O melhor sistema econômico-político do mundo não é minarquismo, anarco capitalismo e nem social democracia. O melhor de todos é o sistema em que quem mais governa é aquele que mais tem consciência de nossa ignorância e de onde ela reside, assim como os seus perigos. É muito fácil ficar brincando de idealização de utopia, estando isolado de todas ou maior parte das consequências das medidas políticas que defende.
Então pouco importa o sistema e sim o caráter do governante. Que bom! Elejamos deus, portanto, o deus-mercado, o deus-estado, fica a gosto do freguês. Enquanto alguns ficam brincando de idealizar utopias, como esta, eu prefiro admitir minha ignorância, debater, questionar, até para não sair comprando teorias de conspiração.
Tenho mais simpatia pelo Minarquismo, embora sem muita convicção, do que pelo o Anarco-Capitalismo. Por enquanto vou ficando só com o Capitalismo.
Capitalismo (ou, o mercado para evitar jargão comunista) não é sistema de governo...
Exatamente! Por isso fico apenas com ele, o mercado - desconfiando das propostas de maior regulação/maior liberdade, tentando perceber as armadilhas que podem se esconder por trás delas, comparado ao que se tem de concreto no mundo. Não tenho muita inclinação para ser entusiasta de nada, abraçar ideologias, levantar bandeiras. Não consigo desenvolver essa convicção. Sou bem do tipo que uma experiência corriqueira na praia pode reverter minhas inclinações.