Autor Tópico: Essa é a tal da "dívida histórica"???  (Lida 8979 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re:Essa é a tal da "dívida histórica"???
« Resposta #75 Online: 01 de Novembro de 2015, 00:43:21 »
Bem lembrado.

Caso sejam visitados por cobradores de almas, NÃO ABRAM A PORTA. Eles NÃO TÊM O DIREITO de te desalmar. Qualquer ritual de desalmamento NÃO FOI implementado como política do governo e só pode ser feito com consenso do doador.

Offline Pilantrólogo

• Nível 17
  • *
« Resposta #76 Online: 02 de Novembro de 2015, 08:39:29 »
[...]

Obrigado, Geo. Espero que o resultado dessa discussão melhore a qualidade da moderação e consequentemente o fórum.

Pegando esse gancho, aproveito para apontar a enorme diferença entre as abordagens do moderador Geotecton e do moderador Gaúcho em casos recentes envolvendo fotopostagens.
Entre as pautas da supracitada discussão, há de ser incluída a questão da consistência entre as ações dos moderadores.

Ao meu ver, da maneira como foi aplicado, esse cartão representa um new low. Um demérito para a moderação. Uma atitude na qual ninguém deveria se espelhar.
"(...) the future is already here. It's just not very evenly distributed." - William Ford Gibson

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #77 Online: 02 de Novembro de 2015, 12:45:06 »
Eu já fiz foto-postagem e nem se quer sabia que a moderação punia isso, pois como alguns disseram, isso nem se quer está no Regimento Interno do fórum como regra a ser seguida. Além do mais, eu nunca fui punido e até hoje nem tinha visto alguém ser punido por fazer isso. E pelo que me parece, as regra de conduta de como um forista deve portar ao fazer postagens com fotos-imagens, e como um moderador deve proceder em situações como essas, não está muito clara, isso tudo aliado ao fato de não existir uma regra explícita no Regimento Interno do fórum a respeito de foto-postagens só evidenciam a falha deste procedimento de punir quem realiza foto-postagem.

Abraços!
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #78 Online: 02 de Novembro de 2015, 19:48:45 »
Eu já fiz foto-postagem e nem se quer sabia que a moderação punia isso, pois como alguns disseram, isso nem se quer está no Regimento Interno do fórum como regra a ser seguida. Além do mais, eu nunca fui punido e até hoje nem tinha visto alguém ser punido por fazer isso. E pelo que me parece, as regra de conduta de como um forista deve portar ao fazer postagens com fotos-imagens, e como um moderador deve proceder em situações como essas, não está muito clara, isso tudo aliado ao fato de não existir uma regra explícita no Regimento Interno do fórum a respeito de foto-postagens só evidenciam a falha deste procedimento de punir quem realiza foto-postagem.

Abraços!

Eu entendo assim a questão, a foto postagem se caracteriza como trolagem? Se sim, não precisa nem de regra.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #79 Online: 02 de Novembro de 2015, 19:59:04 »
Ah sim, muito conveniente. Se a fotopostagem parece trollismo...  "Está com demônio. Queimem-no".
Até onde eu sei eu não sei.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #80 Online: 02 de Novembro de 2015, 20:06:57 »
Ah sim, muito conveniente. Se a fotopostagem parece trollismo...  "Está com demônio. Queimem-no".

Exatamente, pior coisa que um fórum pode ter é trollismo, aquilo que você cansou de fazer com cientista.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #81 Online: 02 de Novembro de 2015, 20:19:35 »
Para  oportunistas nada melhor do que conviver em um ambiente onde aparências servem como argumento e a mediocridade e o obscurantismo prevalecem.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #82 Online: 02 de Novembro de 2015, 21:18:31 »
Vou resumir:

Regimento Interno: §4º - Todo forista é o único responsável pelo conteúdo das postagens de sua autoria, respondendo individualmente por eventual dano que praticar a terceiros, sem prejuízo da responsabilidade criminal;

É claro que o conteúdo da mensagem pode incluir qualquer coisa, inclusive fotopostagem.

