Homem da luz púrpura, deixa eu só te dizer mais uma coisa, mas é com o intuito de lhe fazer sentir-se melhor.
Você não precisa se sentir assim deprimido por essa sua flagrante superioridade intelectual te condenar a um mundo de solidão e incompreensão. Porque o QI não é tipo assim uma escala Kelvin, significando que se uma pessoa tem 120 de QI ela apresenta o dobro da inteligência de alguém que tenha 60 de QI.
Portanto esta proporção que te incomoda, entre o QI médio e o dos portadores de síndrome de Down, e entre super gênios como eu e você e o QI médio, não é uma relação aritmética. Significa que na verdade nós não estamos rodeados por idiotas. Ou estamos, mas isto não tem necessariamente relação com o QI dos idiotas.
O OI é mais como uma nota atribuída por um jurado em um concurso de Miss. Não quer dizer que a moça que recebeu nota 8 tenha o dobro da beleza da que ficou com nota 4. E nem que seja 33% mais bonita da morena que tirou 6.
E de qualquer forma, como eu disse antes, o QI só afere mesmo a habilidade de uma pessoa em realizar testes de QI. De modo que nós não temos motivo nem para orgulho nem para desesperança.
Pois se teste de QI medisse inteligência ( como uma fita métrica mede comprimentos ) seria uma espécie de tautologia: o que é inteligência? Aquilo que é medido pelos testes de QI. E o que é teste de QI? Um teste para medir a inteligência.
Para se "medir" inteligência seria preciso antes definir o que isto significa. Se você definir como aquilo que é medido pelo teste de QI então entramos em lógica circular.