Autor Tópico: Manifestações de 16 de Agosto - Mega Movimentação - FORA DILMA, FORA PT  (Lida 26499 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Arcanjo Lúcifer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 22.730
  • Sexo: Masculino
Re:Manifestações de 16 de Agosto - Mega Movimentação - FORA DILMA, FORA PT
« Resposta #250 Online: 17 de Agosto de 2015, 17:30:12 »
Mas eu morro de rir quando a página do Safado Amorim estampa que "Protesto da elite foi um fracasso !".
Sucesso mesmo foi o churrasco de gato feito pela CUT, lá na frente da empresa do Lulla onde nem ele deu as caras. :biglol:

Tentei postar isso lá no PHA, mas ao que parece fui bloqueado. :lol:

Eu também tentei postar uma crítica mas o mecanismo estava desabilitado.

Se não foi um problema técnico, é uma tremenda safadeza.

Falei que era, se conseguir postar algo contra o PT ele apaga ou nem permite mais.

O bom é que, ao que parece, o emprego dele no PT não vai muito longe.

Offline nikita

  • Nível 13
  • *
  • Mensagens: 275
  • Sexo: Feminino
Re:Manifestações de 16 de Agosto - Mega Movimentação - FORA DILMA, FORA PT
« Resposta #251 Online: 17 de Agosto de 2015, 20:38:10 »
Acho que vai haver um grande FORA DILMA vindo dos americanos quando ela quiser ir aos EUA de novo. O governo vai lá pra tentar atrair investidores e dá o maior calote no empresário que alugou as limusines para a comitiva brasileira. Que vergonha!

http://app.folha.uol.com.br/#noticia/584148

Offline Jack Carver

  • Nível 25
  • *
  • Mensagens: 1.198
  • Sexo: Masculino
Re:Manifestações de 16 de Agosto - Mega Movimentação - FORA DILMA, FORA PT
« Resposta #252 Online: 17 de Agosto de 2015, 20:42:37 »
Vergonha alheia HUE HUE BR.  :no:
O Brasil é um país de sabotadores profissionais.

“Dêem-me controle sobre o dinheiro de uma nação e não me importa quem faz as suas leis. - Mayer Amschel Rothschild

Offline Lorentz

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 10.735
  • Sexo: Masculino
Re:Manifestações de 16 de Agosto - Mega Movimentação - FORA DILMA, FORA PT
« Resposta #253 Online: 17 de Agosto de 2015, 20:52:10 »
Citar
egundo o brasileiro Eduardo Marciano, dono da NS Highfly Limousine, a comitiva contratou 25 motoristas, dois ônibus, um caminhão, três vans e 19 limusines. Marciano disse que usou US$ 40 mil de recursos próprios para custear parte das diárias dos 25 motoristas mobilizados e das vans, que ele sublocou.

Mas que comitiva grande era essa? Quanto esbanjamento. Garanto que não precisava de mais da metade dos turistas que foram acompanhar a presidenta.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Skorpios

  • Visitante
Re:Manifestações de 16 de Agosto - Mega Movimentação - FORA DILMA, FORA PT
« Resposta #254 Online: 18 de Agosto de 2015, 07:53:36 »
Para refletir....

Citar
Somos bons para protestar e covardes para agir

Afora os senhores neofeudalistas (bancos, por exemplo, com lucros estratosféricos de bilhões em tempos de vacas magras para a maioria da população[1]), os cidadãos proprietários, os assalariados despossuídos e os marginalizados estão vendo o Brasil com espanto e muito desapontamento. Acham que tudo virou (ou está virando) um caos (à beira do colapso – cf. Jared Diamond, Colapso). Não pensam assim, evidentemente, quem está sugando a riqueza produzida pelos precariados e necessitados. Somos, no entanto, um dos campeões mundiais em indignação, mas raquíticos e covardes na ação (veja a iniciativa popular do Movimento Contra a Corrupção Eleitoral para coletar adesões para a reforma política: apesar de todo esforço empreendido por mais de 100 entidades nacionais, nem um milhão de assinaturas conseguimos alcançar).
Temos muita dificuldade em transformar um protesto em um projeto de vida comum. Por quê? Dentre outras, três razões se destacam: (a) os interesses mais duradouros de todos que vão para as ruas não são idênticos; (b) somos muito personalistas e (c) praticamente tudo, inclusive as coisas muito sérias, levamos para o campo da carnavalização (Empoli, Hedonismo e medo). A mídia internacional enfocou os protestos de 16/8/15 como uma festa: “as manifestações ocorreram em clima de festa”; “uma atmosfera de carnaval caracterizou as marchas” (Financial Times); “as manifestações foram bem humoradas” (The Guardian); “o ambiente foi carnavalesco” (CNN).[2]

Nosso personalismo é herança ibero-americana (como diz S. B. De Holanda, Raízes do Brasil): “O índice do valor de um humano infere-se, antes de tudo, da extensão em que não precise depender dos demais, em que não necessite de ninguém, em que se baste”. Vemos as ruas lotadas, bandeiras e protestos por todos os lados, mas não temos um projeto comum de comunidade. “Cada qual é filho de si mesmo, de seu esforço próprio, de suas virtudes – e as virtudes soberanas para essa mentalidade são tão imperativas, que chegam por vezes a marcar o porte pessoal e até a fisionomia dos humanos” (Holanda, cit.).

