Isso na sua cabecinha né?
Não. Nem na maior e nem na menor.
quando empresas privadas recorrem ao BNDES ( o principal recurso) isso não aumenta a dívida da União, ma se é a BR, sai de baixo.
Espantalho. A empresa em questão é a Petrobrás.
E ainda assim, um 'espantalho' inútil. Eu sou, possivelmente, o maior crítico neste fórum das 'políticas públicas' do BNDES (assim como do Banco do Brasil e da CEF), que usam o dinheiro dos impostos da população ou o dinheiro da emissão de títulos da dívida pública para beneficiar meia dúzia de empresas (que não por acaso, são quase todas 'amigas do rei' e muitas estão envolvidas nos diversos esquemas de corrupção petista) ou para financiar governos ditatoriais em esquemas obscuros.
Se a Petrobrás aumenta seu valor em 700% em alguns anos, isso é apesar do governo e se ela perde metade desse valor é por causa do governo, capitou a mensagem?
Sim, eu 'capitei' a mensagem. Há muito tempo que o faço e mesmo assim você não entendeu ainda.
Você insiste em não reconhecer que a Petrobrás e o Brasil em geral foram extremamente beneficiados no período de 2003 a meado de 2009 por causa da incrível taxa de crescimento da China, da Índia e do resto do mundo, com exceção do Japão. E agora vem com o discurso governista que a situação da empresa está ruim por causa de 'condições externas'. Sim, a situação mundial piorou bastante entre o segundo meado de 2009 e 2014, quando comparada ao período entre 2003 e primeiro meado de 2009.
Mas a situação da empresa é extremamente grave por má-gestão, má-planejamento e corrupção desenfreada, como jamais se viu neste país. Contratação de serviços caríssimos no país para contentar sindicatos e governos estrangeiros (plataformas, navios e refinarias); explotação de óleo e gás com custo caríssimo (pré-sal) para satisfazer arroubos e devaneios nacionalistas, sem considerar cenários macro-econômicos de médio e longo prazo; endividamento muito acima de sua capacidade de pagamento e manipulação de dados contábeis são alguns dos muitos pontos negativos que eu lembro, sem me esforçar muito.
Não vale falar por exemplo o quanto aumentou a extração ou quanto do investimento ela é responsável, e o quanto ela já deu de lucro.
PQP!!!
Depois de todo dinheiro enfiado nesta m... de empresa o que mais poderíamos esperar? Que ela não tivesse um desempenho no mínimo satisfatório?
Ela tem o direito exclusivo sobre as principais áreas de explotação e sobre as principais áreas mais promissoras. De todo o investimento recebido, a maior parte vem de empréstimos subsidiados pela população. Ela tem o monopólio do refino e do transporte. Só não tem o da distribuição mas, ainda assim, nós subsidiamos o aumento gigantesco da sua rede de distribuição, que vende uma gasolina cara e ruim.
Como já é praxe aqui, o que vale é que o PT ( leia-se esquerda) é o maior mal de todos os tempos e nós temos que tirar ele não importa se acerta ou erra, foda-se.
O seu partido é o principal responsável de toda 'a lama de corrupção' em nível federal que foi descoberta na última década. Em seguida vem o PMDB. São fatos, quer você goste ou não.
E há muito mais para se descobrir: Banco do Brasil; CEF; ONGs 'amigas'; fundos de pensão e BNDES.
Mas é bem fácil fazer isso, basta copiar o duplipensar midiatico de todo santo dia aqui no fórum.
Ainda assim é um 'esgoto' menos fétido do que 'as redes 247 e PHAs da vida'.