Amigos, irmãos, compadres, camaradas..
Que ponto do "f.. estamos ficando sem agua" vocês não entenderam ainda?
Eu tenho poço na casa onde moro e na minha nova é poço artesiano também, então, whatever...
É essa aí é imbatível. Tem que ter a outorga, é difícil? E para cavar é muito caro?
Depende. Poço artesanal, de poucos metros, é tranquilo. Você fura até a água minar (+- 20 aqui. 20m de profundidade por 40cm de diâmetro) e o poço produz uma determinada quantidade de água que vai minando e é puxado com uma bomba. Agora, o poço artesiano propriamente dito, chega até o lençol freático e é como furar um poço de petróleo. A água sai numa pressão absurda. Os que vi pelo menos, eram assim.
Hoje é mais chato, mas longe de impossível. Antigamente você contratava a empresa e furava. Pronto.
Hoje você precisa de uma autorização que vai verificar a viabilidade e o impacto. Outra coisa também é que não pode haver outro em uma determinada distância. Depois, a companhia de água vai instalar um relógio e você tem que distribuir pros seus vizinhos, já que quem fura primeiro impede outros de furarem.
Mas isso em área rural. Não conheço poços artesianos em áreas residenciais. Nem sei da viabilidade, já que o lençol freático muito provavelmente deve estar contaminado.