Autor Tópico: Preparando-se para a falta de agua e energia  (Lida 11535 vezes)

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
Re:Preparando-se para a falta de agua e energia
« Resposta #150 Online: 24 de Junho de 2015, 08:57:08 »
Mas alguém que tem um risco à própria vida reiterado, concreto, não deveria ser suportado pelas "autoridades competentes"?

Ou acontece algo como, eu envio áudios de um vizinho me ameaçando de morte várias vezes, vou até a polícia e mostro isso, mas ao invés de requisitar que a polícia prenda o cara que me ameaça, eu solicito um porte de arma pra que eu mesmo me defenda?

Pode parecer que eu estou zoando, mas estou perguntando de verdade.

Acho que o porte de arma se aplicaria mais a situações onde não se sabe exatamente onde/quando vai precisar de uma arma, mas pelo cenário é provável que em algum momento seja necessário. Nisso entrariam as estatísticas do país, por exemplo. Well, eu posso também só estar tendo um momento difícil em entender que o que funciona através da lei é diferente do que o que eu entendo do mundo.

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #151 Online: 24 de Junho de 2015, 09:02:13 »
O que exatamente significa "aptidão psicológica"? Histórico de doenças tipo, sei lá, dependência química, depressão etc inviabilizariam?

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #152 Online: 24 de Junho de 2015, 09:07:49 »
O que exatamente significa "aptidão psicológica"? Histórico de doenças tipo, sei lá, dependência química, depressão etc inviabilizariam?

Teste psicotécnico e avaliação psicológica.

Mas alguém que tem um risco à própria vida reiterado, concreto, não deveria ser suportado pelas "autoridades competentes"?

Não dá pra colocar um policial na porta de cada pessoa ameaçada pelo vizinho. E ameaça "batendo boca", dificilmente atende os requisitos para enquadramento no tipo penal, e quando ocorre, é de menor potencial ofensivo.

A necessidade, o risco, podem ser comprovados com a pessoa demonstrada que um número desproporcional em relação à população geral é vítima de crimes, que nesse grupo, ele corre mais riscos por causa de "X" razões, que há informações concretas de que ele corre riscos, etc.

O Barata por exemplo, tem porte. No caso dele, muito provavelmente foi por razões semelhantes às que o Bahadur teria, mas não sei como foi a argumentação dele junto à PF.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #153 Online: 24 de Junho de 2015, 09:34:23 »

Sim, mas a avaliação psicológica inclui o histórico (impondo determinadas condições) ou se restringe apenas ao presente?

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #154 Online: 24 de Junho de 2015, 09:40:24 »

Sim, mas a avaliação psicológica inclui o histórico (impondo determinadas condições) ou se restringe apenas ao presente?

Velho, vão te dar um formulário perguntando:

Você já teve problemas psiquiátricos no passado? SIM ___  NÃO ___
Você já teve surtos incontroláveis de violência desmedida e irracional?  SIM ___  NÃO ___
As vozes em sua cabeça mandam que você cerque a sua casa com as cabeças decapitadas de todos os seus inimigos, fazendo nascer o terror em seus corações?  SIM ___  NÃO ___ OH DEUS!!! AS VOZES, AS VOZES... ___

Vai da sua honestidade preencher ou não.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #155 Online: 24 de Junho de 2015, 10:13:07 »

Velho, vão te dar um formulário perguntando:

Você já teve problemas psiquiátricos no passado? SIM ___  NÃO ___
Você já teve surtos incontroláveis de violência desmedida e irracional?  SIM ___  NÃO ___
As vozes em sua cabeça mandam que você cerque a sua casa com as cabeças decapitadas de todos os seus inimigos, fazendo nascer o terror em seus corações?  SIM ___  NÃO ___ OH DEUS!!! AS VOZES, AS VOZES... ___

Vai da sua honestidade preencher ou não.

Ah, bom!  :)

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #156 Online: 24 de Junho de 2015, 10:19:27 »

Não dá pra colocar um policial na porta de cada pessoa ameaçada pelo vizinho. E ameaça "batendo boca", dificilmente atende os requisitos para enquadramento no tipo penal, e quando ocorre, é de menor potencial ofensivo.

A necessidade, o risco, podem ser comprovados com a pessoa demonstrada que um número desproporcional em relação à população geral é vítima de crimes, que nesse grupo, ele corre mais riscos por causa de "X" razões, que há informações concretas de que ele corre riscos, etc.