É direito de todo forista: VI – Ter plena liberdade para manifestação de sua opinião desde que, esta não viole as disposições deste Regimento ou da legislação pátria;

Não existe uma regra contra fotopostagem no Regimento Interno.
Não existe manifestação do conselho no site para consulta pelos foristas sobre fotopostagem.

Regimento interno: Art. 16 – É vedado aos Moderadores:
I – Abusar das prerrogativas e poderes conferidos pelos seus cargos;

Moderadores emitem cartões para punir fotopostagens baseados numa regra inexistente, que é abuso de poder. O moderador não tem o direito de punir fotopostagens apenas porque não gosta de fotopostagens. Na falta de um entendimento consensual  pelo conselho, definir para si o que é fotopostagem para basear seu julgamento e aplicar penalidades também é abuso de poder.

Logo, todos os cartões emitidos contra fotopostagens deveriam ser cancelados e os respectivos moderadores punidos por abuso de poder.

Fotopostagem é uma forma de expressão e deve ser garantida como direito de todos os foristas. Fotopostagem não é trolismo, mas pode ser utilizada como trolismo, como qualquer outra forma de expressão. O fórum possui regras claras contra trolismo e mensagens com fotopostagens devem ser punidas quando violam essas regras.

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #83 Online: 02 de Novembro de 2015, 21:24:23 »
Concordo, mas que punição receberiam os moderadores que aplicaram punições em foristas que fizeram foto-postagens (que não violavam nenhuma das regras do regimento interno do fórum)?
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #84 Online: 02 de Novembro de 2015, 21:26:55 »

Exatamente, pior coisa que um fórum pode ter é trollismo, aquilo que você cansou de fazer com cientista.

E você com o Agnóstico, sempre fingindo que não via o óbvio apesar de todas as evidências apresentadas.

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #85 Online: 02 de Novembro de 2015, 21:41:55 »
Concordo, mas que punição receberiam os moderadores que aplicaram punições em foristas que fizeram foto-postagens (que não violavam nenhuma das regras do regimento interno do fórum)?

É mais uma falha do Regimento Interno, mas no caso, acho que nenhuma, pois um mínimo de autocrítica por parte dos moderadores envolvidos seria suficiente para concluir sobre a entrega do cargo. Diferente disso, é um assunto que só compete ao conselho.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #86 Online: 02 de Novembro de 2015, 21:45:00 »

Fotopostagem é uma forma de expressão e deve ser garantida como direito de todos os foristas. Fotopostagem não é trolismo, mas pode ser utilizada como trolismo, como qualquer outra forma de expressão. O fórum possui regras claras contra trolismo e mensagens com fotopostagens devem ser punidas quando violam essas regras.
O fórum possivelmente não possui regras tão claras contra trollismo, até porquê uma acusação de trollismo advém essencialmente de um juízo de valor.

Criei este tópico

../forum/topic=29463.0.html#msg871643

para quem quiser fazer suas reflexões a respeito da questão.
« Última modificação: 02 de Novembro de 2015, 22:16:31 por Sergiomgbr »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #87 Online: 02 de Novembro de 2015, 22:10:38 »

O fórum possivelmente não possui regras tão claras contra trollismo, até porquê uma acusação de trollismo advém essencialmente de um juízo de valor.

Criei este tópico

../forum/action=post;board=23.0.html

Você tem razão. Não se pode afirmar que existem regras claras contra trolismo.

O link está errado.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #88 Online: 02 de Novembro de 2015, 22:17:17 »

Criei este tópico

../forum/action=post;board=23.0.html

Você tem razão. Não se pode afirmar que existem regras claras contra trolismo.

O link está errado.
Já arrumei, ../forum/topic=29463.0.html#msg871643

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #89 Online: 02 de Novembro de 2015, 22:44:12 »
Outro ponto para reflexão:

Art. 23 – É direito de todo forista:
VII – Editar as próprias mensagens no prazo de três dias da sua postagem;

No meu entendimento, toda mensagem, mesmo que seja irregular, isto é, quando é contra as regras do fórum, conta com um prazo de 3 dias para ser editada. Quando um forista é punido com cartão em até 3 dias a partir da publicação da mensagem, a moderação está tirando o direito assegurado ao forista voltar atrás e consertar a mensagem a tempo de evitar o cartão, o que também pode ser interpretado como abuso de poder do moderador.

