Hoje, tá brabo.
Sento a bunda na cadeira e já tenho que sair de novo.
Vou ter que escrever rápido.
O movimento tem mesmo vários pontos positivos e repito: eu fui em TODAS as manifestações, junto a eles, que ocorreram nos meus arredores. Isso os torna "heróis"? Nah, simplesmente por não ser suficiente, e também pelas (algumas) problemáticas apontadas.
O heroísmo dos caras nem está na participação nessas mobilizações, novamente, as maiores e mais pacíficas dos últimos anos.
O heroísmo deles está muito mais no novo paradigma de luta, que nem se pode dizer de luta pacífica porque eles não revidaram. Nem houve luta física.
Tratou-se de ganhar apanhando. E na altíssima e enorme coragem de ficar de costas para quem já fez o diabo em manifestações violentas, com pedras, foices, facões e rojões.
Com isso, eles inauguram aqui um novo paradigma que o PT vai rebolar para encontrar uma forma de vencer: ganhar apanhando, sem armas, sem violência, sem quebra-quebra.
Eu já tinha visto coisa parecida no filme Ghandi, que muito me emocionou ao ver os oficiais ingleses esbofeteando seguidores do mestre e partidários da não-violência, que apanhavam silenciosamente.
Eu nem imaginava que iria testemunhar isso nos dias de hoje.
Pare um pouco para pensar.
Isso é inédito!
Isso é a mais pura demonstração de que o debate deve ocorrer no campo das ideias e nunca da força física.
Somente essa atitude já dá uma dimensão toda nova à luta, necessariamente no campo das ideias.
A luta da força física é para quando já não há mais argumentos.
Mas isso pode mesmo ser subjetivo. Eu tenho cá meus heróis, também.
Não quero pureza, eu apontei a não pureza contra uma tentativa de glorificação que... eu achei um exagero prejudicial. Depois dessas a validade das suas análises fica abalada, na minha sozinha opinião. Pq deixa claro o tom emocional e quase paternal.
Eu posso apontar milhares de heróis que não são puros.
Tem o caso do presidiário que doou o rim para uma adolescente às portas da morte.
Tem o caso do rapaz carroceiro que pulou no poço de jacarés para salvar a criança que caiu lá.
Tem uma infinidade de casos de pessoas comuns, não puras, que foram grandes heróis e deixaram gratidão para muita gente em apuros.
Todos eles foram heróis. E talvez nenhum seja puro. Ninguém é.
Você vai encontrar pureza nos heróis da Marvel. Super-Homem, Batman, sei lá.
Eles não moram no nosso planeta.
Minha crítica pode sim ter esvaziado.
Não apelei a perfeição do paraíso. Só acho que se faz mister apontar as falhas do movimento até para aprimorá-lo. Endeusar pode ser no final das contas prejudicial para o meu e seu sonhos de um Brasil melhor e, parte disso, sem Dilma.
Quando você e Pilantrólogo falam de Eduardo Cunha no meio de um debate sobre agressão, fica parecendo o seguinte:
O cara é baleado na porta da padaria e o delegado chega e se ajoelha ao lado dele e pergunta se ele apoia Dilma ou Aécio.
O delegado não se preocupa com o criminoso em fuga, mas vai ao ouvido da vítima, ensanguentada no chão, e pergunta se os ideais dela são puros.
É a mesma coisa. Os bandidos agiram em cima de cidadãos de bem e vocês vêm perguntar se a vítima apoia Eduardo Cunha.
E os mortadelas voltando para casa, se rejubilando pelas pancadas que deram.
E vocês querem saber se o MBL tem ideais puros.
O gramado é imenso.
O MTST chegou nos ônibus e seguiu em marcha batida para cima do acampamento!
O que isso significa? O que isso quer dizer?
Chegaram lá, invadiram o acampamento, acenderam e estouraram rojões ameaçadores e depois partiram para as vias de fato, empurrando, distribuindo tabefes e causando clima de terror.
Ah, mas não! Será que eles apoiam Cunha? Será que eles são puros?
Pelamordedeus...
Repito:
Mas não são puros. Você é puro, Johnny Cash?
Você quer chutar?
Eu chuto: você é tão puro quanto eu.
Empatamos.