Autor Tópico: Preparando-se para a falta de agua e energia  (Lida 11531 vezes)

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
Re:Preparando-se para a falta de agua e energia
« Resposta #50 Online: 10 de Fevereiro de 2015, 23:44:10 »
O que está errado?

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #51 Online: 10 de Fevereiro de 2015, 23:44:46 »
Fiquei sensibilizado e comecei um projeto pra casa do interior, aqui em Minas Gerais. Já que levar a frente esse tipo de coisa em Belo Horizonte, só rindo.

Começar com o sistema de coleta e filtragem de água e depois o de geração de energia, no meu caso a casa é alta e fica num lugar bem alto que venta bastante, deve ser interessante a opção eólica + baterias.

Madiba (osso esse negócio de Bahadur, kkkkk), que tipo de bombona de 1000L você ta pensando em pegar? Tem estimativa de custo?

Demoraram para trocar o Agnóstico também :hihi:

Vamos lá. A ordem correta é (até agora)
1- Um pequeno repositório para o primeiro enxágue (peanuts)
2- Um filtro para tirar pequenas partículas ~450,00
3- Um stage para clorar a agua, digamos 500 litros ˜200,00
4- Um filtro para fazer a agua potável com carvão ativado com cristais de várias granularidades com vazão de 1000 litros por hora ˜750 (http://www.megafiltro.com.br/produtos/filtros-centrais-inox/). Esse filtro joga agua na cisterna ou caixas.
5- Você pode ter que usar uma ou duas bombas. Se você tiver pressão suficiente do local onde coleta agua até a bomba anterior, você faz por gravidade e não tem que ter bomba. Pelo que entendi, ainda estou sem o projeto final, cerca de 6M de altura é mais que suficiente (te confirmo provavelmente sexta)

E a outra bomba é para levar a agua até sua caixa principal, o que dependerá da altura. Mas não passará de R$ 300,00

“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #52 Online: 10 de Fevereiro de 2015, 23:52:49 »
A ordem. O correto é enxague, filtro de partículas, clorar, e filtrar com carvão ativado e cristais. Aí sai a agua potável.

Não poderei fazer aquela primeira caixa tão grande. Vou ter que fazer um pequeno repositório para agua de enxague (com um pequeno furo que a esvaziará em torno de algumas horas), levar a agua para o primeiro filtro de partículas depois colocar em um stage clorado, que cairá por gravidade para o filtro de carvão e aí sim vai para as caixas reservas.

Tem alguns eletrônicos que te permitem fechar a agua da rua até alcançar uma reserva mínima parametrizada (ex 5 mil litros). Acima disso na reserva, fecha agua da rua e alimenta a caixa com agua da chuva. Abaixo disso, alimenta a caixa principal com agua da rua e opicionalmente coloca agua da rua nas caixas de reserva.

Isso tudo pode ser automatizado mas ainda não sei quanto custa. O cara que me atende está com tanto projeto que só consigo informações por telefone e uma visita para essa sexta, a confirmar.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #53 Online: 11 de Fevereiro de 2015, 00:06:30 »
Ô camarada, e as bombonas pro armazenamento anterior ao da caixa final?  Vai continuar usando as 9 de 1000L?

Eu até então tô pensando em coletar a água dos telhados ~350m2, utilizar um esquema de descarte da "primeira água" com uma válvula simples, passar a água por um filtro simples de areia e jogá-la em um tanque (até então que eu mesmo vou fazer para uns 5000L, ou usar aquelas bombonas de 1000L com arame, dependendo do que for a melhor solução em custo e manutenção). Para jogar essa água na caixa certamente vou precisar de uma nova bomba, se eu for usar apenas para serviços de jardim e manutenção da casa a gravidade sozinha da conta do recado.

Imagino o tanto de projeto mesmo que essa turma deve estar pegando.

