E??? Nessa linha de raciocínio eu também posso apontar "distinções". Por exemplo, a religião* acata um "Deus", coisa que não necessariamente o racismo faz, uma religião* constrói templos, coisa que o racismo não faz, a religião* tem uma liturgia, coisa que o racismo não tem...
*Judaísmo
Não estou querendo listar o que uma coisa tem e outra não tem, e sim o que elas são e os aspectos que as diferenciam, ou não. Eu concordo que a religião é nociva, e pode ter aspectos de intolerância como o racismo, só não concordo que sejam a mesma coisa. A religião pode usar o racismo como instrumento e vice-versa, mas ainda são coisas distintas e acho que não devem ser comparadas.
O racismo indiscrimina o outro pelas condições físicas, a religião pela ideológica. Ideologia pode ser mudada, derrubada, confrontada e ou aderida, o racismo como
sofisma não permite nada disso porque os aspectos físicos que nos tornam quem somos são imutáveis, um negro sempre será um negro, um indiano nunca será um caucasiano, já um Judeu pode ser um católico ou um ateu em algum dia da sua vida, basta mudar de ideia.
Desde quando no racismo não há diálogo? Eu até me arrisco a dizer que no racismo pode haver até mais diálogo que na religião, uma vez que no racismo, em última instância as convicções são(seriam) assentadas sobre suposições minimamente científicas, enquanto que em algumas religiões o que há são dogmas, e suas impossíveis contestações.
Frequentemente podemos ver chefes ou sacerdotes de religiões diferentes dialogando e em 99,9% das vezes todas as religiões vivem pacificamente, mesmo que suas doutrinas sejam excludentes entre si. Não consigo imaginar uma organização nazista aceitando, tolerando, convivendo ou dialogando com um movimento negro, provavelmente se fizessem isso não seriam mais nazistas.