Enquete

Deus existe? (Qualquer Deus)

Absolutamente sim
Absolutamente não
Talvez
Impossível saber

Autor Tópico: Pergunta aos teístas do forum.  (Lida 11096 vezes)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
Re:Pergunta aos teístas do forum.
« Resposta #75 Online: 17 de Setembro de 2015, 17:03:30 »
Depois desses posts estou quase acreditando em Deus.

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #76 Online: 17 de Setembro de 2015, 17:08:26 »
Essa enquete não ficou legal. Ela deveria especificar a qual deus ela se refere: se ao deus abstrato e não-falseável dos filósofos, ou à multidão de amigos imaginários/senhores da guerra/espíritos do ar etc. que os humanos tem a mania de inventar.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #77 Online: 17 de Setembro de 2015, 17:24:45 »
Essa enquete não ficou legal. Ela deveria especificar a qual deus ela se refere: se ao deus abstrato e não-falseável dos filósofos, ou à multidão de amigos imaginários/senhores da guerra/espíritos do ar etc. que os humanos tem a mania de inventar.
E qual seria objetivamente a diferença? Eu não a vejo. Todos eles, em algum nível, são personificações de aspirações humanas.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #78 Online: 17 de Setembro de 2015, 17:52:48 »
E qual seria objetivamente a diferença? Eu não a vejo. Todos eles, em algum nível, são personificações de aspirações humanas.

O "deus filosófico" não é invocado para acalmar a ansiedade existencial dos fiéis. Ele/a é construído com o objetivo de ser imune aos questionamentos dos céticos: "quem criou deus?" "Deus é a causa primeira." "Porque deus permite o mal?" "O mal é ausência do bem, fruto de livre-arbítrio humano". E blá blá blá.
Esse deus não costuma ouvir preces, não gosta de se manifestar em pessoa e não tem as crises de mau humor ou inferno astral dos deuses dos plebeus. Ele é o deus dos filósofos porque costuma ser o último recurso do crente inteligente para não perder a fé. É fácil negar a existência dos outros deuses (os Astecas pararam de fazer sacrifícios humanos e mesmo assim o mundo não acabou), já os deuses dos filósofos exigem argumentos mais sutis.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #79 Online: 17 de Setembro de 2015, 17:59:39 »

O "deus filosófico" não é invocado para acalmar a ansiedade existencial dos fiéis. Ele/a é construído com o objetivo de ser imune aos questionamentos dos céticos: "quem criou deus?" "Deus é a causa primeira." "Porque deus permite o mal?" "O mal é ausência do bem, fruto de livre-arbítrio humano". E blá blá blá.
Esse deus não costuma ouvir preces, não gosta de se manifestar em pessoa e não tem as crises de mau humor ou inferno astral dos deuses dos plebeus. Ele é o deus dos filósofos porque costuma ser o último recurso do crente inteligente para não perder a fé. É fácil negar a existência dos outros deuses (os Astecas pararam de fazer sacrifícios humanos e mesmo assim o mundo não acabou), já os deuses dos filósofos exigem argumentos mais sutis.
Tá bom, então eu te digo  que um "Deus" imune"(e todos os outros predicados, quer queira, por você citados de um "Deus filosófico") ainda assim é uma aspiração humana. Sei que vais compreender a sutileza.
« Última modificação: 17 de Setembro de 2015, 18:05:49 por Sergiomgbr »

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #80 Online: 17 de Setembro de 2015, 18:07:23 »
Você pode chamar de aspiração. Eu prefiro dizer que se trata de uma muleta psicológica. O problema é que esse deus dos filósofos costuma ser tão diferente dos deuses feijão-com-arroz dos fiéis das novenas que se torna algo praticamente alienígena, portanto menos satisfatório. Mas esse é um problema para os crentes...

Alan Watts

Offline Entropia

• Nível 22
  • *
« Resposta #81 Online: 17 de Setembro de 2015, 19:21:34 »
Eu me pergunto qual é a diferenca entre o deus "Filosófico" e um deus inexistente.  :?

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #82 Online: 17 de Setembro de 2015, 19:33:30 »
Eu me pergunto qual é a diferenca entre o deus "Filosófico" e um deus inexistente.  :?

