Ô camarada, e as bombonas pro armazenamento anterior ao da caixa final? Vai continuar usando as 9 de 1000L?
Sim, 10 caixas de 1000. O que tem de novo é que preciso ter uma caixa para clorar a agua antes de ir para o filtro de carvão. Essa caixa é bom que estejs alta para poder evitara bomba que te citei.
Então o primeiro filtro vai ficar lá bem em cima após o repositório de enxague encher vai cair para a caixa de cloro, descer com força total e passar para o filtro de carvão que irá ir para as 10 caixas de 1000 litros.
Eu até então tô pensando em coletar a água dos telhados ~350m2, utilizar um esquema de descarte da "primeira água" com uma válvula simples,
100% dos projetos que vi tem um pequeno repositório para agua de enxágue. Não use direto o filtro, deixe enxer esse repositório pequeno e depois desça pelo por um esquema de filtragem com valvula simples. O primeiro enxágue é realmente ruim para o sistema.
passar a água por um filtro simples de areia e jogá-la em um tanque (até então que eu mesmo vou fazer para uns 5000L, ou usar aquelas bombonas de 1000L com arame, dependendo do que for a melhor solução em custo e manutenção).
Está dizendo que a bomba vamos dizer (1) irá jogar agua no tanque de areia com pressão, é isso?
Para jogar essa água na caixa certamente vou precisar de uma nova bomba, se eu for usar apenas para serviços de jardim e manutenção da casa a gravidade sozinha da conta do recado.
Isso, se for só reuso e não potável, uma bomba provavelmente dá. Como tenho na prática quatro andáres de altura, posso usar a gravidade e não ter a primeira bomba.
Imagino o tanto de projeto mesmo que essa turma deve estar pegando.
E vai só aumentar. Faça o mais rápido possível. Aqueles reservatórios de plásticos, grandes baldes, estão chegando aos 100 reais.
Vou tentar fazer esse esquema o mais artesanalmente possível, no youtube mesmo tem uma porrada de projeto legal. O Interessante, mas de pouca utilidade, é que minha casa no interior fica bastante próxima ao principal reservatório de BH, que é o de Rio Manso.
Faça artesanal mas deixe alguns pontos para a expansão do modelo de modo que você não precise quebrar tudo se a coisa ficar mais feia.