Do nosso acentuado personalismo resulta “largamente a singular tibieza das formas de organização, de todas as associações que impliquem solidariedade e ordenação entre esses povos. Em terra onde todos são barões não é possível acordo coletivo durável, a não ser por uma força exterior respeitável e temida” (Holanda, cit.).

O povo brasileiro indignado, com dificuldade, consegue se aglomerar e até mesmo se unir em torno de algumas causas públicas (“Fora Dilma”, “Fora PT”, “Fim da corrupção”), mas sempre com a cabeça voltada para as mais visíveis, que precisam ser atacadas, não há dúvida, embora constituam somente o lado externo (mais perceptível) do problema. Vemos o cisne nadando, elogiamos sua elegância, sua cabeça ágil, sua versatilidade, mas não conseguimos enxergar (nem valorizar) as duas patas que estão debaixo d’água trabalhando ardorosamente para a promoção dos seus movimentos. Para o aspecto do esforço e do invisível é que não voltamos nossa atenção, a não ser raramente.

Com pensamentos lineares (frequentes), temos muita dificuldade para ver todos os ângulos das questões (e dos problemas). Quase sempre queremos um atalho (que nos permita o conforto de acharmos que já dominamos a situação). Adoramos ver apenas metade da realidade. O buraco do Brasil, no entanto, não reside apenas naquilo que é visível (no governo e nos políticos de cada momento, invariavelmente corruptos em maior ou menor grau), senão, sobretudo, naquilo que está por trás (que é um sistema de dominação extrativista, parasitário e largamente criminoso, estando aí a Lava Jato para comprovar que nossa acusação não é leviana).

[1] Cf. Valor Econômico 14/8/15: C1.

[2] Cf. http://brasilianismo.blogosfera.uol.com.br/2015/08/16/midia-estrangeira-destaca-clima-de-carnaval-du...



Offline Johnny Cash

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.936
Re:Manifestações de 16 de Agosto - Mega Movimentação - FORA DILMA, FORA PT
« Resposta #255 Online: 18 de Agosto de 2015, 20:14:56 »
Outro muito bom texto:

Citar
16/08 e a questão da legitimidade

Nosso jornalismo, há muitas décadas, foi tomado de assalto pelos que chamo "pedagogos da opinião pública". Por sua visibilidade, do alto de suas posições nos meios de comunicação, sentem-se como mestres em salas de aula, praticando contra a opinião pública o mesmo abuso mental que tantos professores praticam com os alunos, mediante influência e poder. Uns e outros, pedagogos da opinião pública e professores militantes, operavam antes de o PT nascer e prepararam dedicadamente seu caminho ao poder. Era na base do nós e eles. Simples assim: a esquerda era o bem e, fora dela, nada haveria que prestasse.

Algumas coisas sobre si mesmos eles já compreenderam, ao longo dos últimos meses. Seu prestígio despencou junto com o daqueles a quem emprestavam ou vendiam apoio. Seus discípulos já lhes viram as costas. São formadores de opinião que não formam opinião alguma e cujas manifestações exigem enorme esforço mental. Não é fácil parecer que não fazem exatamente aquilo que estão fazendo, mas "pegaria mal" se fizessem.

Exemplifico. Os pedagogos da opinião pública não são contra as passeatas. Mas ensinam que "Impeachment-já!" recusa o ritmo constitucional que aponta para a sequência crime, acusação, julgamento e (só então) impeachment. Entenderam? Segundo eles, os manifestantes deveriam sair às ruas, Brasil afora, levando faixas mais ou menos assim: "Impeachment, se possível, quando possível!". Quem carregaria uma peça dessas? Animados com uma candura e uma doçura que exige um canavial inteiro propõem "menos ódio" nas manifestações. Engraçado, não é mesmo? Que fim levou a boa e velha indignação pela qual tanto cobravam quando serviam ao PT oposicionista? Agora, a justa indignação virou ódio? Sentimento maligno, politicamente hediondo, pimenta que arde no olho?

Eles nos ensinam, também, que o "Fora Dilma!" é frase autoritária. Diagnosticam que ela fere a legitimidade do mandato da presidente. Como pode alguém dizer "Fora Dilma!", seis meses depois de a presidente ter sido eleita com maioria de votos?

É a pedagogia da conformidade bovina. Se for assim e para isso, a gente fica em casa assistindo um filmezinho, que é exatamente o desejo por trás dessa pedagogia para boi no cercado.

Falemos, então em legitimidade, jornalista pedagogo militante. De que legitimidade falas quando te referes ao atual mandato da presidente? Da legitimidade alcançada com votos atraídos pelo festival de mentiras, mistificações e falsidades que se derramou pelo país em 2014? Da legitimidade via votos comprados com bilhões de nosso dinheiro? Da legitimidade alcançada com ameaças de que um festival de desgraças se abateria sobre o país em caso de vitória da oposição (para logo após a adotar aquelas mesmas medidas contra as quais verberava)? Da legitimidade via urnas eletrônicas? Via Smartmatic? Via apuração sigilosa? Da legitimidade de quem agora não arregimenta mais do que 7% dos eleitores?

O povo não estaria nas ruas se não se sentisse enganado, ultrajado e furtado! Aprendam isso e aprendam a ouvir o povo, em vez de apenas falar-lhe. Aproveitem do caráter, este sim pedagógico, das manifestações dos últimos meses. E com o que ainda lhes reste de consciência, arrependam-se do que ajudaram a produzir no país. O preço desse constrangedor serviço está sendo pago com corrupção em proporções jamais vistas, com recessão, inflação, desemprego, carestia, perda de credibilidade nacional e humilhação perante as demais nações. Está de bom tamanho?


