Mas é importante destacar que a ideia de que todas (ou quase todas) as mutações que existiram no passado foram aleatórias é não testável praticamente da mesma forma que dizer que algumas, muitas ou todas tiveram uma causa inteligente. Simplesmente é assumido que foram aleatórias, devido a crença em proposições naturalistas (crença na filosofia naturalista).
Talvez que, em termos hipotéticos, a resposta que Leibniz propõe, indiretamente, quanto apresenta à ciência seu conceito da Mônada, explique as mutações.
Trata-se de um princípio inteligente, quântico, que jaz em todo ser vivo.
Por analogia, entende-se, o átomo na matéria e a mônada no ser vivo.
Embora não se possa testar a ideia de que as mutações ocorridas no passado foram aleatórias, é possível argumentar em termos filosóficos que é bem provável que sejam mesmo. Pois basta observar a ocorrência de mutações deletérias (qual seria o bom objetivo do ID com isso ?).
Podemos também observar que o reino animal ( e também outros) é repleto de parasitas e predadores, e aí concluir que isto não está de acordo com a ideia de um bom ID.
Ou você acha que parasitismo é uma coisa boa ? E predação é uma coisa boa também ?
O conceito de Bom envolve aspectos de pragmatismo, justiça, e livre-arbítrio.
Explico; como se processaria a evolução e a sustentabilidade dos diversos biomas se não fosse a cadeia alimentar?
Como se desenvolveria o instinto de conservação, fundamental preservador da vida humana, se não fosse o predador primitivo?
Os obstáculos, a luta, os medos, enfermidades, são todos instrumentos que ajudam a desenvolver a inteligência e a fortaleza do homem. E aqui surge com evidente força o conceito de livre arbítrio. O sofrimento que angustia e revolta não surge arbitrariamente; é resultante dos excessos e da maldade.
Nas formas primitivas ou ainda selvagens, um sistema nervoso/psicológico embrionário permite à criatura enfrentar sus limitações sem a angústia do medo e da dor mais intensa.
Trazemos ainda, de forma muito arraigada, os conceitos religiosos sobre Deus/ID.
Sua bondade é mera resultante de sua justiça e sabedoria (conceitos humanos), que devido ao livre-arbítrio concedido ao homem se tornam contingentes na ordenação da criação.
Caro JJ; palavras escritas não são suficientes para esclarecer pensamentos complexos, daí, uma certa tolerância e esforço do interlocutor, são necessários.