Acho que o problema é que o Agnóstico e o Cientista eram usuários antigos e familiares. Muitos crentes já foram banidos daqui por muito menos e ninguém parece ter se incomodado.
Lorentz, de fato isto foi uma das coisas que me incomodou.
Não fiz menção ao Agnóstico porque também desconhecia este banimento, mas o Cientista... eu pensei: " Meu Deus!, como banem assim um sujeito que já postava aqui há 150 anos."
Não quero parecer dramático, mas me deu uma sensação de... de falecimento. Como se a pessoa tivesse morrido. É como quando se perde um parente, amigo ou conhecido de forma inesperada e você é tomado por essa perplexidade... aquela pessoa estava ali e de repente não existe mais. O contato é cortado assim, subitamente. É estranho.
Os banimentos costumavam ser de foristas recém inscritos, o que parece ser mais razoável mesmo. O cara chega, demonstra comportamento, personalidade ou intenções intoleráveis e por isso é chutado. Quando soube, imaginei que o Cientista tivesse feito algo muito grave. Tipo... talvez tivesse dito que a mãe de algum moderador não era mulher séria, ou coisa assim... mas não, foi banido por "trollagem". Ou seja, foi banido não por algo que tenha feito, mas pelo que era: um troll.
Mas um troll, geralmente, você já identifica no segundo parágrafo que ele escreve, não é algo que demora eras geológicas para se perceber.
Li a maioria das ponderações aqui e achei quase todas razoáveis, mesmo as conflitantes. Quero dizer, todos tem pontos de vista justificáveis, mas no MEU PONTO DE VISTA usuários tão antigos deveriam ser advertidos - até aconselhados - ao invés de sumariamente executados. Digo... banidos.