Percival Puggina

Offline Gabarito

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.594
  • Sexo: Masculino
Re:Manifestações de 16 de Agosto - Mega Movimentação - FORA DILMA, FORA PT
« Resposta #256 Online: 18 de Agosto de 2015, 20:31:25 »
Outro muito bom texto:

Citar

[...]

Falemos, então em legitimidade, jornalista pedagogo militante. De que legitimidade falas quando te referes ao atual mandato da presidente? Da legitimidade alcançada com votos atraídos pelo festival de mentiras, mistificações e falsidades que se derramou pelo país em 2014? Da legitimidade via votos comprados com bilhões de nosso dinheiro? Da legitimidade alcançada com ameaças de que um festival de desgraças se abateria sobre o país em caso de vitória da oposição (para logo após a adotar aquelas mesmas medidas contra as quais verberava)? Da legitimidade via urnas eletrônicas? Via Smartmatic? Via apuração sigilosa? Da legitimidade de quem agora não arregimenta mais do que 7% dos eleitores?

O povo não estaria nas ruas se não se sentisse enganado, ultrajado e furtado! Aprendam isso e aprendam a ouvir o povo, em vez de apenas falar-lhe. Aproveitem do caráter, este sim pedagógico, das manifestações dos últimos meses. E com o que ainda lhes reste de consciência, arrependam-se do que ajudaram a produzir no país. O preço desse constrangedor serviço está sendo pago com corrupção em proporções jamais vistas, com recessão, inflação, desemprego, carestia, perda de credibilidade nacional e humilhação perante as demais nações. Está de bom tamanho?


Percival Puggina


Muito bem, Percival Puggina!
Falou o que muitos querem falar.
Essa patota que ficou na defesa da organização criminosa com registro partidário é caso perdido. Nunca serão convencidos e sempre estarão do outro lado.

Esses seus dois últimos parágrafos merecem ser repetidos:
Citar

Falemos, então em legitimidade, jornalista pedagogo militante. De que legitimidade falas quando te referes ao atual mandato da presidente? Da legitimidade alcançada com votos atraídos pelo festival de mentiras, mistificações e falsidades que se derramou pelo país em 2014? Da legitimidade via votos comprados com bilhões de nosso dinheiro? Da legitimidade alcançada com ameaças de que um festival de desgraças se abateria sobre o país em caso de vitória da oposição (para logo após a adotar aquelas mesmas medidas contra as quais verberava)? Da legitimidade via urnas eletrônicas? Via Smartmatic? Via apuração sigilosa? Da legitimidade de quem agora não arregimenta mais do que 7% dos eleitores?

O povo não estaria nas ruas se não se sentisse enganado, ultrajado e furtado! Aprendam isso e aprendam a ouvir o povo, em vez de apenas falar-lhe. Aproveitem do caráter, este sim pedagógico, das manifestações dos últimos meses. E com o que ainda lhes reste de consciência, arrependam-se do que ajudaram a produzir no país. O preço desse constrangedor serviço está sendo pago com corrupção em proporções jamais vistas, com recessão, inflação, desemprego, carestia, perda de credibilidade nacional e humilhação perante as demais nações. Está de bom tamanho?


Offline O Grande Capanga

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 3.872
Re:Manifestações de 16 de Agosto - Mega Movimentação - FORA DILMA, FORA PT
« Resposta #257 Online: 18 de Agosto de 2015, 22:40:05 »
Para refletir....

Citar
Somos bons para protestar e covardes para agir

Não que o meu comentário seja em referência ao texto, mas, desta vez, aparentemente, despertou na oposição (PSDB) o desejo do impeachment.

../forum/topic=28870.600.html#msg861958

Apesar do clima de zoeira, Lula ser retratado como um ladrão naquele bonecão inflável foi incômodo. Sobrou até para o PMDB e seus caciques. A Lava Jato não foi esquecida, já que o maior homenageado foi o Moro.

Online Sergiomgbr

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.712
  • Sexo: Masculino
  • uê?!
Re:Manifestações de 16 de Agosto - Mega Movimentação - FORA DILMA, FORA PT
« Resposta #258 Online: 19 de Agosto de 2015, 03:09:58 »
Para refletir....

Citar
Somos bons para protestar e covardes para agir

Afora os senhores neofeudalistas (bancos, por exemplo, com lucros estratosféricos de bilhões em tempos de vacas magras para a maioria da população[1]), os cidadãos proprietários, os assalariados despossuídos e os marginalizados estão vendo o Brasil com espanto e muito desapontamento. Acham que tudo virou (ou está virando) um caos (à beira do colapso – cf. Jared Diamond, Colapso). Não pensam assim, evidentemente, quem está sugando a riqueza produzida pelos precariados e necessitados. Somos, no entanto, um dos campeões mundiais em indignação, mas raquíticos e covardes na ação (veja a iniciativa popular do Movimento Contra a Corrupção Eleitoral para coletar adesões para a reforma política: apesar de todo esforço empreendido por mais de 100 entidades nacionais, nem um milhão de assinaturas conseguimos alcançar).
Temos muita dificuldade em transformar um protesto em um projeto de vida comum. Por quê? Dentre outras, três razões se destacam: (a) os interesses mais duradouros de todos que vão para as ruas não são idênticos; (b) somos muito personalistas e (c) praticamente tudo, inclusive as coisas muito sérias, levamos para o campo da carnavalização (Empoli, Hedonismo e medo). A mídia internacional enfocou os protestos de 16/8/15 como uma festa: “as manifestações ocorreram em clima de festa”; “uma atmosfera de carnaval caracterizou as marchas” (Financial Times); “as manifestações foram bem humoradas” (The Guardian); “o ambiente foi carnavalesco” (CNN).[2]

