Autor Tópico: Político Honesto: Exemplos  (Lida 27019 vezes)

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
Re:Político Honesto: Exemplos
« Resposta #275 Online: 28 de Maio de 2016, 19:54:53 »
Outro caso relativo a ele: gasto muito acima do valor de mercado com locação de veículos.

<a href="https://www.youtube.com/v/b3QK7F_NMO4" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/b3QK7F_NMO4</a>

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #276 Online: 28 de Maio de 2016, 19:59:22 »
Sobre o trabalho escravo: http://reporterbrasil.org.br/2014/07/tio-de-ruralista-entra-na-lista-suja-do-trabalho-escravo/

O título fala só do tio dele, mas o texto fala do outro caso também e da atuação legislativa dele no sentido de aumentar a permissividade ao trabalho escravo.

É o segundo caso de trabalho escravo envolvendo a família do parlamentar. Em 2010, 26 trabalhadores foram resgatados em fazenda de propriedade de Emival Ramos Caiado, primo do deputado e irmão de Antônio. O parlamentar, que cumpre sua quinta legislatura, foi um dos 29 deputados que votaram contra a PEC do Trabalho Escravo em 2012, e tem se pronunciado em favor da mudança da definição de escravidão contemporânea na lei brasileira. Hoje, este crime está previsto no Artigo 149 do Código Penal, que inclui a caracterização de escravidão por condições degradantes e jornadas exaustivas.

Deputados e senadores da Frente Parlamentar da Agropecuária, a chamada Bancada Ruralista, da qual Ronaldo Caiado faz parte, têm defendido uma nova definição mais restrita, que contemple apenas ameaças físicas e medidas diretas de cerceamento de liberdade. A pressão por mudanças na definição levou a Organização Internacional do Trabalho (OIT) a se posicionar, em novembro de 2013, a favor do conceito atual.

É bom lembrar que várias obras feitas no governo PT como as da copa ou Belo Monte tinham inúmeros problemas com "trabalho escravo". Se querem usar isso contra Caiado estarão dando um tiro no próprio pé.

São 252 exigências para que o empregado não caia na classificação de escravo, e muitas delas são banais e quase impossíveis de se seguir. Por isso Caiado fez oposição a isso.

Mas falar que é "contra a pec do trabalho escravo" rende ódio gratuito. Afinal, quem poderia ser à favor, não é mesmo?

O Reinaldo há muito tempo tinha escrito algo à respeito:

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/pec-do-trabalho-escravo-o-capeta-disfarcado-de-boa-intencao/

Trechos:

Nesta terça, mais uma vez, “artistas” decidiram aderir a uma causa: a tal emenda que expropria propriedades rurais e urbanas caso se constante a existência de trabalho escravo ou análogo à escravidão. Os tais artistas se reuniram com a ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, e com o novo ministro do Trabalho, o ex-blogueiro (é ainda?) Brizola Neto —  o programa “Primeiro Emprego” finalmente teve seu primeiro contratado, hehe. Adiante.

É claro que os artistas são favoráveis à aprovação da emenda. Afinal, eles são contra a escravidão! Não me digam! Existe alguém no Brasil que seja favorável? Ser contra o trabalho escravo é como se declarar a favor das coisas boas. Quem, a não ser os inimigos do Batman, diz o contrário?

No dia 11 de abril de 2011, já havia tratado do assunto aqui. Se um empregado é contratado para trabalhar numa roça de café, por exemplo, e, por alguma razão, o dono da propriedade o transfere para cuidar do jardim e do gramado da sede da fazenda, isso só pode ser feito mediante exame médico aprovando a sua aptidão para o novo trabalho. Se não o fizer… A depender do humor do fiscal — e até o petista Marco Maia (RS), presidente da Câmara o admite —, o descumprimento de qualquer uma das 252 exigências pode render uma infração de “trabalho análogo à escravidão”. E o proprietário rural está lascado. Entra na lista negra do crédito, expõe-se ao pedido de abertura de inquérito pelo Ministério Público etc. Com a nova lei, pode até perder a propriedade.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #277 Online: 28 de Maio de 2016, 20:00:46 »
Outro caso relativo a ele: gasto muito acima do valor de mercado com locação de veículos.