Isso, suponhamos que um vizinho nazi me ameaça de morte diariamente, ja que a polícia não pode ir la montar campana pra ver se a ameaça vai se concretizar ou não... me dê minha arma.  :armado:

A indisponibilidade da polícia também deveria servir como argumento universal.

Na verdade, pra realidade brasileira, já está tudo justificado a priori o que deveria acontecer mesmo é demonstrar que alguns indivíduos não podem ter arma pq são a própria ameaça.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #157 Online: 24 de Junho de 2015, 10:24:23 »

Isso, suponhamos que um vizinho nazi me ameaça de morte diariamente, ja que a polícia não pode ir la montar campana pra ver se a ameaça vai se concretizar ou não... me dê minha arma.  :armado:

A indisponibilidade da polícia também deveria servir como argumento universal.

Na verdade, pra realidade brasileira, já está tudo justificado a priori o que deveria acontecer mesmo é demonstrar que alguns indivíduos não podem ter arma pq são a própria ameaça.

Vocês não estão captando a mensagem... ::)

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #158 Online: 24 de Junho de 2015, 10:33:51 »
Justificativas mais comuns para obter porte de arma são as menos aceitas, diz delegado
Comente

Andréia Martins
30/01/201113h00

Com 80% das 16 milhões de armas de fogo em circulação no Brasil nas mãos de civis, as justificativas da maioria dos cidadãos comuns para obter o registro ou porte de arma de fogo são as "menos aceitas", segundo a Polícia Federal. O que se vê é que a população acaba usando as armas para resolver questões pessoais, que nada tem a ver com segurança.

"As pessoas justificam que precisam de uma arma porque moram em uma região violenta, dizem que são ameaçadas, mas sem apresentar provas, que viajam à noite por estradas perigosas, entre outras. O que consideramos válido são os pedidos de pessoas que exercem um cargo de risco e sofrem ameaças comprovadas", diz o delegado federal Douglas Saldanha, chefe do Serviço Nacional de Armas.

http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2011/01/30/justificativas-mais-comuns-para-obter-porte-de-arma-sao-as-menos-aceitas-diz-delegado.htm

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #159 Online: 24 de Junho de 2015, 10:35:55 »
não é uma decisão estatística, a discussão se perde aí, com filosofias de ambos os lados e números enviesados principalmente do lado que quer a proibição.

A decisão é de cunho pessoal, o que fazer para você ter mais segurança e mais chance de sobrevivência.

Esquerdistas travam aqui. "Oh mas ele não vê que isso dará uma falsa sensação de segurança?" e vai piorar as coisas.

1) Não irá piorar, não há evidência para isso
2) O todo é feito por partes. Se as partes estão aptas para serem treinadas e saberem quando usar, o todo fica melhor.

Muita, muita gente diz "eu não posso ter armas"

Eu vou guardar sua opinião com carinho dentro de uma caixinha, junto com a dos esquerdistas, direitistas, libertários e ruivos, mas o que eu, Doubt, preciso para tirar minhas dúvidas, são números, mapas, gráficos, de preferência coloridinhos e bem mastigadinhos.

Essa é minha religião, ideologia, mania, obsessão ou chame como quiser, consultar as estatísticas. Entende? Quero dados, baseados não em opiniões, ideologias, traços de personalidade, mas nos fatos, medidos e pesados, que me digam em quanto aumenta ou diminui estatisticamente minha segurança ou chances de sobrevivência, portando uma arma no Brasil ou em países/culturas semsemelhantes.

A princípio, eu sou favorável, por exatamento o mesmo ponto que você, questão de cunho pessoal, mas diferente de você que já pesquisou o bastante, suponho, para estar seguro, ainda tenho dúvidas. Não fui capaz de achar fontes confiáveis.

Depende do que você quer achar como evidência. Não existe correlação entre países que permitem porte e violência por exemplo. Há muitas estatísticas, tem que ver o que você espera encontrar.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #160 Online: 24 de Junho de 2015, 10:38:56 »
Justificativas mais comuns para obter porte de arma são as menos aceitas, diz delegado
Comente

Andréia Martins
30/01/201113h00

Com 80% das 16 milhões de armas de fogo em circulação no Brasil nas mãos de civis, as justificativas da maioria dos cidadãos comuns para obter o registro ou porte de arma de fogo são as "menos aceitas", segundo a Polícia Federal. O que se vê é que a população acaba usando as armas para resolver questões pessoais, que nada tem a ver com segurança.