Nosso personalismo é herança ibero-americana (como diz S. B. De Holanda, Raízes do Brasil): “O índice do valor de um humano infere-se, antes de tudo, da extensão em que não precise depender dos demais, em que não necessite de ninguém, em que se baste”. Vemos as ruas lotadas, bandeiras e protestos por todos os lados, mas não temos um projeto comum de comunidade. “Cada qual é filho de si mesmo, de seu esforço próprio, de suas virtudes – e as virtudes soberanas para essa mentalidade são tão imperativas, que chegam por vezes a marcar o porte pessoal e até a fisionomia dos humanos” (Holanda, cit.).

Do nosso acentuado personalismo resulta “largamente a singular tibieza das formas de organização, de todas as associações que impliquem solidariedade e ordenação entre esses povos. Em terra onde todos são barões não é possível acordo coletivo durável, a não ser por uma força exterior respeitável e temida” (Holanda, cit.).

O povo brasileiro indignado, com dificuldade, consegue se aglomerar e até mesmo se unir em torno de algumas causas públicas (“Fora Dilma”, “Fora PT”, “Fim da corrupção”), mas sempre com a cabeça voltada para as mais visíveis, que precisam ser atacadas, não há dúvida, embora constituam somente o lado externo (mais perceptível) do problema. Vemos o cisne nadando, elogiamos sua elegância, sua cabeça ágil, sua versatilidade, mas não conseguimos enxergar (nem valorizar) as duas patas que estão debaixo d’água trabalhando ardorosamente para a promoção dos seus movimentos. Para o aspecto do esforço e do invisível é que não voltamos nossa atenção, a não ser raramente.

Com pensamentos lineares (frequentes), temos muita dificuldade para ver todos os ângulos das questões (e dos problemas). Quase sempre queremos um atalho (que nos permita o conforto de acharmos que já dominamos a situação). Adoramos ver apenas metade da realidade. O buraco do Brasil, no entanto, não reside apenas naquilo que é visível (no governo e nos políticos de cada momento, invariavelmente corruptos em maior ou menor grau), senão, sobretudo, naquilo que está por trás (que é um sistema de dominação extrativista, parasitário e largamente criminoso, estando aí a Lava Jato para comprovar que nossa acusação não é leviana).

[1] Cf. Valor Econômico 14/8/15: C1.

[2] Cf. http://brasilianismo.blogosfera.uol.com.br/2015/08/16/midia-estrangeira-destaca-clima-de-carnaval-du...


Para refletir nada, para tomar vergonha. O cara falou tudo.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Cientista

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.266
Re:Manifestações de 16 de Agosto - Mega Movimentação - FORA DILMA, FORA PT
« Resposta #259 Online: 19 de Agosto de 2015, 03:50:30 »
Ah, se você tá carimbando, mi Chefian, e com o título que ali está, o MESTRE nem vai perder tempo lendo, que deve ser isso mesmo!

Só protesto esse negócio do "cara falou tudo"! Quem fala tudo é sempre o ULTRAMEGAMASTER! Então, pode ser consertado para: "o cara falou tudo o que o MESTRE Cientista já disse"! Aí, tá perfeita tua postagem!    hahahahahahhahahahahah...

Offline Gabarito

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.594
  • Sexo: Masculino
Re:Manifestações de 16 de Agosto - Mega Movimentação - FORA DILMA, FORA PT
« Resposta #260 Online: 19 de Agosto de 2015, 08:57:59 »
Citar
Boneco inflável de Lula vira febre e vai circular em protestos pelo país
   Pedro Ladeira/Folhapress    


Ricardo Honorato posa ao lado de 'Pixuleko', boneco inflável do ex-presidente Lula

GUSTAVO URIBE
DE BRASÍLIA
18/08/2015 22h51

Ícone dos protestos de domingo (16) contra a presidente Dilma Rousseff, o boneco inflável do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ganhou status de celebridade.

Em menos de 48 horas desde sua primeira aparição, durante ato em Brasília, o personagem com roupa de presidiário virou febre nas redes sociais e fará turnê pelo país.

A alegoria de plástico, que já tem mais de 7,5 mil seguidores na rede social Twitter, foi batizada de "Pixuleko" -referência ao termo usado pelo ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto para se referir a propina, segundo o empreiteiro Ricardo Pessoa, delator da Operação Lava Jato.

A alcunha foi escolhida por votação interna do Movimento Brasil, grupo que criou o boneco e ajudou a organizar o protesto na capital federal.



Agora que "Pixuleko" ganhou fama, a intenção é emprestar o boneco de 300 quilos e 12 metros de altura a outros grupos que queiram utilizá-lo em atos pelo país contra o Planalto.

"Não tem programação, vamos fazer por votação interna entre as cidades que quiserem recebê-lo", explicou Ricardo Honorato, integrante do Movimento Brasil e responsável por hospedar o boneco de plástico em Brasília.
Quando conceberam o "Pixuleco", há três meses, a ideia do grupo era criar uma imagem emblemática contra a corrupção. Funcionou.