<a href="https://www.youtube.com/v/b3QK7F_NMO4" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/b3QK7F_NMO4</a>

<a href="https://www.youtube.com/v/R38-4t36XYQ" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/R38-4t36XYQ</a>
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #278 Online: 28 de Maio de 2016, 20:01:34 »

Uma parte significativa, provavelmente a maior parte dos casos de trabalho escravo no Brasil não ocorrem mediante esse tipo de ameaça. Os patrões estabelecem contratos dúbios com os funcionários e fornece a eles mantimentos, roupas ou equipamentos a serem pagos depois, que depois acabam se tornando uma dívida impossível de pagar porque o trabalhador continua tendo que realizar novas compras do patrão para poder subsistir. É uma modalidade de escravidão por dívidas, sem violência explícita e apenas com ameaças veladas e terror psicológico.  Pela proposta do Caiado, escravidão basicamente seria apenas aquela modalidade "Brasil Colônia", onde há uso de violência concreta, prisão, etc. E dados os casos na família dele, é difícil lhe conceder esse benefício da boa intenção.

Já está tipificado como crime esse sentido de escravidão/análogo mais abrangente?

Eu imagino (por otimismo) que esse "escravo por contrato sacana" já seja ilegal ("contrato leonino"), qualquer que seja exatamente a categoria do criminoso.

Então não acho que haja de fato essa proposta de "aumentar a permissividade da escravidão", não está legalizando ou amenizando nada do que já existir contra isso -- além de provisões contra "contratos leoninos", provavelmente toda a legislação trabalhista.

Seria no máximo não ter expropriação de terras onde trabalham como pena para qualquer coisa análoga a escravidão, considerando que isso devesse ser restrito a condições mais estritas, coercivas, de escravidão.

<a href="https://www.youtube.com/v/7a6jA7AbxNM" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/7a6jA7AbxNM</a>

<a href="https://www.youtube.com/v/KI-5thvdisE" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/KI-5thvdisE</a>

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #279 Online: 28 de Maio de 2016, 20:09:55 »

<a href="https://www.youtube.com/v/R38-4t36XYQ" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/R38-4t36XYQ</a>

Não entendi o motivo desse vídeo. O pedido de desculpa é porque o Lúcio Big (do primeiro vídeo) mostrou os gastos durante o período inteiro de atuação parlamentar do Caiado e esse imbecil do segundo vídeo pensou que eram gastos relativos a um ano só. O pedido de desculpas é por isso. O vídeo original continua valendo.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #280 Online: 28 de Maio de 2016, 20:13:05 »
 O Caiado gasta menos que muitos outros políticos com aluguéis de automóveis. Não faz sentido tentar de alguma forma sujar a imagem dele como se ele fosse o problema.

Seria interessante fazer uma comparação com outros políticos.

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #281 Online: 28 de Maio de 2016, 20:17:24 »
Sobre o trabalho escravo: http://reporterbrasil.org.br/2014/07/tio-de-ruralista-entra-na-lista-suja-do-trabalho-escravo/

O título fala só do tio dele, mas o texto fala do outro caso também e da atuação legislativa dele no sentido de aumentar a permissividade ao trabalho escravo.

É o segundo caso de trabalho escravo envolvendo a família do parlamentar. Em 2010, 26 trabalhadores foram resgatados em fazenda de propriedade de Emival Ramos Caiado, primo do deputado e irmão de Antônio. O parlamentar, que cumpre sua quinta legislatura, foi um dos 29 deputados que votaram contra a PEC do Trabalho Escravo em 2012, e tem se pronunciado em favor da mudança da definição de escravidão contemporânea na lei brasileira. Hoje, este crime está previsto no Artigo 149 do Código Penal, que inclui a caracterização de escravidão por condições degradantes e jornadas exaustivas.

Deputados e senadores da Frente Parlamentar da Agropecuária, a chamada Bancada Ruralista, da qual Ronaldo Caiado faz parte, têm defendido uma nova definição mais restrita, que contemple apenas ameaças físicas e medidas diretas de cerceamento de liberdade. A pressão por mudanças na definição levou a Organização Internacional do Trabalho (OIT) a se posicionar, em novembro de 2013, a favor do conceito atual.

É bom lembrar que várias obras feitas no governo PT...