O deus filosófico existe  como construto mental, apesar de não existir fora da mente humana. Deus só existe porque o homem pensa que pensa.
« Última modificação: 17 de Setembro de 2015, 19:57:22 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #83 Online: 18 de Setembro de 2015, 07:28:21 »

Deus não premia nem castiga  isso é coisa de humanos, Deus é o necessário a existência.
Mas é claro que "Deus" ou premia ou castiga, ou não importaria que seu nome fosse "Deus".
A gente não questiona se o Universo ou o Cosmos ou a Realidade premia ou castiga.
DEUS é a realidade independente de relativismos por isso para mim Deus é tudo, o Todo e todos.
voces não veem nada alem de matéria mecânica.
existência é igual a  ciência, sem nenhuma ciência sem existência.

Amo sofia mas, ela parece fugir de mim, de tão longe faz o meu amor platônico.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #84 Online: 18 de Setembro de 2015, 07:39:38 »

O deus filosófico existe  como construto mental, apesar de não existir fora da mente humana. Deus só existe porque o homem pensa que pensa.

vocês veem o universo como uma maquina casual complexa capaz de gerar vidas complexas

ignorar evidências  não as tornas inexistentes apenas não ciêntes

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #85 Online: 18 de Setembro de 2015, 11:34:04 »
Mas é claro que "Deus" ou premia ou castiga, ou não importaria que seu nome fosse "Deus".A gente não questiona se o Universo ou o Cosmos ou a Realidade premia ou castiga.

DEUS é a realidade independente de relativismos por isso para mim Deus é tudo, o Todo e todos.

Viu, Sergio?  O Solvente, o Soluto e a Solução...Principalmente a Solução... ::)
GNOSE

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #86 Online: 18 de Setembro de 2015, 12:23:47 »
Mas é claro que "Deus" ou premia ou castiga, ou não importaria que seu nome fosse "Deus".A gente não questiona se o Universo ou o Cosmos ou a Realidade premia ou castiga.

Viu, Sergio?  O Solvente, o Soluto e a Solução...Principalmente a Solução... ::)
Já pensou? Levanta de manhã e enfia os pés num par de deus, vai pro deus, fecha deus,  tranca deus, ops! esqueceu, volta pega deus no deus, volta pra dentro de deus, abre o deus entra debaixo de deus e se molha com deus, pega deus na deuseira, se esfrega com deus e fica todo deusado, aí se enxagua debaixo de deus enquanto vê deus escorrendo pelo deus, depois fecha deus, se enxuga com deus, depois pega deus e segura deus com uma das mãos, e com a outra espreme um pouco de deus em deus, escova os dentes com deus, gargareja deus depois cospe, depois pega deus, penteia os cabelos, e o gran finale vai conferir se tá bunitu e olha no deus e quem ele vê?

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #87 Online: 18 de Setembro de 2015, 13:24:55 »

Já pensou? Levanta de manhã e enfia os pés num par de deus, vai pro deus, fecha deus,  tranca deus, ops! esqueceu, volta pega deus no deus, volta pra dentro de deus, abre o deus entra debaixo de deus e se molha com deus, pega deus na deuseira, se esfrega com deus e fica todo deusado, aí se enxagua debaixo de deus enquanto vê deus escorrendo pelo deus, depois fecha deus, se enxuga com deus, depois pega deus e segura deus com uma das mãos, e com a outra espreme um pouco de deus em deus, escova os dentes com deus, gargareja deus depois cospe, depois pega deus, penteia os cabelos, e o gran finale vai conferir se tá bunitu e olha no deus e quem ele vê?

se não concorda e acha esta afirmação estranha  tudo bem, mas poderia me apontar onde esta a falha desta teoria ?
E se substituímos   Deus por átomos, isto altera  a ideia proposta?

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #88 Online: 18 de Setembro de 2015, 17:14:45 »

vocês veem o universo como uma maquina casual complexa capaz de gerar vidas complexas

Quais evidências?

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #89 Online: 18 de Setembro de 2015, 17:15:49 »
Aquele papo do deus sonhador ou "é tudo uma ilusão" se encaixam em qual corrente do teísmo?