Uma empresa de São Paulo aceitou confeccionar o boneco por R$ 12 mil. "Até agora, foi pago R$ 7.200", explicou Honorato, que tem arrecadado dinheiro de empresários simpáticos à causa.

"Pixuleko" chegou a Brasília na última sexta (14), escondido em um saco plástico, transportado em um ônibus.

"Foi meio assustador ter mantido um bandido na garagem da minha casa", brinca Honorato.

A ideia era que "Pixuleko" ficasse por algum tempo em Brasília, não fosse por um incidente: um furo no peito do boneco inflável, durante o protesto, o obrigou a retornar nesta terça (18) a São Paulo para reparos.

O revés na curta carreira pode não ser, contudo, o primeiro. Como a maioria das celebridades instantâneas, o boneco inflável deve ser obrigado em breve a dividir holofotes.

"Nós pensamos em fazer também outras autoridades em bonecos de plástico para futuros protestos", adianta Honorato.

Offline JJ

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.747
  • Sexo: Masculino
Re:Manifestações de 16 de Agosto - Mega Movimentação - FORA DILMA, FORA PT
« Resposta #261 Online: 19 de Agosto de 2015, 09:34:11 »
Citar
Boneco inflável de Lula vira febre e vai circular em protestos pelo país
   Pedro Ladeira/Folhapress    


Ricardo Honorato posa ao lado de 'Pixuleko', boneco inflável do ex-presidente Lula

GUSTAVO URIBE
DE BRASÍLIA
18/08/2015 22h51

Ícone dos protestos de domingo (16) contra a presidente Dilma Rousseff, o boneco inflável do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ganhou status de celebridade.

Em menos de 48 horas desde sua primeira aparição, durante ato em Brasília, o personagem com roupa de presidiário virou febre nas redes sociais e fará turnê pelo país.

A alegoria de plástico, que já tem mais de 7,5 mil seguidores na rede social Twitter, foi batizada de "Pixuleko" -referência ao termo usado pelo ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto para se referir a propina, segundo o empreiteiro Ricardo Pessoa, delator da Operação Lava Jato.

A alcunha foi escolhida por votação interna do Movimento Brasil, grupo que criou o boneco e ajudou a organizar o protesto na capital federal.



Agora que "Pixuleko" ganhou fama, a intenção é emprestar o boneco de 300 quilos e 12 metros de altura a outros grupos que queiram utilizá-lo em atos pelo país contra o Planalto.

"Não tem programação, vamos fazer por votação interna entre as cidades que quiserem recebê-lo", explicou Ricardo Honorato, integrante do Movimento Brasil e responsável por hospedar o boneco de plástico em Brasília.
Quando conceberam o "Pixuleco", há três meses, a ideia do grupo era criar uma imagem emblemática contra a corrupção. Funcionou.

Uma empresa de São Paulo aceitou confeccionar o boneco por R$ 12 mil. "Até agora, foi pago R$ 7.200", explicou Honorato, que tem arrecadado dinheiro de empresários simpáticos à causa.

"Pixuleko" chegou a Brasília na última sexta (14), escondido em um saco plástico, transportado em um ônibus.

"Foi meio assustador ter mantido um bandido na garagem da minha casa", brinca Honorato.

A ideia era que "Pixuleko" ficasse por algum tempo em Brasília, não fosse por um incidente: um furo no peito do boneco inflável, durante o protesto, o obrigou a retornar nesta terça (18) a São Paulo para reparos.

O revés na curta carreira pode não ser, contudo, o primeiro. Como a maioria das celebridades instantâneas, o boneco inflável deve ser obrigado em breve a dividir holofotes.

"Nós pensamos em fazer também outras autoridades em bonecos de plástico para futuros protestos", adianta Honorato.



É bom lembrar que:


Injúria


Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro:

Pena - detenção, de um a seis meses, ou multa.

§ 1º - O juiz pode deixar de aplicar a pena:

I - quando o ofendido, de forma reprovável, provocou diretamente a injúria;

II - no caso de retorsão imediata, que consista em outra injúria.

§ 2º - Se a injúria consiste em violência ou vias de fato, que, por sua natureza ou pelo meio empregado, se considerem aviltantes:

Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa, além da pena correspondente à violência.

§ 3o Se a injúria consiste na utilização de elementos referentes a raça, cor, etnia, religião, origem ou a condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência: (Redação dada pela Lei nº 10.741, de 2003)

Pena - reclusão de um a três anos e multa.(Incluído pela Lei nº 9.459, de 1997)

Ao contrário da Calúnia e Difamação, o bem jurídico tutelado, aqui, é a honra subjetiva que é a constituída pelos atributos morais (dignidade) ou físicos, intelectuais, sociais (decoro) pessoais de cada indivíduo.


Não há, no crime em tela, imputação de fatos precisos e determinados, mas apenas fatos genéricos desonrosos ou de qualidades negativas da vítima, com menosprezo, depreciação etc.


Dessa forma, qualquer imputação (opinião) pessoal (insultos, xingamentos...) de uma pessoa em relação à outra, caracteriza o crime de Injúria.


Injuriar alguém, significa imputar a este uma condição de inferioridade perante a si mesmo, pois ataca de forma direta seus próprios atributos pessoais. Importante ressaltar que, neste crime, a honra objetiva também pode ser afetada.