"As pessoas justificam que precisam de uma arma porque moram em uma região violenta, dizem que são ameaçadas, mas sem apresentar provas, que viajam à noite por estradas perigosas, entre outras. O que consideramos válido são os pedidos de pessoas que exercem um cargo de risco e sofrem ameaças comprovadas", diz o delegado federal Douglas Saldanha, chefe do Serviço Nacional de Armas.

http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2011/01/30/justificativas-mais-comuns-para-obter-porte-de-arma-sao-as-menos-aceitas-diz-delegado.htm

Apresentar o próprio atestado de óbito seria irrefutável
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #161 Online: 24 de Junho de 2015, 10:50:42 »
É fundamental notar no texto supra a parte grifada "mas sem apresentar provas".

Ora, uma gravação de alguem dizendo que vai me matar é uma evidência/prova. Um report da prefeitura, estado, polícia (sei lá quem) mostrando o nível de crimes da minha região é prova/evidência. Meus horários de trabalho e trajeto podem ser demonstrados.

Outra coisa, que não estou discutindo, é se vai ser aceito ou não. Boa parte do que eu disse aqui é filosofaria bôba e que parte apenas de bom senso e apuração lógica.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #162 Online: 24 de Junho de 2015, 10:57:22 »
A princípio, eu sou favorável, por exatamento o mesmo ponto que você, questão de cunho pessoal, mas diferente de você que já pesquisou o bastante, suponho, para estar seguro, ainda tenho dúvidas. Não fui capaz de achar fontes confiáveis.

É uma questão muito disputada, tanto que está constantemente no centro das discussões eleitorais americanas. É impossível achar um estudo que não tenha um estudo mostrando exatamente o oposto.

A eficácia é muito diferente de pessoa pra pessoa. Armas não dão superpoderes e não vão fazer nada por você se você não mudar. E quando eu digo "mudar", é mudar mesmo.

Você muda os lugares onde vai pensando se a arma vai ficar exposta ou se vai ser conveniente estar naquele ambiente armado, você não relaxa como outras pessoas, você está sempre com um estado de atenção diferente do normal, atento a quem e ao que está acontecendo ao seu redor, ao ponto de ficar meio "autista" com relação ao que os outros falam diretamente com você. Os carros ao seu redor passam a ser uma ameaça potencial, você sabe quantas pessoas têm neles, a placa deles, de onde são, o modelo, ano, etc.

Você sabe ler pelo retrovisor do mesmo jeito que lê qualquer coisa sem efeito de espelho, você passa a ter um respeito imenso pelo seu próprio espaço pessoal, não gosta que pessoas que você não conhece te toquem, ou se aproximem demais. Você tem que aumentar sua percepção periférica para perceber o que acontece ao seu redor e não ter a famosa "visão em túnel".

Não é neura, é consequência de se carregar uma arma sob a pressão de que sua vida está em risco. É esse estado mental que tem que embasar o seu pedido por um porte. Qualquer coisa abaixo disso eu consideraria um capricho. O seu comportamento vai mudar, porque se não mudar, alguém vai roubar sua arma e vai matar você e quem estiver com você com ela.

Se alguém quer uma arma porque acha que ela na cintura vai te dar coragem. Vai morrer sem arma e sem coragem.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #163 Online: 24 de Junho de 2015, 13:35:00 »
Perfeito Jaf.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #164 Online: 24 de Junho de 2015, 15:33:36 »

É uma questão muito disputada, tanto que está constantemente no centro das discussões eleitorais americanas. É impossível achar um estudo que não tenha um estudo mostrando exatamente o oposto.

A eficácia é muito diferente de pessoa pra pessoa. Armas não dão superpoderes e não vão fazer nada por você se você não mudar. E quando eu digo "mudar", é mudar mesmo.

Você muda os lugares onde vai pensando se a arma vai ficar exposta ou se vai ser conveniente estar naquele ambiente armado, você não relaxa como outras pessoas, você está sempre com um estado de atenção diferente do normal, atento a quem e ao que está acontecendo ao seu redor, ao ponto de ficar meio "autista" com relação ao que os outros falam diretamente com você. Os carros ao seu redor passam a ser uma ameaça potencial, você sabe quantas pessoas têm neles, a placa deles, de onde são, o modelo, ano, etc.

