Por que todos tem que pagar por espetáculos, shows, performances, etc., que são de interesse de apenas alguns? Arte é luxo, não é como saúde ou segurança. Por que não deixar o mercado agir livremente neste caso? Se um determinado tipo de arte não consegue adeptos nem para cobrir os custos de sua apresentação, por que o contribuinte que não tem o menor interesse neste tipo de arte tem que pagar por ele?
Porque acho que não é de interesse 'de apenas alguns'. Acho arte, ou ela como forma de debate público/discutir valores e vivência, importante.
Mas nada elaborado para a prática.
Eu acho que é sempre de interesse "de alguns". Não tenho o menor interesse em assistir pessoas enfiarem os dedos nos ânus uns dos outros, mas outras pessoas podem ter. Tudo bem, mas desde que paguem elas mesmas por isso. Posso adorar óperas (não adoro
), portanto devo pagar ingresso para assistir, e o camarada que prefere ver a performance anal não deve pagar pelo meu gosto. Seria mais justo se cada um financiasse os próprios gostos. E, se meu gosto é tão peculiar que a arte que eu gosto não consegue se auto-financiar, paciência, arte é luxo, ninguém vai morrer se não for a uma apresentação artística.
Não estou dizendo que não deve existir arte, seja lá do que tipo que for, só não deve ser financiada com dinheiro público.