No crime de Injúria não há a necessidade que terceiros tomem ciência da imputação ofensiva bastando, somente, que o sujeito passivo a tenha, independentemente de sentir-se ou não atingido em sua honra subjetiva. Se o ato estiver revestido de idoneidade ofensiva, o crime estará consumado.

Por outro lado, mesmo que a Injúria não seja proferida na presença do ofendido e este tomar conhecimento por terceiro, correspondência ou qualquer outro meio, também configurará o crime em tela.


http://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/8387/Calunia-difamacao-e-injuria

--------------------


Está bem claro o objetivo do uso do boneco:


"Foi meio assustador ter mantido um bandido na garagem da minha casa", brinca Honorato.




Me parece que um advogado e um juiz  não teriam dificuldade para caracterizar o ato como injúria.












« Última modificação: 19 de Agosto de 2015, 09:46:42 por JJ »

Offline Fabrício

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 7.318
  • Sexo: Masculino
Re:Manifestações de 16 de Agosto - Mega Movimentação - FORA DILMA, FORA PT
« Resposta #262 Online: 19 de Agosto de 2015, 09:45:07 »
JJ, você acredita realmente que alguém vai sofrer qualquer tipo de punição por causa desse boneco? E manifestações estão cheias de bonecos, palavras de ordem, faixas, criticando inúmeros políticos, todas estas pessoas serão punidas?

E a liberdade de expressão, como fica?

"Deus prefere os ateus"

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re:Manifestações de 16 de Agosto - Mega Movimentação - FORA DILMA, FORA PT
« Resposta #263 Online: 19 de Agosto de 2015, 09:46:13 »
É bom lembrar que:

Injúria

Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro:

Pena - detenção, de um a seis meses, ou multa.

§ 1º - O juiz pode deixar de aplicar a pena:

I - quando o ofendido, de forma reprovável, provocou diretamente a injúria;

II - no caso de retorsão imediata, que consista em outra injúria.

§ 2º - Se a injúria consiste em violência ou vias de fato, que, por sua natureza ou pelo meio empregado, se considerem aviltantes:

Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa, além da pena correspondente à violência.

§ 3o Se a injúria consiste na utilização de elementos referentes a raça, cor, etnia, religião, origem ou a condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência: (Redação dada pela Lei nº 10.741, de 2003)

Pena - reclusão de um a três anos e multa.(Incluído pela Lei nº 9.459, de 1997)

Ao contrário da Calúnia e Difamação, o bem jurídico tutelado, aqui, é a honra subjetiva que é a constituída pelos atributos morais (dignidade) ou físicos, intelectuais, sociais (decoro) pessoais de cada indivíduo.


Não há, no crime em tela, imputação de fatos precisos e determinados, mas apenas fatos genéricos desonrosos ou de qualidades negativas da vítima, com menosprezo, depreciação etc.


Dessa forma, qualquer imputação (opinião) pessoal (insultos, xingamentos...) de uma pessoa em relação à outra, caracteriza o crime de Injúria.


Injuriar alguém, significa imputar a este uma condição de inferioridade perante a si mesmo, pois ataca de forma direta seus próprios atributos pessoais. Importante ressaltar que, neste crime, a honra objetiva também pode ser afetada.

No crime de Injúria não há a necessidade que terceiros tomem ciência da imputação ofensiva bastando, somente, que o sujeito passivo a tenha, independentemente de sentir-se ou não atingido em sua honra subjetiva. Se o ato estiver revestido de idoneidade ofensiva, o crime estará consumado.

Por outro lado, mesmo que a Injúria não seja proferida na presença do ofendido e este tomar conhecimento por terceiro, correspondência ou qualquer outro meio, também configurará o crime em tela.

http://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/8387/Calunia-difamacao-e-injuria

Injúria?

De maneira alguma!

Descrição da realidade.

E duvido que o vagabundo em tela tenha coragem de mover alguma ação contra qualquer uma das pessoas envolvidas nos protestos.
Foto USGS

Offline JJ

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.747
  • Sexo: Masculino
Re:Manifestações de 16 de Agosto - Mega Movimentação - FORA DILMA, FORA PT
« Resposta #264 Online: 19 de Agosto de 2015, 09:52:21 »
JJ, você acredita realmente que alguém vai sofrer qualquer tipo de punição por causa desse boneco? E manifestações estão cheias de bonecos, palavras de ordem, faixas, criticando inúmeros políticos, todas estas pessoas serão punidas?

E a liberdade de expressão, como fica?




Se alguém vai sofrer um ato de punição depende do injuriado contactar o seu advogado e querer mover uma ação contra o injuriador.   Direito legal ele tem, agora qual seria a repercussão política disso já é outra história.


A liberdade de expressão não dá o direito de passar por cima do Código Penal.




Offline JJ

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.747
  • Sexo: Masculino
Re:Manifestações de 16 de Agosto - Mega Movimentação - FORA DILMA, FORA PT
« Resposta #265 Online: 19 de Agosto de 2015, 10:00:10 »

Injúria?

De maneira alguma!

Descrição da realidade.




Não houve trânsito em julgado para isto poder ser afirmado (juridicamente falando, informalmente é outra história),  e mesmo que tivesse havido, pelo que eu sei, neste caso não cabe a exceção da verdade, não interessa se a descrição é verdadeira ou não para a caracterização do crime de injúria.


