Mas isso só ocorre quando o socialismo é corrompido pela direita. Pois exercício totalitário do poder é característico da direita, e logo os regimes comunistas totalitários foram de direita.
Right-wing politics hold that certain social orders and hierarchies are inevitable, natural, normal or desirable,[1][2][3] typically supporting this position on the basis of natural law, economics or tradition.[4]:p. 693, 721[5][6][7][8][9][page needed] Hierarchy and inequality may be viewed as natural results of traditional social differences[10][11] or the competition in market economies.
Stalin defendeu justamente que o mercado requer a desigualdade, advocando contra os igualitarianistas esquerdistas.
Não é a direita o grupo que defende que certas ordens sociais e hierarquias são inevitáveis, naturais, normais ou desejáveis, mas qualquer pessoa que não seja dotada de uma burrice formidável. Sociedade sem hierarquia [...] ?
Uma organização social e econômica sem hierarquia entre adultos* (ou praticamente sem, muitíssimo pouca) é possível desde que :
1)Todo ou quase todo trabalho para produzir objetos materiais e serviços seja feito por máquinas (robôs) e que todas ou praticamente todas as pessoas tenham acesso as este objetos e/ou serviços;
2)Os recursos e os meios de produção não sejam propriedade privada semelhante ao que é atualmente (ao menos de uma minoria, talvez uma forma de propriedade privada semelhante a algo como S/A, não necessariamente teríamos o atual dualismo Estado (com poder nas mãos de burocratas) versus propriedade privada de meios de produção pertencente a poucos ( é um ponto para ser mais para ser mais refletido) ;
3)Religiões que tenham como positivo os valores obediência e submissão deixem de ter estes valores como positivos ou sejam extintas;
E uma organização social e econômica sem desigualdade** (ou praticamente sem, muitíssimo pouca) na possibilidade de acesso à objetos materiais e serviços é possível desde que (1) e (2) ocorram.
*Excluindo adultos que tenham problemas mentais sérios.
**Excluindo crianças (e doentes mentais sérios) no acesso à produtos e serviços perigosos (por exemplo produtos químicos, ácidos, bases, explosivos, e outras coisas perigosas as quais obviamente crianças (e pessoas com problemas mentais sérios) não devem ter acesso).