Enquete

Deus existe? (Qualquer Deus)

Absolutamente sim
Absolutamente não
Talvez
Impossível saber

Autor Tópico: Pergunta aos teístas do forum.  (Lida 11093 vezes)

Offline Larissa

• Nível 10
  • *
  • This is going to be such a nice trip!
Pergunta aos teístas do forum.
« Online: 15 de Setembro de 2015, 15:32:31 »
O desejo de salvar a humanidade é quase sempre um disfarce para o desejo de controlá-la.
— H. L. Menckel

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
Re:Pergunta aos teístas do forum.
« Resposta #1 Online: 15 de Setembro de 2015, 15:46:41 »
Não sou ateu, nem crente, estou em cima do muro, mas uma das possíveis respostas é o livre arbítrio.

Deus fez o mundo e não quer interferir. 

O Deus que às vezes eu acredito é maldoso, não é onipresente e não é onipotente.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #2 Online: 15 de Setembro de 2015, 16:05:33 »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 15 de Setembro de 2015, 16:08:02 »
Acho engraçado a postura de certos ateus quando supoem a existência de Deus para fazer perguntas embaraçosas aos crentes. Os crentes fazem isso também, até de forma mais acentuada como parte de suas estratégias proselitistas. Se Deus não existe, a suposição de sua existência é um exercício inútil.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 15 de Setembro de 2015, 16:08:29 »
http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2015/09/apos-parada-caraiaca-bebe-sofia-morre-nos-eua.html
.
Por que D'us permitiria isso???? Cadê a bondade e sabedoria divina???

Faltou reza. Nós tiramos Deus de nossas vidas, desde o pronunciamento de John Lennon, e agora estamos sofrendo as consequências.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #5 Online: 15 de Setembro de 2015, 16:12:25 »
Acho engraçado a postura de certos ateus quando supoem a existência de Deus para fazer perguntas embaraçosas aos crentes. Os crentes fazem isso também, até de forma mais acentuada como parte de suas estratégias proselitistas. Se Deus não existe, a suposição de sua existência é um exercício inútil.
Mas deus existe, apenas não há.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 15 de Setembro de 2015, 16:17:04 »
Mas deus existe, apenas não há.
Interessante. Existe porque o homem existe, como criação humana.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 15 de Setembro de 2015, 16:43:24 »

Pode ser que sejam ateus sem muita convicção à espera de uma resposta milagrosa ou alguma resposta que diminua a dor de ter que enfrentar certos fatos terríveis deste mundo selvagem.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #10 Online: 15 de Setembro de 2015, 16:57:00 »
http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2015/09/apos-parada-caraiaca-bebe-sofia-morre-nos-eua.html
.

Estava ocupado.

http://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2015/09/acidente-em-rodovia-destroi-carro-e-crianca-de-dois-anos-sobrevive.html

Sempre que vejo algum desastre natural, ou alguma tragédia humana, fico tentado a jogar esse fato na cara dos teístas. Mas raramente o faço, para não ficar usando o sofrimento alheio como arma em discussões corriqueiras. É nessas horas que tentar agir de forma mais nobre acaba nos deixando em desvantagem.

E não, não estou julgando você.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #11 Online: 15 de Setembro de 2015, 18:14:37 »
Por que D'us permitiria isso????

E porquê Ele impediria?

Cadê a bondade e sabedoria divina???

E quem disse que Deus é só bondade? Quanto à sabedoria, "inescrutáveis são os desígnios do Senhor" :twisted:
GNOSE

Offline El Elyon

• Nível 20
  • *
« Resposta #12 Online: 15 de Setembro de 2015, 18:26:17 »
.

Já que está falando em teístas e não em um secto religioso em específico, as respostas que podem dar:

1. Deus não é necessariamente Um. Henoteísmo e Politeísmo são ramos teísticos, afinal de contas - mas assumirei que estamos falando de Teísmo Monoteísta.
2. Deus não é necessariamente bondoso. Apenas alguns grupos de teístas defendem a concepção da Onibenevolência.
3. Deus não apenas não é necessariamente bondoso, mas pode ser completamente indiferente. Ele é o Arquiteto Divino, o Princípio, não a Babá Universal.
4. Deus pode ser bondoso, mas incapaz de interferir no mundo material, que é a criação de um Demiurgo inferior que aprisiona as almas humanas em dor e sofrimento.
5. Deus pode ser bondoso e capaz de interferir no mundo material, mas não o faz porque sua interferência pode resultar em males maiores (como a necessidade de Leis Naturais)
6. Deus pode ser bondoso, capaz de interferir no mundo material, e não há mal em interferir - mas ele respeita nossas escolhas por meio do Livre Arbítrio.

Em qualquer caso, leia sobre o a Teodiceia/Problema do Mal.
"As long as the Colossus stands, Rome will stand, when the Colossus falls, Rome will also fall, when Rome falls, so falls the world."

São Beda.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #13 Online: 15 de Setembro de 2015, 18:37:52 »
.