Vou tentar fazer esse esquema o mais artesanalmente possível, no youtube mesmo tem uma porrada de projeto legal. O Interessante, mas de pouca utilidade, é que minha casa no interior fica bastante próxima ao principal reservatório de BH, que é o de Rio Manso.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #54 Online: 11 de Fevereiro de 2015, 00:20:55 »
Ô camarada, e as bombonas pro armazenamento anterior ao da caixa final?  Vai continuar usando as 9 de 1000L?

Sim, 10 caixas de 1000. O que tem de novo é que preciso ter uma caixa para clorar a agua antes de ir para o filtro de carvão. Essa caixa é bom que estejs alta para poder evitara bomba que te citei.

Então o primeiro filtro vai ficar lá bem em cima após o repositório de enxague encher vai cair para a caixa de cloro, descer com força total e passar para o filtro de carvão que irá ir para as 10 caixas de 1000 litros.

Eu até então tô pensando em coletar a água dos telhados ~350m2, utilizar um esquema de descarte da "primeira água" com uma válvula simples,

100% dos projetos que vi tem um pequeno repositório para agua de enxágue. Não use direto o filtro, deixe enxer esse repositório pequeno e depois desça pelo por um esquema de filtragem com valvula simples. O primeiro enxágue é realmente ruim para o sistema.

passar a água por um filtro simples de areia e jogá-la em um tanque (até então que eu mesmo vou fazer para uns 5000L, ou usar aquelas bombonas de 1000L com arame, dependendo do que for a melhor solução em custo e manutenção).

Está dizendo que a bomba vamos dizer (1) irá jogar agua no tanque de areia com pressão, é isso?

Para jogar essa água na caixa certamente vou precisar de uma nova bomba, se eu for usar apenas para serviços de jardim e manutenção da casa a gravidade sozinha da conta do recado.

Isso, se for só reuso e não potável, uma bomba provavelmente dá. Como tenho na prática quatro andáres de altura, posso usar a gravidade e não ter a primeira bomba.

Imagino o tanto de projeto mesmo que essa turma deve estar pegando.

E vai só aumentar. Faça o mais rápido possível. Aqueles reservatórios de plásticos, grandes baldes, estão chegando aos 100 reais.

Vou tentar fazer esse esquema o mais artesanalmente possível, no youtube mesmo tem uma porrada de projeto legal. O Interessante, mas de pouca utilidade, é que minha casa no interior fica bastante próxima ao principal reservatório de BH, que é o de Rio Manso.

Faça artesanal mas deixe alguns pontos para a expansão do modelo de modo que você não precise quebrar tudo se a coisa ficar mais feia.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #55 Online: 11 de Fevereiro de 2015, 00:23:10 »
As 10 caixas ficam a 12 metros abaixo do nível do telhado, talvez esse seja um ponto que não ficou claro no desenho.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #56 Online: 11 de Fevereiro de 2015, 00:24:12 »
O preço de construir uma cisterna sai mais barato do que comprar caixas d'agua ou uma cisterna? Uma cisterna de 10K litros de fibra sai em torno de 5K.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #57 Online: 11 de Fevereiro de 2015, 00:24:56 »
Eu não manjo muito, mas pelo que me lembro, na conta de água vem junto a conta de esgoto que é calculado a partir da água que entra na casa. Como a água de vocês não vai entrar pelo medidor, como seria calculado o valor a ser pago de esgoto?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #58 Online: 11 de Fevereiro de 2015, 00:26:01 »
Um grande e lindo zero.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #59 Online: 11 de Fevereiro de 2015, 00:30:43 »
Eu me lembro de hotéis levando multa por usarem sistema de caminhão pipa e não pagarem a conta de esgoto.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #60 Online: 11 de Fevereiro de 2015, 00:35:00 »
Antes de eu sair aqui, só adianto que essa casa que está sendo preparada só me vê nos finais de semana (se acabar a água em BH, fico no meu apê no meio do caos urbano sem água tb*), tenho alguma preocupação em relação a manter grandes quantidades de águas lá por muito tempo. Será que tem problema? Daí maior ainda a importância do cloro, né?