Lei de Clube Cético: toda discussão sobre qualquer político ou partido não petista tende a se tornar uma discussão sobre como o PT é pior que o político ou partido em questão após algumas mensagens.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #282 Online: 28 de Maio de 2016, 20:17:32 »
O Caiado gasta menos que muitos outros políticos com aluguéis de automóveis. Não faz sentido tentar de alguma forma sujar a imagem dele como se ele fosse o problema.

Seria interessante fazer uma comparação com outros políticos.

http://noticias.terra.com.br/brasil/politica/sobe-gasto-com-maquiagem-e-penteado-para-falas-de-dilma-na-tv,0dfc644ae708f310VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html

O gastos para arrumar o cabelo e maquiar a presidente Dilma Rousseff para as suas aparições em rede nacional de TV aumentou. Até a última sexta-feira, foram 14 aparições. De acordo com levantamento da Folha de S. Paulo sobre 12 orçamentos para esse tipo de serviço, nos nove primeiros, preparar o visual presidencial custou R$ 400. O governo pagou, nas três aparições de dezembro de 2012 a março deste ano, em cada vez, R$ 3.125, ou seja, uma alta de 681%.

...

A culpa disso é do machismo. A própria presidenta, a mulher mais poderosa do país, acaba tendo que se submeter à ditadura dos valores machistas da sociedade patriarcal. Sem isso, imagine só quanto mais deboche não seria promovido por tipos como o "Arcanjo Lúcifer", que, em sua misoginia, não se cansa de tentar imputar à presidenta qualidades masculinas? Como se dissesse, "lugar de mulher é no máximo na cozinha do Palácio do Planalto".

Lei de Clube Cético: toda discussão sobre qualquer político ou partido não petista tende a se tornar uma discussão sobre como o PT é pior que o político ou partido em questão após algumas mensagens.

É sempre (ou quase) relevante essa comparação, dado que talvez também quase sempre as acusações aos membros de partidos não-petistas estarão sendo feitas em tentativa de "contraste" ao PT, se não diretamente pelo forista, pelas fontes que atacam aos não-petistas. Parte do "acuse-os do que você faz; xingue-os do que você é".

O panorama geral é muito lastimável. Minha assunção geral é que sempre os petistas estarão longe de ser tão bons quanto seus defensores afirmam, e os atacados por petistas estarão longe de ser tão maus quanto acusados. Ao mesmo tempo, é sempre bem provável que os defensores de não-petistas estejam reflexivamente relevando coisas ou varrendo para baixo do tapete, também. Não dá para confiar em ninguém.

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #283 Online: 28 de Maio de 2016, 20:27:05 »
É sempre (ou quase) relevante essa comparação, dado que talvez também quase sempre as acusações aos membros de partidos não-petistas estarão sendo feitas em tentativa de "contraste" ao PT, se não diretamente pelo forista, pelas fontes que atacam aos não-petistas. Parte do "acuse-os do que você faz; xingue-os do que você é".

O panorama geral é muito lastimável. Minha assunção geral é que sempre os petistas estarão longe de ser tão bons quanto seus defensores afirmam, e os atacados por petistas estarão longe de ser tão maus quanto acusados. Ao mesmo tempo, é sempre bem provável que os defensores de não-petistas estejam reflexivamente relevando coisas ou varrendo para baixo do tapete, também. Não dá para confiar em ninguém.

Mas o contexto deste tópico é que o nome do Ronaldo Caiado foi sugerido para ser colocado na lista de políticos honestos. A comparação seria relevante se eu ou qualquer outro forista estivesse defendendo a inclusão no nome de algum petista na lista, e aí sim caberia comparação. Neste tópico, é apenas uma falácia de fuga do tema.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #284 Online: 28 de Maio de 2016, 20:30:11 »
Acho que fugas no tema no sentido de "é bom lembrar" não são tão "fugas", nem prejudiciais (se não se prolongar demais). A impressão colateral que fica sem isso é de um cara "isolado" como sujo, e os "bons" do outro lado, quando estes podem ser tão culpados quanto do que o outro é acusado.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #285 Online: 28 de Maio de 2016, 20:33:24 »

Mas o contexto deste tópico é que o nome do Ronaldo Caiado foi sugerido para ser colocado na lista de políticos honestos. A comparação seria relevante se eu ou qualquer outro forista estivesse defendendo a inclusão no nome de algum petista na lista, e aí sim caberia comparação. Neste tópico, é apenas uma falácia de fuga do tema.