"Se o ato estiver revestido de idoneidade ofensiva, o crime estará consumado".

http://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/8387/Calunia-difamacao-e-injuria

« Última modificação: 19 de Agosto de 2015, 10:10:09 por JJ »

Offline Fabrício

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 7.318
  • Sexo: Masculino
Re:Manifestações de 16 de Agosto - Mega Movimentação - FORA DILMA, FORA PT
« Resposta #266 Online: 19 de Agosto de 2015, 10:01:39 »
JJ, você acredita realmente que alguém vai sofrer qualquer tipo de punição por causa desse boneco? E manifestações estão cheias de bonecos, palavras de ordem, faixas, criticando inúmeros políticos, todas estas pessoas serão punidas?

E a liberdade de expressão, como fica?




Se alguém vai sofrer um ato de punição depende do injuriado contactar o seu advogado e querer mover uma ação contra o injuriador.   Direito legal ele tem, agora qual seria a repercussão política disso já é outra história.


A liberdade de expressão não dá o direito de passar por cima do Código Penal.





Bem discutível se o caso em questão seria realmente isso... além do mais, a Constituição garante a  liberdade de expressão, e está acima do Codigo Penal.

Mas isso é discutir o sexo dos anjos, todos sabemos que no Brasil o que está na lei e o que acontece na prática é muito diferente e dependente das conveniências do momento.
"Deus prefere os ateus"

Offline JJ

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.747
  • Sexo: Masculino
Re:Manifestações de 16 de Agosto - Mega Movimentação - FORA DILMA, FORA PT
« Resposta #267 Online: 19 de Agosto de 2015, 10:06:06 »
JJ, você acredita realmente que alguém vai sofrer qualquer tipo de punição por causa desse boneco? E manifestações estão cheias de bonecos, palavras de ordem, faixas, criticando inúmeros políticos, todas estas pessoas serão punidas?

E a liberdade de expressão, como fica?


Se alguém vai sofrer um ato de punição depende do injuriado contactar o seu advogado e querer mover uma ação contra o injuriador.   Direito legal ele tem, agora qual seria a repercussão política disso já é outra história.

A liberdade de expressão não dá o direito de passar por cima do Código Penal.


Bem discutível se o caso em questão seria realmente isso... além do mais, a Constituição garante a  liberdade de expressão, e está acima do Codigo Penal.



Já tem alguma decisão do STF considerando este artigo do CP como inconstitucional ?


Se não tem,  continua valendo.




« Última modificação: 19 de Agosto de 2015, 10:08:10 por JJ »

Offline Johnny Cash

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.936
Re:Manifestações de 16 de Agosto - Mega Movimentação - FORA DILMA, FORA PT
« Resposta #268 Online: 19 de Agosto de 2015, 10:11:22 »
Isso, JJ, vamos avisar o pessoal do bonecão pra murchá-lo e guardá-lo, muito bem lembrado.

Vou mandar um e-mail aqui pra eles falando isso. Imagina se eles ficam sabendo que estão injuriando o Lula e, pior, isto é crime!! Vão ficar sem chão.















 :histeria: :histeria:

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re:Manifestações de 16 de Agosto - Mega Movimentação - FORA DILMA, FORA PT
« Resposta #269 Online: 19 de Agosto de 2015, 10:18:22 »
JJ, você acredita realmente que alguém vai sofrer qualquer tipo de punição por causa desse boneco? E manifestações estão cheias de bonecos, palavras de ordem, faixas, criticando inúmeros políticos, todas estas pessoas serão punidas?

E a liberdade de expressão, como fica?
Se alguém vai sofrer um ato de punição depende do injuriado contactar o seu advogado e querer mover uma ação contra o injuriador.   Direito legal ele tem, agora qual seria a repercussão política disso já é outra história.

A liberdade de expressão não dá o direito de passar por cima do Código Penal.

Bem discutível se o caso em questão seria realmente isso... além do mais, a Constituição garante a  liberdade de expressão, e está acima do Codigo Penal.
Já tem alguma decisão do STF considerando este artigo do CP como inconstitucional ?

Se não tem,  continua valendo.

Sim, continua valendo assim como a liberdade de expressão, que por estar na Constituição, tem maior 'peso jurídico' e assim prevalece até que um tribunal superior diga o contrário.

Resumindo: Duvido que o vagabundo em tela tenha coragem de mover alguma ação contra qualquer uma das pessoas envolvidas nos protestos.
Foto USGS

Offline JJ

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.747
  • Sexo: Masculino
Re:Manifestações de 16 de Agosto - Mega Movimentação - FORA DILMA, FORA PT
« Resposta #270 Online: 19 de Agosto de 2015, 10:24:16 »
Isso, JJ, vamos avisar o pessoal do bonecão pra murchá-lo e guardá-lo, muito bem lembrado.

Vou mandar um e-mail aqui pra eles falando isso. Imagina se eles ficam sabendo que estão injuriando o Lula e, pior, isto é crime!! Vão ficar sem chão.




Eu só coloquei esta observação porque as pessoas gostam de falar que países como a Alemanha (e outros) são melhores porque as pessoas respeitam a lei.   Entretanto muitas vezes as mesmas pessoas que falam isso passam tranquilamente por cima da lei .





Offline Johnny Cash

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.936
Re:Manifestações de 16 de Agosto - Mega Movimentação - FORA DILMA, FORA PT
« Resposta #271 Online: 19 de Agosto de 2015, 10:26:39 »
Isso, JJ, vamos avisar o pessoal do bonecão pra murchá-lo e guardá-lo, muito bem lembrado.

