Compartilhar a ciência de algo com alguém é o que torna o ser consciente.
Inconsciente é um estado ou condição daquele que supostamente tenha ciência de algo mas não compartilha momentaneamente a ciência desse algo com alguém. Não-ciente é o finado, é aquele que morreu ou está supostamente desprovido do sistema cognitivo para a apreensão da ciência de algo, como um anencéfalo.
no popular inconsciente seria um "egoísta inseguro" escondendo tecnologias, normalmente desenvolvidas por outras pessoas!
mas ok! vamos seguir por esse caminho:
Consciência capacidade de compartilhar ciência
Inconsciente quem não compartilha ciência
Não-ciênte incapaz de absorver ciênciavejamos consciência seria a capacidade de compartilhar uma mesma realidade,mas se levarmos este conceito ao pé da letra , ninguém pode garantir que compactua da mesma realidade do outro(ciência-consciência), ja que possuem órgãos sensoriais e capacidade interpretativa distintos, individualizados ,é nisto que consiste a crença da ilusão física a que se referem os budistas.
mas como voce enquadraria o autista dentro deste seus conceitos ?
Não, consciência é o compartilhamento da ciência de algo com alguém. A computação das informações sensoriais é o ordenamento das informações colhidas pelos sentidos em forma operacional.
raciocínio
Essa visão faz do ser apenas um fruto da realidade externa, seria a formação do ser a posteriori , ou seja toda
consciência seria adquirida , melhor dizendo sendo imposta pela realidade externa ao ser ?
Não há uma realidade externa, só a realidade.
Mas do que está falando mesmo? Que visão? Não entendi.
discordo que só ha uma realidade,
a própria individualização dos seres ja evidência isto, "
a realidade que se vive é a realidade que se sente"
a luz não faz parte da realidade dos cegos de nascença , assim como também sons não pertencem a realidade dos surdos.
tai uma ciência que não pode ser compartilhada!Veja que a percepção da realidade é relativa a capacidade de sentimento de cada ser, se todos seres da terra fossem cegos e surdos não teriam ciência nem consciência da luz/som, ou seja todos terráqueos afirmariam ser estas realidades inexistentes,
alias ceticamente falando, toda realidade existente que foge aos nossos limitados sentidos é considerada "inexistente"Este seu conceito de que o nascimento do ser vem do inconsciente, ou seja sem consciência, a espera de receber a luz da ciência externa, implica em uma formação do ser a posteriori, ou seja nascemos "zé ninguém" até que passamos a compartilhar da ciência do nome que nos foi dado .
ou seja implicaria nascermos inconscientes evoluindo para o consciente até aqui tudo bem,mas o fato de que recém nascidos ainda não possam compartilhar ciência, não implica serem não-cientes, ou desprovidos de uma ciência a priori, ou seja inata por exemplo como o instinto de procurar alimento, comprimindo os mamilos maternos.
Tai um bom exemplo de consciência não humana que os céticos fingem ignorar ou tentam desvirtua-la.seria o caso de um ser isolado de toda realidade humana ser totalmente inconsciente da sua própria existência?
A realidade do ser humano é a realidade humana. A realidade do cão é a realidade canina, e a realidade canina e do ser humano, ou de qualquer outro ser é a realidade.
ok mas, argumento que realidade cada um tem a sua ou por acaso voce pode sentir minhas dores e alegrias ?
Garanto que seres menos evoluídos como os vermes, desconhecem a nossa realidade humana, assim como nós tambem desconhecemos a realidades de outros seres mais evoluídos, para nossa ignorância é como se não existissem, mas nossos limites não possuem poder determinantes sobre a existência.
Mas e o instinto, a priori não seria uma espécie de consciência interna alheia a realidade externa ?
Não instinto só é uma "consciência"(ciência de algo compartilhada com alguém) se for de uma "realidade externa", se for de uma "realidade interna" é só 'ciência de algo compartilhada com ninguém'.
isso ficou engraçado!
Fica claro que se o instinto for uma ciência inata não pode ser fruto da realidade nem de consciência externa, a não ser que obrigatoriamente se possa provar o compartilhamento da ciência através da genética, caso contrario isso evidencia haver uma pré Consciência ao ser humano, ou seja antes de sermos humanos ja possuímos uma Consciência compartilhando conhecimento,segundo seus conceitos.
Como ja nascemos conscientes de muitas coisas?
Acho que no máximo, se nasce ciente de alguma coisa, não há como estar consciente de algo sem se saber que se compartilha a ciência desse algo com alguém.
por que não? o conhecimento do recém nascido de comprimir os mamilos maternos é inato,mas tambem ja é compartilhado pela mãe, neste caso ha sim! uma Pré Consciência compartilhada.