Eu fiz um esforço no texto para não parecer um mero tu quoque. O que quis dizer é que a crítica de que Caiado defende a escravidão é vaga e falaciosa. E que aqueles que acusam ele disso geralmente são defensores do PT. E nesse assunto, o telhado do PT é de vidro muito mais quebradiço. Seria um caso de dois pesos e duas medidas.

Não foi pra você o aviso, fique tranquilo.

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #286 Online: 28 de Maio de 2016, 20:36:01 »
A mim a impressão que fica é que as críticas só são aceitas como legítimas quando endereçadas ao PT e partidos de esquerda. Quando são contra os partidos de oposição são apenas uma tentativa de "sujar a imagem" dos políticos, já que o PT faz igual e eu estou claramente fazendo críticas à oposição para defendê-lo.

Pode até não ter sido um "tu quoque" intencional, mas em um fórum onde a quase totalidade dos tópicos de política já são naturalmente anti-PT, esse tipo de comentário em um dos poucos momentos de crítica a um político da oposição não tem como ser interpretado como outra coisa.

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #287 Online: 28 de Maio de 2016, 20:38:36 »
Ainda sobre o texto do Reinaldo Azevedo, o link que ele coloca para conferirmos as informações não funciona, e ainda não sei exatamente quais são os itens "impraticáveis" propostos pela lei. Além disso, bastaria o Caiado propor modificações nesses itens específicos ao invés de votar contra a PEC como um todo. Pelas informações disponíveis, aparenta mesmo que ele quis apenas proteger os parentes que se utilizam desse tipo de mão de obra.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #288 Online: 28 de Maio de 2016, 20:41:30 »
A mim a impressão que fica é que as críticas só são aceitas como legítimas quando endereçadas ao PT e partidos de esquerda. Quando são contra os partidos de oposição são apenas uma tentativa de "sujar a imagem" dos políticos, já que o PT faz igual e eu estou claramente fazendo críticas à oposição para defendê-lo.

Não. Todas as críticas contra Caiado apresentadas são incompletas ou retiradas de contexto.

Veja aqui os senadores que mais gastaram em 2015:

Caiado parece ter gasto uns 230 mil no mesmo período.

Mas se eu isolar só o gasto dele, posso transformá-lo num mau exemplo.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #289 Online: 28 de Maio de 2016, 20:43:05 »
Ainda sobre o texto do Reinaldo Azevedo, o link que ele coloca para conferirmos as informações não funciona, e ainda não sei exatamente quais são os itens "impraticáveis" propostos pela lei. Além disso, bastaria o Caiado propor modificações nesses itens específicos ao invés de votar contra a PEC como um todo. Pelas informações disponíveis, aparenta mesmo que ele quis apenas proteger os parentes que se utilizam desse tipo de mão de obra.

Aparenta de fato. Mas só isso não serve.

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #290 Online: 28 de Maio de 2016, 20:44:04 »

Não. Todas as críticas contra Caiado apresentadas são incompletas ou retiradas de contexto.

Veja aqui os senadores que mais gastaram em 2015:

Caiado parece ter gasto uns 230 mil no mesmo período.

Mas se eu isolar só o gasto dele, posso transformá-lo num mau exemplo.

Eu não disse que ele é "um dos que mais gastaram". Eu postei o vídeo dizendo que ele gastou um valor muito acima do valor de mercado com a locação dos veículos, e na locadora que coincidentemente é de um amigo pessoal dele. Não estou nem aí se ele foi um dos que mais gastou, não é competição para ver quem é mais desonesto. Ele fez isso e já considero que seja o suficiente para classificá-lo como desonesto. Se tem gente que fez ainda pior, pra mim podem ir todos para a mesma cela.

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #291 Online: 28 de Maio de 2016, 20:46:13 »
Você está propondo uma flexibilização da ética totalmente descabida. Tudo bem o cara fazer coisas desonestas, afinal tem gente que faz pior. Não vamos "sujar a imagem" dele por causa de algumas centenas de milhares de reais usados de forma ilícita.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #292 Online: 28 de Maio de 2016, 20:54:54 »
Você está propondo uma flexibilização da ética totalmente descabida. Tudo bem o cara fazer coisas desonestas, afinal tem gente que faz pior. Não vamos "sujar a imagem" dele por causa de algumas centenas de milhares de reais usados de forma ilícita.