Você sabe ler pelo retrovisor do mesmo jeito que lê qualquer coisa sem efeito de espelho, você passa a ter um respeito imenso pelo seu próprio espaço pessoal, não gosta que pessoas que você não conhece te toquem, ou se aproximem demais. Você tem que aumentar sua percepção periférica para perceber o que acontece ao seu redor e não ter a famosa "visão em túnel".

Não é neura, é consequência de se carregar uma arma sob a pressão de que sua vida está em risco. É esse estado mental que tem que embasar o seu pedido por um porte. Qualquer coisa abaixo disso eu consideraria um capricho. O seu comportamento vai mudar, porque se não mudar, alguém vai roubar sua arma e vai matar você e quem estiver com você com ela.

Se alguém quer uma arma porque acha que ela na cintura vai te dar coragem. Vai morrer sem arma e sem coragem.

Pois é, estava aqui pensando se valia ou não a pena trazer argumentos nessa linha para o debate, mas ainda bem que você se adiantou, por sua experiência, algo que me faltaria. Sensatez, nem sei se essa é a melhor expressão, não é exatamente uma das características mais marcantes da nossa cultura, precisamos de leis para nos educar até sobre hábitos básicos de segurança pessoal, como usar o cinto, além da falta de intimidade com um quotidiano de posse e porte de armas, onde as pessoas nascem, crescem e vivem na presenças delas, faz parte da rotina o manuseio, manutenção, treinamento. Qualquer mudança abrupta é algo temerário. Não me tranquilizaria em nada sair nas ruas com a população armada da noite para o dia, assustada com a própria sombra. Em tese eu tendo a concordar mais do que a discordar com os libertários de forma geral, mas a última coisa que desejo é acordar em meio a uma revolução. Já tenho dificuldades de me adaptar à progressiva instabilidade desse país. Seria desnecessário debater se todos aqueles que não pudessem/devessem possuir/portar armas tivessem consciência.   

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #165 Online: 24 de Junho de 2015, 17:08:06 »
não é uma decisão estatística, a discussão se perde aí, com filosofias de ambos os lados e números enviesados principalmente do lado que quer a proibição.

A decisão é de cunho pessoal, o que fazer para você ter mais segurança e mais chance de sobrevivência.

Esquerdistas travam aqui. "Oh mas ele não vê que isso dará uma falsa sensação de segurança?" e vai piorar as coisas.

1) Não irá piorar, não há evidência para isso
2) O todo é feito por partes. Se as partes estão aptas para serem treinadas e saberem quando usar, o todo fica melhor.

Muita, muita gente diz "eu não posso ter armas"

Eu vou guardar sua opinião com carinho dentro de uma caixinha, junto com a dos esquerdistas, direitistas, libertários e ruivos, mas o que eu, Doubt, preciso para tirar minhas dúvidas, são números, mapas, gráficos, de preferência coloridinhos e bem mastigadinhos.

Essa é minha religião, ideologia, mania, obsessão ou chame como quiser, consultar as estatísticas. Entende? Quero dados, baseados não em opiniões, ideologias, traços de personalidade, mas nos fatos, medidos e pesados, que me digam em quanto aumenta ou diminui estatisticamente minha segurança ou chances de sobrevivência, portando uma arma no Brasil ou em países/culturas semsemelhantes.

Depende do que você quer achar como evidência. Não existe correlação entre países que permitem porte e violência por exemplo. Há muitas estatísticas, tem que ver o que você espera encontrar.

Se cada um vai encontrar o que deseja encontrar, esse é justamente o problema. O que eu quero são propostas pensadas para nossa realidade, com cor, cheiro e sabor de jabuticaba, levando em conta nossa cultura e peculiaridades, não apenas importadas no seu formato original ou extraídas de tratados filosóficos.

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #166 Online: 24 de Junho de 2015, 17:14:32 »
Apenas precaução, Bahadur. Não há nada que seja ruim o suficiente que não possa piorar.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #167 Online: 24 de Junho de 2015, 20:41:53 »
Doubt, quantas mortes mais devem acontecer no Brasil para você ter realizada sua profecia de convulsão social? Já estamos nela. Os índices de violência são de um país em guerra civil.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #168 Online: 25 de Junho de 2015, 08:20:39 »
Doubt, quantas mortes mais devem acontecer no Brasil para você ter realizada sua profecia de convulsão social? Já estamos nela. Os índices de violência são de um país em guerra civil.