Segundo, o meu terreno também da uma diferença de 4 andares do quarto superior até a parte mais baixa da casa, só que eu to planejando deixar o tanque principal ou as bombonas no meio do caminho ao invés de na parte mais inferior. Pelo que eu tenho olhado me parece que tem jeito de eu construir um tanque "não enterrado" duns 5000L mais barato que compras as bombonas de 1000L que andei vendo.

*a depender da gravidade do que está por vir, posso até ficar morando lá temporariamente ja que onde trabalho não fica tããão longe. ~60km dessa casa do interior.

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #61 Online: 11 de Fevereiro de 2015, 00:41:06 »
Eu me lembro de hotéis levando multa por usarem sistema de caminhão pipa e não pagarem a conta de esgoto.

Ok, o próximo passo então é fazer uma fossa. Se não for o suficiente, começar a c4gar num balde e jogar o conteúdo do outro lado da rua :P

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #62 Online: 11 de Fevereiro de 2015, 00:42:23 »
com toda essa altura, você deveria precisar só da bomba para subir a agua para a caixa principal.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #63 Online: 11 de Fevereiro de 2015, 00:43:00 »

Consuma um pouco de agua da rua para pagar qualquer merda, não vão reclamar.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #64 Online: 11 de Fevereiro de 2015, 07:13:20 »
O preço de construir uma cisterna sai mais barato do que comprar caixas d'agua ou uma cisterna? Uma cisterna de 10K litros de fibra sai em torno de 5K.

Aqui em MG uma cisterna de 15mil litros e uma caixa dágua de 10mil saem a 5mil. Procure em fábricas de piscina. Os preços são muito abaixo do mercado.

Brumadinho?
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #65 Online: 11 de Fevereiro de 2015, 08:23:53 »

Brumadinho?

Bonfim. :)

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #66 Online: 11 de Fevereiro de 2015, 09:41:27 »

Brumadinho?

Bonfim. :)

Carnaval a cavalo... Eu já trabalhei 2 vezes por lá.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #67 Online: 11 de Fevereiro de 2015, 10:03:07 »
Exacto, inclusive esse carnaval eu vou passar la, no meio daquela pataquada.  :lol:

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #68 Online: 11 de Fevereiro de 2015, 14:25:27 »
Devo trabalhar por lá esse ano. Vários carnavais foram cancelados. Sobraram poucos pra dar trabalho pra gente.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #69 Online: 11 de Fevereiro de 2015, 14:40:14 »
Devo trabalhar por lá esse ano. Vários carnavais foram cancelados. Sobraram poucos pra dar trabalho pra gente.

Carnavais cancelados? Então essa crise teve algum efeito positivo? :P
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #70 Online: 11 de Fevereiro de 2015, 15:05:53 »

Legal, se puder me avise local/horário.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #71 Online: 11 de Fevereiro de 2015, 15:42:10 »

Carnavais cancelados? Então essa crise teve algum efeito positivo? :P

Carnaval só é bacana quando se é solteiro, ao menos para mim. Ignorava a música e ficava atrás da mulherada.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #72 Online: 11 de Fevereiro de 2015, 22:09:42 »
Outra dimensão agora do estar preparado.

Fiz hoje depois de muito tempo tagarelando o meu exame psicológico para posse de arma. E passei!! Incrível.

Claro, tudo super científico, incluindo a parte que era super desclassificatória (a dona ficou doida aqui) e consistia em desenhar risquinhos paralelos em um papel.

Teste de memória (acertei 19 de 20), um monte de perguntas sem sentido. Fiz questão de colocar religião católica para não dar merda..

Agora o próximo passo é a documentação na PF e o exame de tiro.

Aí.. Glock ou Revólver

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #73 Online: 12 de Fevereiro de 2015, 10:41:47 »
Revolver.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #74 Online: 12 de Fevereiro de 2015, 10:57:36 »
Revolver.

Por que?  Pistola não seria melhor?
"Deus prefere os ateus"

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!