Offline Larissa

• Nível 10
  • *
  • This is going to be such a nice trip!
« Resposta #90 Online: 18 de Setembro de 2015, 17:34:25 »
Aquele papo do deus sonhador ou "é tudo uma ilusão" se encaixam em qual corrente do teísmo?
Hinduísmo.
Mereceu até uma homenagem em um dos capítulos de Cosmos do Sagan.
O desejo de salvar a humanidade é quase sempre um disfarce para o desejo de controlá-la.
— H. L. Menckel

Offline Entropia

• Nível 22
  • *
« Resposta #91 Online: 18 de Setembro de 2015, 18:01:46 »
Sério, dizer que deus é uma espécie de "essência universal" é o mesmo que nada. Basicamente só está sendo adicionado um tempero especial e dando o nome de "deus" pra ele. Nao faz a mínima diferenca. Acho que pra fazer, deus no mínimo tem que ter algum tipo de consciência e ser independente.

"Deus Sazón, o último refúgio para a sua fé!"

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #92 Online: 18 de Setembro de 2015, 18:10:59 »
Sério, dizer que deus é uma espécie de "essência universal" é o mesmo que nada. Basicamente só está sendo adicionado um tempero especial e dando o nome de "deus" pra ele. Nao faz a mínima diferenca. Acho que pra fazer, deus no mínimo tem que ter algum tipo de consciência e ser independente.

Heh, faz a gente pensar numa variante do argumento do Dragão na garagem:
A: "Eu tenho um dragão na minha garagem!"
B: "Bacana! Ele tem escamas?"
A: "Não, ele tem pelos."
B: "Uh, ok. Ele voa?"
A: "Não, geralmente fica dormindo perto da janela."
B: "Sério? E ele cospe fogo?"
A: "Não, mas ele adora brincar com novelos de lã!"
B: "Espera aí! Ele tem bigodes?"
A: "Como é que você adivinhou? Ele tem sim!"
B: "Ahm... e ele por acaso mia?"
A: "É, ele costuma fazer um barulho muito parecido com um miado."
B: "Esse seu dragão... não seria por acaso um gato?"
A: "Nãonãonão. De forma alguma! Todo mundo sabe a diferença entre um gato e um dragão! Até uma criança sabe disso. Olha ele aqui!"
C: "Miaau"
B: "Beem. Pra mim ele parece um gato."
A: "Mas você não vê? Apesar dessa semelhança superficial com um gato, ele tem a essência de dragão!"
B: "Uhu. Certo. Claro. Você tem razão" (se afasta lentamente, sem dar as costas para seu interlocutor.)

Alan Watts

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #93 Online: 18 de Setembro de 2015, 18:23:20 »
 :histeria:
GNOSE

Offline pqdrochabm

• Nível 11
  • *
"Somos o projeto final do passado e o esboço do projeto do futuro."

"Não leve a vida muito a sério, pois não sairá vivo dela mesmo!"

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #95 Online: 18 de Setembro de 2015, 20:16:38 »

Quais evidências?

não se considera uma?

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #96 Online: 18 de Setembro de 2015, 20:23:50 »
Sério, dizer que deus é uma espécie de "essência universal" é o mesmo que nada. Basicamente só está sendo adicionado um tempero especial e dando o nome de "deus" pra ele. Nao faz a mínima diferenca.
acha pouco dizer que Deus é tudo ou mais lógico seria dizer que ele é o nada ?

Acho que pra fazer, deus no mínimo tem que ter algum tipo de consciência e ser independente.
exato , este seria voce , ta bom ou ainda quer mais liberdade?

por falar em fé por quais motivos perdeu a sua ?

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #97 Online: 18 de Setembro de 2015, 20:57:15 »
GNOSE

Offline pqdrochabm

• Nível 11
  • *
« Resposta #98 Online: 19 de Setembro de 2015, 08:04:07 »
não se considera uma?

:demente:

:histeria: :histeria: :histeria: :histeria:
Eu sou a evidência de existência do Papai Noel, pois recebo presentes todo ano no Natal...
"Somos o projeto final do passado e o esboço do projeto do futuro."

"Não leve a vida muito a sério, pois não sairá vivo dela mesmo!"

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #99 Online: 19 de Setembro de 2015, 15:09:14 »
não se considera uma?

:demente:

:histeria: :histeria: :histeria: :histeria:
Eu sou a evidência de existência do Papai Noel, pois recebo presentes todo ano no Natal...

ué? quem recebe presentes agora é papai noel, inversão de valores dos  tempos modernos ?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!