de desigualdade são importantes para os países desenvolvidos e em desenvolvimento. Faz sentido, até por Maslow.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #217 Online: 12 de Junho de 2015, 15:31:02 »

Acho que nenhuma correlação em questões sociais vai ser tão regular. Por exemplo, mesmo emprego/desemprego e criminalidade. Há correlação de criminalidade e desemprego, mas um aumento de emprego posterior pode também ser mais oportunidade para criminosos previamente estabelecidos. Algo parecido com desigualdade pode ocorrer. No caso do nordeste ainda é de se questionar a "estrutura" da redução nas desigualdades. O quanto por exemplo, é diretamente referente ao recebimento de bolsa-família/etc, que é dirigida diretamente a mulheres/mães, já menos propensas a cometer crimes, ao mesmo tempo em que são também potenciais vítimas mais fáceis. Versus um perfil masculino/jovem solteiro, mais dentro do perfil desses crimes, que não é tão diretamente atingido por essas políticas. Mesmo os efeitos mais indiretos, como de "aquecimento da economia", podem não ser suficientes, melhorando um pouco o saldo do comércio, mas não o bastante para empregarem significativamente mais. "Se" já havia criminosos antes, talvez a coisa esteja só melhor para continuar roubando, e não tanto em termos de oportunidade de emprego.

Concordo 100%.  É um sistema super complexo.

Por exemplo, quanto à criminalidade. Apostaria muito que o fator mais relevante para a redução da criminalidade, em uma sociedade minimamente saudável, é a lei e a justiça sendo operadas de maneira eficiente e não com um índice de resolução próximo a 5%.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #218 Online: 12 de Junho de 2015, 15:41:40 »
Em outro TED talk um cara sugere que um dos principais obstáculos ao desenvolvimento dos países e regiões mais ferradas é a violência. Ele aponta como bizarro que se comemore coisas como, a construção de um poço ou uma escola mais próximos de uma vila, porque reduz a distância que mulheres e meninas tem que percorrer, reduzindo também a quantidade de estupros -- mas não se reduziu a quantidade de estupradores em circulação.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #219 Online: 15 de Outubro de 2018, 23:43:17 »
Resumo da ópera?Tio Ben mandou avisar: Com grandes poderes vem grandes responsabilidades(e grandes cobranças).
Até onde eu sei eu não sei.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!