Desonesto é você falando que eu disse isso.

A questão da verba de gabinete é justamente algo que não é roubo, então dizer que ele gastou mais ou menos do que devia, desde que esteja dentro do orçamento, não faz dele um sujeito desonesto.

Se o gasto foi irregular, então estou errado em defendê-lo. Mas não parece ter sido o caso.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #293 Online: 28 de Maio de 2016, 20:57:32 »

Se eu te dou um vale-refeição e você gasta todo ele no restaurante do seu amigo, você é desonesto?

Entende como isso é complicado de julgar?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #294 Online: 28 de Maio de 2016, 21:12:57 »

http://www.guiatrabalhista.com.br/legislacao/nr/nr31.htm

Pelo citado no texto, fica sugerido que beliches com separação de 90cm entre as camas de baixo e de cima já poderiam configurar "analogia à escravidão". Fica principalmente a cargo do "bom senso" dos fiscais.

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #295 Online: 28 de Maio de 2016, 21:13:04 »

Se eu te dou um vale-refeição e você gasta todo ele no restaurante do seu amigo, você é desonesto?

Se há um restaurante do lado que vende a mesma comida, com a mesma qualidade, por um preço inferior, sim, eu estou sendo extremamente desonesto de usar dinheiro público para gastar mais no restaurante do meu amigo.

Repare como essa sua flexibilização também pode ser usada contra coisas que você defende. Por exemplo, eu sou uma presidenta petista chamada Dilma e tenho alguns milhões de reais para investir em propaganda. Você vê problema em eu investir em jornais, revistas e canais de TV de amigos meus? Eu tenho alguns milhões de reais para investir em projetos culturais. Você vê problema de eu investir em projetos de amigos meus?

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #296 Online: 28 de Maio de 2016, 21:13:50 »

Pelo citado no texto, fica sugerido que beliches com separação de 90cm entre as camas de baixo e de cima já poderiam configurar "analogia à escravidão". Fica principalmente a cargo do "bom senso" dos fiscais.

Seria o caso de tentar impugnar esses itens problemáticos especificamente.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #297 Online: 28 de Maio de 2016, 21:17:18 »

Seria o caso de tentar impugnar esses itens problemáticos especificamente.

Não acho que faça sentido essa "rota" de ações pela divergência, pois a PEC, efetivada, deve vigorar imediatamente (imagino), enquanto continua lá essa outra legislação toda que dá essa margem questionável ao que seria "escravidão" ou análogo.

Então o meio mais rápido de sanar isso ao mesmo tempo em que se ACEITA penas mais fortes contra escravidão, é exigir já na PEC mesmo, definição mais precisa de escravidão. Já se teria penas mais graves para escravidão estrita imediatamente, enquanto se pode mais tarde sanar os problemas da legislação sobre análogos. Do contrário se tem a legislação mais punitiva para situações descabidas e a necessidade de acertar isso apressadamente.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #298 Online: 28 de Maio de 2016, 21:21:55 »

Se há um restaurante do lado que vende a mesma comida, com a mesma qualidade, por um preço inferior, sim, eu estou sendo extremamente desonesto de usar dinheiro público para gastar mais no restaurante do meu amigo.

Repare como essa sua flexibilização também pode ser usada contra coisas que você defende. Por exemplo, eu sou uma presidenta petista chamada Dilma e tenho alguns milhões de reais para investir em propaganda. Você vê problema em eu investir em jornais, revistas e canais de TV de amigos meus? Eu tenho alguns milhões de reais para investir em projetos culturais. Você vê problema de eu investir em projetos de amigos meus?

Não acho que o PT é desonesto gastando isso. Só acho imoral. Acho desonesto criar esses ministérios e verbas para este fim, atuando no congresso para aprovar esse tipo de coisa.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #299 Online: 28 de Maio de 2016, 21:25:23 »
Acho possivelmente mais desonesta essa utilização de dinheiro já que você pode estar comprando mais do que algo como "transporte", "alimentação", coisas com efeitos bem mas limitados -- está comprando o noticiamento daquilo que faz ou deixa de fazer.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!