O certo, de acordo com o regimento, diante de uma mensagem que infringe regras, é primeiro advertir, respeitar o direito de 3 dias que o forista tem para editar sua mensagem e, se não acontecer a retificação da mensagem, penalizar o infrator.
« Última modificação: 02 de Novembro de 2015, 22:46:49 por Gigaview »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #90 Online: 02 de Novembro de 2015, 23:01:45 »
Bancando o advogado do diabo (?) ou, meu próprio promotor (nem exatamente), acho que a possibilidade de editar em três dias não quer dizer que são três dias para "carta branca". Só que passados esses três dias, não dá mais para editar, para não acabar ficando confuso, dependendo da edição que alguém queira fazer.

Se não trolls iriam explorar esse loophole, postar "SEU BANDO DE FDPS PQPS DO C#!@#!@# VÃO TODOS TOMAR NOS SEUS C*S!!!!!11111", depois de três dias, editam, e fica tudo numa boa.

Mas se quiserem eu edito a mensagem, se ainda houver tempo, e coloco o emoticon de "facepalm" em vez da imagem, por falar nisso...

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #91 Online: 02 de Novembro de 2015, 23:13:30 »
Acho correto esse ponto sobre os 3 dias possíveis para edição, do advogado do diabo. Acho que não cabem bem como uma situação de 3 dias possíveis para arrependimento e alteração de conteúdo.

De toda forma, eu, enquanto forista, acredito que até existem poucos cartões e que deveriam ser mais aplicados, em contrapartida os banimentos/expulsões permanentes deveriam ser abolidas. Acho a reação muito exagerada frente a cartões, ao passo em que a exclusão definitiva de membros parece receber pouca atenção. Talvez realmente demonstre a existência de "times" ou "clubes menores" dentro do CC, o que é natural em qualquer tipo de agremiação/congregação.

No caso da fotopostagem aqui, não achei bem que se tratou de uma, propriamente dizendo. Era apenas um post, com resposta que continha também um meme. Mas, repetindo, achei exagerada a reação sobre o cartão.

Acho que a discussão sobre a dívida histórica deveria ser retomada.
« Última modificação: 02 de Novembro de 2015, 23:16:03 por Johnny Cash »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #92 Online: 02 de Novembro de 2015, 23:17:28 »
Bancando o advogado do diabo (?) ou, meu próprio promotor (nem exatamente), acho que a possibilidade de editar em três dias não quer dizer que são três dias para "carta branca". Só que passados esses três dias, não dá mais para editar, para não acabar ficando confuso, dependendo da edição que alguém queira fazer.

Se não trolls iriam explorar esse loophole, postar "SEU BANDO DE FDPS PQPS DO C#!@#!@# VÃO TODOS TOMAR NOS SEUS C*S!!!!!11111", depois de três dias, editam, e fica tudo numa boa.

Mas se quiserem eu edito a mensagem, se ainda houver tempo, e coloco o emoticon de "facepalm" em vez da imagem, por falar nisso...

Não estou bancando nada, apenas querendo melhorar fomentando o esclarecimento de algumas situações. Não sou seu promotor nem seu advogado. Como disse apenas achei o seu cartão injusto, tal qual o meu único cartão amarelo no CC que ganhei há vários anos do Snow por fotopostagem.

Do jeito que está escrito no regimento a minha interpretação faz sentido e é lógico que a falha está no regimento para que não aconteça o que você apontou. Dei esse exemplo para mostrar que é possível complicar quando uma regra parte do princípio que o infrator deve interpreta-la com bom senso.
« Última modificação: 02 de Novembro de 2015, 23:19:56 por Gigaview »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #93 Online: 02 de Novembro de 2015, 23:36:02 »
É, faz sentido que as regras sejam mais claras. Para mim "foto-resposta" seria só uma daquelas "enlatadas", com frase embutida, e ficar só por isso mesmo. Meio equivalente a uma resposta só com emoticons e algum bordão que não diz muita coisa escrito. Ex.:

"Então, seu bando de ateus, o negócio é o seguinte. O darwinismo é uma lorota e vocês só são ateus porque tem medo de ir para o inferno por comer carne na sexta-feira santa. Mesmo admitindo-se a dúvida, a aposta mais segura é crer em Deus porque se esquiva do risco do inferno; já sendo ateu, não se ganha nada, e só há esse risco desnecessário. E o homem de Piltdown, o elo perdido, é uma FRAUDE, não viemos do macaco, tanto que os macacos ainda estão aí."