Vou mandar um e-mail aqui pra eles falando isso. Imagina se eles ficam sabendo que estão injuriando o Lula e, pior, isto é crime!! Vão ficar sem chão.




Eu só coloquei esta observação porque as pessoas gostam de falar que países como a Alemanha (e outros) são melhores porque as pessoas respeitam a lei.   Entretanto muitas vezes as mesmas pessoas que falam isso passam tranquilamente por cima da lei .


Isso, às vezes até furam fila ou pegam mais de um bife no self-service sem balança e ainda se acham no direito de injuriar o PT.



Eu poderia só escrever que é tu-quoque mas não ia ter graça.

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re:Manifestações de 16 de Agosto - Mega Movimentação - FORA DILMA, FORA PT
« Resposta #272 Online: 19 de Agosto de 2015, 10:26:48 »
Isso, JJ, vamos avisar o pessoal do bonecão pra murchá-lo e guardá-lo, muito bem lembrado.

Vou mandar um e-mail aqui pra eles falando isso. Imagina se eles ficam sabendo que estão injuriando o Lula e, pior, isto é crime!! Vão ficar sem chão.
Eu só coloquei esta observação porque as pessoas gostam de falar que países como a Alemanha (e outros) são melhores porque as pessoas respeitam a lei.   Entretanto muitas vezes as mesmas pessoas que falam isso passam tranquilamente por cima da lei .

Por cima de qual lei elas passaram?

Quie eu saiba a liberdade de expressão prevalece até o momento que o "injuriado" entre com um processo e o tribunal lhe dê ganho de causa.
Foto USGS

Offline JJ

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.747
  • Sexo: Masculino
Re:Manifestações de 16 de Agosto - Mega Movimentação - FORA DILMA, FORA PT
« Resposta #273 Online: 19 de Agosto de 2015, 10:29:07 »
JJ, você acredita realmente que alguém vai sofrer qualquer tipo de punição por causa desse boneco? E manifestações estão cheias de bonecos, palavras de ordem, faixas, criticando inúmeros políticos, todas estas pessoas serão punidas?

E a liberdade de expressão, como fica?
Se alguém vai sofrer um ato de punição depende do injuriado contactar o seu advogado e querer mover uma ação contra o injuriador.   Direito legal ele tem, agora qual seria a repercussão política disso já é outra história.

A liberdade de expressão não dá o direito de passar por cima do Código Penal.

Bem discutível se o caso em questão seria realmente isso... além do mais, a Constituição garante a  liberdade de expressão, e está acima do Codigo Penal.
Já tem alguma decisão do STF considerando este artigo do CP como inconstitucional ?

Se não tem,  continua valendo.

Sim, continua valendo assim como a liberdade de expressão, que por estar na Constituição, tem maior 'peso jurídico' e assim prevalece até que um tribunal superior diga o contrário.

Resumindo: Duvido que o  em tela tenha coragem de mover alguma ação contra qualquer uma das pessoas envolvidas nos protestos.


Também acho duvidoso por causa do possível custo político.  Acredito que a relação custo benefício de entrar com uma ação contra a(s) pessoa(s) não compensa.






Offline Fabrício

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 7.318
  • Sexo: Masculino
Re:Manifestações de 16 de Agosto - Mega Movimentação - FORA DILMA, FORA PT
« Resposta #274 Online: 19 de Agosto de 2015, 10:32:07 »
Isso, JJ, vamos avisar o pessoal do bonecão pra murchá-lo e guardá-lo, muito bem lembrado.

Vou mandar um e-mail aqui pra eles falando isso. Imagina se eles ficam sabendo que estão injuriando o Lula e, pior, isto é crime!! Vão ficar sem chão.
Eu só coloquei esta observação porque as pessoas gostam de falar que países como a Alemanha (e outros) são melhores porque as pessoas respeitam a lei.   Entretanto muitas vezes as mesmas pessoas que falam isso passam tranquilamente por cima da lei .

Por cima de qual lei elas passaram?

Quie eu saiba a liberdade de expressão prevalece até o momento que o "injuriado" entre com um processo e o tribunal lhe dê ganho de causa.

E se é para se pegar nas "tecnicidades" de cada lei, os responsáveis pelo boneco podem simplesmente alegar que em momento nenhum eles identificam o boneco especificamente como o Lula, é simplesmente um boneco inflável vestido como presidiário, parece o Lula, mas é mera coincidência... e caberia ao Lula provar que o boneco é ele.

Mas novamente, estamos discutindo o sexo dos anjos aqui...

Isso, JJ, vamos avisar o pessoal do bonecão pra murchá-lo e guardá-lo, muito bem lembrado.

Vou mandar um e-mail aqui pra eles falando isso. Imagina se eles ficam sabendo que estão injuriando o Lula e, pior, isto é crime!! Vão ficar sem chão.




Eu só coloquei esta observação porque as pessoas gostam de falar que países como a Alemanha (e outros) são melhores porque as pessoas respeitam a lei.   Entretanto muitas vezes as mesmas pessoas que falam isso passam tranquilamente por cima da lei .


Isso, às vezes até furam fila ou pegam mais de um bife no self-service sem balança e ainda se acham no direito de injuriar o PT.



Eu poderia só escrever que é tu-quoque mas não ia ter graça.

Verdade, existem indícios que alguns manifestantes quando eram crianças tocaram a campainha dos vizinhos e correram. E agora se acham no direito de criticar o PT.
"Deus prefere os ateus"

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!