Já que está falando em teístas e não em um secto religioso em específico, as respostas que podem dar:

1. Deus não é necessariamente Um. Henoteísmo e Politeísmo são ramos teísticos, afinal de contas - mas assumirei que estamos falando de Teísmo Monoteísta.
2. Deus não é necessariamente bondoso. Apenas alguns grupos de teístas defendem a concepção da Onibenevolência.
3. Deus não apenas não é necessariamente bondoso, mas pode ser completamente indiferente. Ele é o Arquiteto Divino, o Princípio, não a Babá Universal.
4. Deus pode ser bondoso, mas incapaz de interferir no mundo material, que é a criação de um Demiurgo inferior que aprisiona as almas humanas em dor e sofrimento.
5. Deus pode ser bondoso e capaz de interferir no mundo material, mas não o faz porque sua interferência pode resultar em males maiores (como a necessidade de Leis Naturais)
6. Deus pode ser bondoso, capaz de interferir no mundo material, e não há mal em interferir - mas ele respeita nossas escolhas por meio do Livre Arbítrio.

Em qualquer caso, leia sobre o a Teodiceia/Problema do Mal.
Em todos os casos há uma relativização de Deus pela ideia do que isso deveria por excelência representar numa hierarquia divina. Pra mim "Deus" tem que ser mais ou menos como um "solvente universal."
« Última modificação: 15 de Setembro de 2015, 18:53:54 por Sergiomgbr »

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #14 Online: 15 de Setembro de 2015, 18:42:59 »
Pra mim "Deus" tem que ser mais ou menos como um "solvente universal."

Pra você, Sergio, mas lembre-se que no "Criaturismo" Deus não é só o solvente, é o soluto e a solução... :hihi:
GNOSE

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #15 Online: 15 de Setembro de 2015, 18:52:27 »
Pra mim "Deus" tem que ser mais ou menos como um "solvente universal."

Pra você, Sergio, mas lembre-se que no "Criaturismo" Deus não é só o solvente, é o soluto e a solução... :hihi:
Huashshuashuahs sim, é vero.

Offline El Elyon

• Nível 20
  • *
« Resposta #16 Online: 15 de Setembro de 2015, 19:09:36 »
Em todos os casos há uma relativização de Deus pela ideia do que isso deveria por excelência representar numa hierarquia divina. Pra mim "Deus" tem que ser mais ou menos como um "solvente universal."

Reclame com os adeptos dessas respectivas crenças por não corresponderem ao seu modelo de divindade.  :P
"As long as the Colossus stands, Rome will stand, when the Colossus falls, Rome will also fall, when Rome falls, so falls the world."

São Beda.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #17 Online: 15 de Setembro de 2015, 19:25:14 »
Não sei se foi aqui ou no bule voador, mas um religioso dizia que deus nos ama tanto que intervir nas nossas vidas seria de uma opressão tamanha que quebraria o livre arbítrio.

Algo como o Hulk tentar fazer um cafuné numa formiga.  :?

OK, beleza, só que a maioria dos religiosos trata deus como um agiota mágico

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #18 Online: 15 de Setembro de 2015, 19:32:13 »

Reclame com os adeptos dessas respectivas crenças por não corresponderem ao seu modelo de divindade.  :P
Acho o "Eu Sou" do VT , VT que pra mim aliás, fala de vários "Deus", o que soa menos relativo, na simplicidade de um "Eu Sou", parece bem abrangente.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #19 Online: 15 de Setembro de 2015, 19:33:53 »
Não sei se foi aqui ou no bule voador, mas um religioso dizia que deus nos ama tanto que intervir nas nossas vidas seria de uma opressão tamanha que quebraria o livre arbítrio.

Algo como o Hulk tentar fazer um cafuné numa formiga.  :?

OK, beleza, só que a maioria dos religiosos trata deus como um agiota mágico
Um contrasenso total, já que deuses tem um propósito muito específico de ser.

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #20 Online: 15 de Setembro de 2015, 20:06:58 »
Serem usados por espertalhões para manipular as pessoas?
GNOSE

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #21 Online: 15 de Setembro de 2015, 20:45:07 »
Sim, seria essa mais uma das inumeráveis possibilidades. Mas estou falando do modo como se tem expectativas sobre deuses.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 15 de Setembro de 2015, 21:13:21 »
Ser Deus deve ser um saco. Acho que Deus é vitima de sua própria criação que para Ele deve ser um inferno.

Offline Terráqueo

• Nível 16
  • *
  • Não me acho um gênio, mas também não um jêneo.
« Resposta #23 Online: 15 de Setembro de 2015, 21:16:26 »
Ser Deus deve ser um saco. Acho que Deus é vitima de sua própria criação que para Ele deve ser um inferno.

Na verdade, é até legal. 8-)
"A Terra é o berço da humanidade, mas ninguém pode viver no berço para sempre" - Konstantin Tsiolkovsky.

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 15 de Setembro de 2015, 21:52:54 »

Por isso que muitas vezes Ele fica irritado: tsunamis, terremotos,  doenças bizarras e para garantir condenou todos a morte!!!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!