E a resposta algo como:

Mas, ainda bem que eu não sou encarregado de conceber exatamente as regras. Se dependesse de mim tenderia a deixar tudo só na base do "bom-senso", mas certamente isso abriria margem para um monte de confusão e polêmica inútil, cansativa.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #94 Online: 02 de Novembro de 2015, 23:43:29 »

Se alguém postar coisa do gênero certamente não se tratará mais de trollismo tão somente, ou não exatamente.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #95 Online: 02 de Novembro de 2015, 23:48:40 »

E você com o Agnóstico, sempre fingindo que não via o óbvio apesar de todas as evidências apresentadas.

Eu era o troll... Boa. Não dá pra entender tamanho mimimi da sua parte com os moderadores. Você, eu e o Buckaro somos foristas antigos do fórum, vocês dois bem mais que eu, sabemos muito bem o que pode e o que não pode, e  sabemos que nem sempre os moderadores tem um padrão definido para aplicar um advertência ou um cartão. O próprio advertido levou a coisa com normalidade. O moderador aplicou uma regra que mesmo não escrita sabemos de trás pra frente que não é muito tolerada no fórum, não vejo nada de errado, a não ser que você saiba coisas a mais que não saibamos.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #96 Online: 02 de Novembro de 2015, 23:59:45 »

Demonstre cabalmente o trollismo a que se refere. Nunca fiz isso com ninguém mas vou te denunciar.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #97 Online: 03 de Novembro de 2015, 00:22:14 »

Demonstre cabalmente o trollismo a que se refere. Nunca fiz isso com ninguém mas vou te denunciar.

Milhares de discussões inúteis de auto elogios para com o Cientista que foi um grande troll que passou por aqui. Esse fórum não é um lugar pra pessoas quererem chamar a atenção para si deliberadamente. Você se comportou como troll quase o tempo todo no fórum, seja dando corda para o Coentista, seja dando respostas confusas e prolixas na maioria absoluta das vezes, e note como você foi sucinto nesse post, porque? Porque dessa vez você quer se fazer entender claramente, por isso não ficou com sua graça trollistica costumeira.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #98 Online: 03 de Novembro de 2015, 00:31:55 »
O próprio advertido levou a coisa com normalidade.

Bem, na verdade, eu apenas "não ligo", já que não vou ser banido só por isso nem nada, não vale a pena perder tempo indo atrás. Mas acho parecido com um cartão por emoticon no fim da mensagem.

O tipo de uso de foto-resposta que achava que enchia o saco e merecia cartão era o do "camarada do povo", algo assim. Afirma-se que piorou coisa X ou Y no Brasil no governo Lula, e então vem a imagem da "provinha Brasil", insinuando que precisa estudar para ver como melhorou e tal.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #99 Online: 03 de Novembro de 2015, 00:32:18 »

Milhares de discussões inúteis de auto elogios para com o Cientista que foi um grande troll que passou por aqui. Esse fórum não é um lugar pra pessoas quererem chamar a atenção para si deliberadamente. Você se comportou como troll quase o tempo todo no fórum, seja dando corda para o Coentista, seja dando respostas confusas e prolixas na maioria absoluta das vezes, e note como você foi sucinto nesse post, porque? Porque dessa vez você quer se fazer entender claramente, por isso não ficou com sua graça trollistica costumeira.
Quem é você pra dizer o que é e o que não é nesse fórum? E quem é você para fazer juízo de valor depreciativo sobre a qualidade das intenções dos outros? Você só conseguiu ser furtivo e sorrateiro nas suas considerações.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!