Até agora estão falando de mim? Pensei que já tinha encerrado isso aqui, mas este cidadão gigaview não quer me deixar em paz (eu devo ter impressionado muito ele).
Bom, não é da conta de vocês, mas o EIAE é um código para INRI (percebam como os dois acrósticos são parecidos). O método de como descobri isso é muito simples, não tem nada de ocultismo. É só colocar EIAE em ordem alfabética AEEI e ver onde as letras aparecem no alfabeto latino (porque o acróstico é de uma frase em latim):
A B C D E F G H I K L M N O P Q R S T U X Z
As letras AEI do alfabeto estão eqüidistantes entre si. Sempre se obtém elas de 4 em 4 letras. Se continuarmos assim obteremos o I, N, R e o X. Além de já termos as letras básicas do INRI, temos também o X que no passado foi usado como símbolo de Cristo.
Enfim, no quadro de Poussin temos 4 pastores, o acróstico tem 4 letras e é por isso que 4 é a chave para se usar o alfabeto corretamente. O resto é usar uma sistema de decodificação para converter o EIAE em INRI, se alguém tiver disposto aí pode fazer (não vou dar mastigado assim, é muito fácil / dica: substituição polialfabética). O tema dos pastores foi usado como uma alusão a Cristo também, já que este simboliza o BOM PASTOR.
Não vou detalhar mais o processo e ficarei por aqui porque o tal cidadão que citei não tem percepção para sacar esse tipo de análise, o que é típico dos fanáticos de mente fechada, e nem merece conhecer tais segredos (pérolas aos porcos rsrs).
Conclusão: Et in Arcádia ego foi um código usado para velar INRI e o resto dos detalhes vocês não vão saber.