Considerando isto, me diga quais ganhos e quais perdas reais imediatas (e futuras) os donos da Globo, da Record, e do SBT, teriam ao divulgar isso?
Nem sei direito por que me vi tentado a responder isso...
Seja como for...
Pelo jeito, você não entende o que significa "Jornalismo".
Eu entendo o que você fala de "poder" e "dinheiro".
Concordo até com alguns aspectos. E relembro as velhas frases "Aos diabos com o poder que não pode" ou "Triste do poder que não pode".
Poder é poder e pronto. Ele atropela e amordaça. Ele vence, acima de valores morais e éticos. Eu sei disso.
O dinheiro também é o eixo onde gira o mundo. Claro que sim. Eu também sei.
Mas você demonstra para todos nós que não conhece o conceito "Jornalismo".
Repórter corre atrás da notícia. Repórter precisa de furos, de fatos originais para relatar. Isso é o combustível do jornalismo.
O que aconteceu na quarta-feira foi notícia. Foi relevante e fez ferver as redes sociais desde aquele dia.
Imagine agora se tivesse sido o contrário. Monte o quadro na sua mente: trabalhadores sem terra do MST estavam acampados no gramado do Congresso e foram agredidos por integrantes do Movimento Brasil Livre que defende o
impeachment da presidente.
Imagine essa cena aí acima. E agora imagine a sofreguidão da imprensa para cobrir o caso.
O MBL e o Vem Pra Rua, entre outros, NÃO defendem a intervenção militar nem o radicalismo extremo que muitos propagam por aí. Eles são radicalmente contra isso, tanto que expulsaram na terça-feira esses grupos que queriam se juntar ao acampamento. Repetindo: grupos defensores de intervenção militar e extrema direita foram expulsos do acampamento dos movimentos a favor do
impeachment. Você chegou a saber disso? Alguém mais soube?
Nem isso estão
divulgando noticiando.
Pois é.
O que está havendo é um movimento deliberado para abafar esses grupos, para não dar espaço nem divulgação ao que eles pregam, como uma forma de sufocar e matar de inanição.
Agora vem o "por quê".
Você diz que a imprensa não ganhariam dinheiro ao divulgar o que aconteceu.
O que ganham a imprensa ao divulgar que
furão, macaco e papagaio deprimidos fogem de circo na Sibéria? Em numerário, por favor, JJ, me diga, quantos reais o G1 ganha com essa notícia? Diga-me o valor em número, e não em conversa furada. Quanto ganha? Mesmo assim, a notícia saiu. Está lá no G1.
O que a imprensa estaria fazendo com o que ficou conhecido como A Batalha do Gramado não seria
"divulgação", não.
Se você sabe a diferença entre divulgação e notícia, eu não terei o trabalho de explicar.
Se não sabe, eu também não vou ter esse trabalho.
O governo federal possui muitos contratos de empresas públicas nas TVs comerciais. Eu vejo o Bom Dia Brasil todo santo dia e vejo o Banco do Brasil bancar a entrada do programa desde a década de 90 do século passado. E assim, muitos outros programas de todas as TVs. O SBT foi ameaçado de perder vários contratos com o governo quando Rachel Sheherazade passou a fazer críticas mais contundentes à incompetência e mentira do atual governo. Sílvio Santos, que de bobo nada tem, conversou com a jornalista e fê-la se calar. O governo vem ameaçando a Globo e outras a baixar o tom e há uma determinação explícita para NÃO cobrir os movimentos a favor do
impeachment. Sabe por quê? Porque, caso seja mesmo deflagrado o processo, a opinião pública estará de olho ao voto aberto de cada parlamentar. Com a popularidade da presidente
abaixo do volume morto, você pode imaginar o estrago. Ninguém vai querer se queimar na antessala de um ano eleitoral como será o de 2016.
Por tudo isso, devemos contar unicamente com a Internet, que ainda é livre, para noticiar o que está acontecendo.
Como eu disse em outro comentário, essa será mais uma mancha na imprensa brasileira. Algumas ocorreram no período da ditadura e a própria Globo já fez
mea culpa. Daqui a uns anos, nossos filhos e netos irão ler outro
mea culpa.
Eles não terão imagens próprias nem cobertura apropriada feita na hora e no local dos eventos, que serão registrados nas páginas da história unicamente por amadores, graças à Internet.