http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2015/08/24/sao-paulo-ja-registra-121-milhoes-de-multas-em-2015-e-ultrapassa-2014.htmNo primeiro semestre de 2015 foram registradas 12,1 milhões de multas na cidade de São Paulo. O número é 8,2% superior ao de autuações feitas em todo o ano de 2014. O levantamento foi feito pelo UOL com dados da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e da Polícia Militar por meio da Lei de Acesso à Informação.
Entre 1º de janeiro e 30 de junho de 2015 foram registradas 12.116.400 multas, frente a 11.193.136 infrações em todo o ano de 2014. A maior parte das autuações, 11,9 milhões, foram emitidas pela CET, as outras 181.194 multas foram registradas pela Polícia Militar ou pelo próprio Detran.O crescimento do volume de multas é maior que o da frota de veículos na cidade de São Paulo, que foi de apenas 1,9%. Até 30 de junho de 2015 eram 8 milhões de veículos registrados na capital paulista, frente aos 7,8 milhões registrados até dezembro de 2014.
Segundo o especialista em trânsito Eduardo Biavati, o elevado número de autuações veio acompanhado em um rigor maior na fiscalização. Atualmente, segundo a CET, a cidade possui cerca de 808 radares em operação e 1.850 agentes agentes nas ruas, além do efetivo de policiamento de trânsito da Polícia Militar.
O diretor de operações da CET, Valtair Valadão, avalia também que as faixas de ônibus contribuíram para este aumento, mas que o comportamento dos motoristas em não respeitar as leis acaba sendo um dos principais fatores que mais influenciam no alto número de multas registradas na cidade.O diretor de operações da CET, Valtair Valadão, avalia também que as faixas de ônibus contribuíram para este aumento, mas que o comportamento dos motoristas em não respeitar as leis acaba sendo um dos principais fatores que mais influenciam no alto número de multas registradas na cidade.
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2015/11/mp-move-acao-de-improbidade-contra-haddad-por-multas-de-transito.htmlMP move ação contra Haddad por uso do dinheiro das multas de trânsitoSuspeita é de uso irregular do dinheiro arrecadado.
Prefeitura diz que recursos foram utilizados adequadamente.
Da TV Globo
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O Ministério Público entrou com uma ação civil pública por improbidade administrativa contra o prefeito Fernando Haddad (PT) por uso irregular do dinheiro arrecadado com as multas de trânsito. O Ministério Público diz que o prejuízo é de R$ 617 milhões. Em nota, a Prefeitura afirmou que os recursos foram aplicados corretamente, com transparência, de acordo com o Código Brasileiro de Trânsito e com as leis municipais.
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MP investiga destino de recursos de multas de trânsito em São Paulo
A ação é contra o prefeito Haddad, o secretário municipal de transportes, Jilmar Tatto; o secretário de finanças, Marcos Cruz; e o secretário-adjunto de finanças, Rogério Ceron.
De acordo com os promotores, a prefeitura não aplicou regularmente o valor arrecadado com as multas de trânsito.
A ação pede o bloqueio de bens do prefeito e dos três secretários, a devolução de mais de R$ 617 milhões por má aplicação do dinheiro público e ainda indenização de R$ 185 milhões por danos morais à população de São Paulo.
Segundo o MP, o dinheiro deveria ter sido usado exclusivamente em segurança e educação de trânsito, como prevê o Código Brasileiro de Trânsito (CBT).
Só no ano passado, foram mais de 10,6 milhões de multas aplicadas aos motoristas, o que destinou quase R$ 900 milhões aos cofres públicos.
Mas, segundo o Ministério Público, o dinheiro foi usado na construção de terminais de ônibus e ciclovias. E quase 70% serviu para pagar salários, encargos e tributos da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).Multas
O radar que mais aplicou multas neste período está localizado na Avenida dos Bandeirantes com a Washington Luís, na altura do viaduto João Julião da Costa Aguiar, no sentido Imigrantes, na Zona Sul de São Paulo.
Segundo levantamento realizado pela produção do Bom Dia São Paulo, a Prefeitura teria arrecadado cerca de R$ 7,5 milhões apenas com as multas aplicadas com este radar, considerando que os motoristas foram penalizados com uma infração leve no valor de R$ 53,20. A velocidade máxima no local é de 60 km/h, e os radares flagram excesso de velocidade, rodízio e zona máxima de restrição a caminhões e fretados.
Ninguem pode acusa o prefeito de ser um mal empresario, vejam como ele conseguiu dobrar o faturamento de multas em apenas 6 meses :
Entre 1º de janeiro e 30 de junho de 2015 foram registradas 12.116.400 multas, frente a 11.193.136 infrações em todo o ano de 2014. A maior parte das autuações, 11,9 milhões, foram emitidas pela CET, as outras 181.194 multas foram registradas pela Polícia Militar ou pelo próprio Detran.Segundo o especialista em trânsito Eduardo Biavati isto se deve a um aumento em uma maior fiscalização 808 radares em operação e 1.850 agentes agentes nas ruas, além do efetivo de policiamento de trânsito da Polícia Militar. e agora o prefeito passou a despreocupar com a segurança publica municipal para se preocupar mais com a "segurança" fiscalizando o transito, com a sua guarda municipal multando com radares moveis em cima dos viadutos.
O diretor de operações da CET, Valtair Valadão, avalia também que as faixas de ônibus contribuíram para este aumento, mas que o comportamento dos motoristas em não respeitar as leis acaba sendo um dos principais fatores que mais influenciam no alto número de multas registradas na cidade.para mim o prefeito ter conseguido arrecadar só no primeiro semestre de 2015 mais do que em todo ano de 2014 indica que em 2015 o numero de multa poder ser mais que o dobro em relação a 2014.
isto só prova que sua estratégia em aplicar o dinheiro arrecadado em 2014 com mais radares e ciclo faixas e faixas exclusivas para onibus, diminuindo cada vez mais o ja reduzido espaço para transito de carros, limitando velocidades a ridículos 40km/h dessa forma os força a cometer infrações.
o prefeito de são paulo esta vendo no transito a galinha de ouro da sua prefeitura, então da lhe processo, nele e seus pintores de faixas vermelhas.