A questão é que um bom ID não faria um mundo horroroso, repleto de terrores como essa mundo terrorista no qual vivemos.
Você está na linha correta dos questionamentos. Se existe um ID, por que... etc. Não somente é mais produtivo como abre a possibilidade de entender a maneira como o interlocutor raciocina.
Curiosamente, quando vc pergunta a razão da existência de parasitas, predadores, etc como fator impeditivo para um bom ID não menciona o homem, também grande predador, consciente e inteligente.
Em última análise o que vc quer saber é a origem do sofrimento, disseminado na criação, e a resposta, como eu disse no início, está na Lei de Causa e Efeito (justiça) e no Livre Arbítrio.
São os principais agentes ordenadores das relações entre os homens, pois define a responsabilidade de cada um, por palavras, atos e pensamentos.
Diferente da nossa justiça que apenas condena o criminoso, existe também, na Lei de Ação e Reação, a recompensa, traduzida pela paz, segurança, saúde e trabalho.
Ninguém paga pelo que não deve, mas um crime cometido não exige que um outro crime ocorra no seu justo pagamento.
Para isto existem os acidentes com animais, as diversas enfermidades causadas por parasitas, cataclismos, etc.
Então o que vemos num mundo primitivo como o nosso é ainda o resultado das das nossas ações.
Temos todos, a convicção de que o Universo é morada de humanidades outras de insuspeitado avanço tecnológico e moral. Essa é a nossa destinação.