Johnny,
O Outsorcing existe sim, tanto para os Estados Unidos quanto para os grandes europeus, mas o fato é que a proporção do trabalho industrial cede cada vez mais lugar para o setor de serviços em quase todas as nações (inclusive o Brasil, por exemplo), com exceção das menos desenvolvidas que logo devem entrar no mesmo ciclo. Você pode perceber a ineficiência de que falo quando grande parte da população, com a tendência de aumentar cada vez mais no futuro, trabalha simplesmente com a circulação do capital?
Camarada, isso é ineficiência só por um axioma que dá esse tipo de serviço como ineficiência.
Veja, se você persegue um sistema que permite que qualquer um faça o que bem quiser e q por isso é positivo, o sistema deve permitir inclusive trabalhos de circulação de capital, por exemplo, e é uma das coisas que o capitalismo já permite que aconteça em substituição a trabalhos menos complexos, criativos ou penosos.
Sim, a ineficiência de que falo, como já expliquei, é em relação ao desenvolvimento das capacidade produtivas, tecnológicas e da liberação do tempo livre para os seres humanos. A "liberdade" do sistema atual está condicionada a posse ou não de capital, e supõe que toda escolha do trabalho que se executa é "livre", ou seja, que todos fazem o que querem, o que não é verdade; nem seria em qualquer outro sistema.
Se não é verdade em qualquer sistema, o que muda então pra sua proposta? Pq as pessoas seriam mais livres? Isso é o que eu nunca entendi. Na verdade nem eu, nem os teóricos de verdade nem a história recente.
O capitalismo vem se demonstrando, como nos próprios dados que você trouxe, enquanto sistema com maior capacidade de prover liberdade. Há possibilidade inclusive de não participar do sistema.
As pessoas seriam mais livres porque teriam que trabalhar menos tempo em coisas que não gostam ou escolheram
O pq isso aconteceria, fora de um ponto de vista cheio de axiomas pessoais e que exclua as anomalias naturais é que nunca ficou claro. Ou até mesmo, pq isso não aconteceria nos moldes das "boas" sociedades atuais?
Já tem muita sociedade que convive com o capital e que está caminhando nesse sentido.
quer mais liberdade do que maior tempo livre?
Óbvio que quero.
Presidiários tem muito tempo livre, tal como desempregados e zumbis da cracolândia, portanto ter mais tempo livre não significa coisa alguma positiva caso você não possa ou não tenha condições para fazer o que queira em sua duração.
O que eu mais desejaria enquanto sinônimo de liberdade é uma maior possibilidade de ter escolha e de tomada de decisões legítimas e individuais, inclusive de não colaborar, caso assim seja a vontade. Ficaria a meu cargo suportar o peso de ideias ruins aplicadas, agora ideologicamente falando.
O fato de que o capitalismo é o melhor que pudemos fazer até agora, não indica necessariamente que ele será eterno.
Concordo. Só indica que é o melhor que pudemos fazer até agora.
Veja, do ponto de vista só imaginário, não sou um industrialzão de primeira linha. Gostaria mesmo que existisse um sistema com plenitude de pessoas criativas, bem intencionadas, colaborando umas com as outras ilimitada e voluntariamente para o bem individual e coletivo, com recursos à vontade pra quem quisesse, sem cadeia opressora de comando, sem taxação negativa às características pessoais, sem agressão e etc. MAS... só na imaginação, pq na vida de dia de semana mesmo, com todas forças que normalmente são ignoradas nesses desejos... impraticável.