Cara, não tem profecia nenhuma. É simples. Quais são as chances de um brasileiro médio tomar um tiro hoje e em quanto serão aumentadas ou diminuídas as chances disso ocorrer com a liberação do porte? Temos meios de fazer uma previsão estatística para obter uma resposta que independa do que desejamos encontrar? Baseado em quê, você está seguro que a experiência de outros países poderá ser reproduzida com sucesso no Brasil? A cultura e características locais podem influenciar nos resultados ou não existe qualquer correlação? Não consigo pensar num lugar melhor para debater essas dúvidas do que aqui.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #169 Online: 25 de Junho de 2015, 08:27:15 »
A falta de água e energia agora virou falta de arma  (porte) .      :hihi:

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #170 Online: 25 de Junho de 2015, 09:31:22 »
Vocês ficaram todos aí falando da falta de água em São Paulo, que viraria um caos (igual o tal do "aguecimento global"), e até agora São Paulo está firme e forte, graças à gestão primorosa de Alckmin.

E agora petezada?
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #171 Online: 25 de Junho de 2015, 21:31:25 »

Cara, não tem profecia nenhuma. É simples. Quais são as chances de um brasileiro médio tomar um tiro hoje e em quanto serão aumentadas ou diminuídas as chances disso ocorrer com a liberação do porte? Temos meios de fazer uma previsão estatística para obter uma resposta que independa do que desejamos encontrar? Baseado em quê, você está seguro que a experiência de outros países poderá ser reproduzida com sucesso no Brasil? A cultura e características locais podem influenciar nos resultados ou não existe qualquer correlação? Não consigo pensar num lugar melhor para debater essas dúvidas do que aqui.

Não acho que seja questão de estatística, acho que seja uma questão de direitos e deveres. Essas perguntas não podem ser respondidas, avaliar a intromissão do estado de maneira inadvertida, não só nesse quesito, é bem mais simples.

O estado tem que ficar menor, incluindo-se aí a questão de aumentar a liberdade individual.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #172 Online: 25 de Junho de 2015, 21:33:18 »
Quanto as chances de sofrer um ato violento, existe uma maneira muito fácil, pelo padrão ANSI, de determinar o risco que você corre.

Você conhece quantas pessoas que foram assaltadas? Conhece quantas pessoas que foram vítimas de sequestro relâmpago?

Se a resposta para isso é Sim, ou vários, teu risco é grande.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #173 Online: 01 de Julho de 2015, 02:03:05 »
Diego, conhece a taurus 838? Só encontro empresa que a tem em estoque na versão de 4 polegadas. Tem alguma diferença para a de 6 polegadas em qualquer cenário que não seja campeonato de tiro?

Li em um fórum que a 838 não seria de 4" de verdade porque parte do cano dela ela para a exaustão de gases mas não vi ninguém repetindo isso.

A de 6" é mais bonita, mas só encontro de 4".

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #174 Online: 01 de Julho de 2015, 22:54:46 »

Não acho que seja questão de estatística, acho que seja uma questão de direitos e deveres. Essas perguntas não podem ser respondidas, avaliar a intromissão do estado de maneira inadvertida, não só nesse quesito, é bem mais simples.

O estado tem que ficar menor, incluindo-se aí a questão de aumentar a liberdade individual.
Eu já sei que você tem uma opinião formada, qual é e não pretendo entrar no mérito. Entendo seu ponto. Nem tão pouco desejo aqui entrar num debate sobre ideais. Minhas questões são de ordem prática. Se não podem ser respondidas, paciência.

Quanto as chances de sofrer um ato violento, existe uma maneira muito fácil, pelo padrão ANSI, de determinar o risco que você corre.

Você conhece quantas pessoas que foram assaltadas? Conhece quantas pessoas que foram vítimas de sequestro relâmpago?

Se a resposta para isso é Sim, ou vários, teu risco é grande.

Nem é preciso ANSI. Esse é o padrão "natural" de percepção de riscos. Motivo pelo qual muita gente que não deve andar armada, pelos motivos já explicados pelo Diego, talvez não tenha consciência disso. E pela minha experiência não é pouca gente. É o que me preocupa. Ou melhor, no momento suponho que seria só uma preocupação a mais.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!