Conforme informado anteriormente, ainda que não no prazo inicialmente estimado, respondo as questões abordadas pelo forista Gigaview, a despeito do Derfel já tê-lo feito com primazia e qualidade.
O meu objetivo aqui é ajudar na melhoria do fórum, mesmo fazendo perguntas que talvez possam ser perturbadoras.
As suas contribuições serão sempre bem vindas.
Entendo que as suas perguntas podem ser feitas sem o intuito de provocar.
Já ganhei um cartão amarelo por ter repetido as palavras do Barata, que voltou a repeti-las acima agora num tom que considero ainda mais arrogante e desrespeitoso do que o meu próprio comentário que foi penalizado.
Se você considerou injusta a punição, peça a revisão do cartão.
Não vou denunciar o Barata porque espero que alguém o faça para que a denúncia tenha mais força diante da minha situação fragilizada perante o Conselho.
É o seu direito.
A sua situação não está 'fragilizada' mesmo porque ninguém trata esta questão como algo pessoal.
Mesmo ciente que talvez sejam ignorados,
Você sabe muito bem que eles não são ignorados.
seguem alguns questionamentos para reflexão dos foristas que gostariam que tudo fosse um pouco melhor, no mínimo com mais educação e respeito.
Então, vejamos quais são.
Quem escolhe o Conselho?
Desconheço como foi a formação inicial e todas as demais que me precederam. Mas se foi do mesmo modo que quando entrei, então ocorreu assim: Haviam vagas que foram preenchidas por meio da escolha de nomes indicados por conselheiros, possivelmente considerando o perfil do forista, sua frequência e a qualidade de suas participações. Havendo unanimidade (ou maioria simples, pelo menos), o forista é convidado por MP, que aceita (ou não) o convite.
Os conselheiros são avaliados por seus pares?
Sim, conforme as regras do fórum e por procedimentos internos do Conselho. Frequência e tipo de participação em função do cargo que ocupa são dois critérios internos relevantes.
Quando participam como foristas, estão sujeitos às mesmas punições que todos os demais, como cartões, suspensões e banimento.
Como o Conselho lida com os erros sucessivos de moderação ou outros internos não divulgados?
Permita-me discordar da construção da sua frase porque ela dá a entender que os erros são contumazes e contínuos o que, no meu entender, não corresponde aos fatos que presenciei desde o primeiro dia em que sou forista, ou seja, 19/03/2010.
Quando ocorrem erros, é analisada a situação, especialmente para se verificar se houve dolo. Isto ocorreu comigo em uma discussão com o ex-forista deodocz, no qual eu violei a regra de 'não envolvimento' (item III do artigo 16 do regimento), porque apliquei um cartão amarelo ao forista supra mesmo estando envolvido em uma discussão com ele. Após a denúncia (sua por sinal), o cartão foi suspenso até o julgamento do mérito. No final, o Conselho considerou o motivo do cartão correto mas não a aplicação dele por mim. Fui advertido publicamente para não repetir jamais tal procedimento, sob pena de receber cartões, enquanto que o forista deodocz foi punido com um cartão amarelo pelo Conselho.
Existe "mandato" para conselheiros?
Não.
Ele permanecerá no cargo enquanto desejar (ou puder) e cumprir o regulamento do fórum.
O cargo é vitalício enquanto durar a contribuição (R$) do conselheiro?
Não, não é vitalício subordinado a dinheiro, embora o pagamento da anuidade faça parte de suas obrigações, em tese.
Em tese, porque por decisão colegiada e por motivos internos, já ocorreram desde redução do valor até a isenção da anuidade.
O fórum aceita contribuições voluntárias dos membros (R$), mesmo que estes não tenham interesse na posição de conselheiro?
Fiz esta mesma pergunta em 2010.
A resposta foi 'não'. O motivo apresentado foi de que não havia necessidade financeira para isto, pois os custos eram (e são!) cobertos pelas anuidades dos conselheiros.
Se aceita por que nunca se manifestou a respeito? Se não aceita, por que não?
Já respondi acima.
Por que nunca ví um "vagas abertas no Conselho" ou um "convite aberto aos foristas" para escolha de conselheiros, mesmo com o pré-requisito de uma contribuição (simbólica ou não)?
Porque a escolha é feita por convite, conforme já expliquei anteriormente.
Repare, por favor, no texto do parágrafo segundo, do segundo artigo do regimento, destacado em negrito:
Art. 2º - O FCC é um espaço virtual destinado, sobretudo, ao debate saudável, cordial e de qualidade a respeito do ceticismo, do ateísmo, sobre religiões, crenças e mitos e sobre ciência, podendo, entretanto, ser destinado ao debate de outros assuntos, tais quais o laicismo, a política, história, notícias e demais assuntos, inclusive, aqueles descontraídos que visem a integração entre os foristas.
§1º – o FCC também poderá abrigar textos vinculados aos assuntos descritos no “caput” deste art.
§2º - O FCC é um fórum privado de propriedade dos Conselheiros, aberto, contudo, ao público em geral, conforme as disposições deste Regimento.
Ao que parece, o trecho supra confere poderes para que os demais conselheiros possam decidir quem deve fazer parte do Conselho e também as regras de funcionamento deste espaço virtual, desde que não violem nenhum arcabouço legal da República Federativa do Brasil.
É autoritário? Talvez.
Mas faz parte do conjunto de regras que são de amplo conhecimento dos foristas, porque constam do Regimento Geral do Fórum.
Você concorda que se todos os foristas pudessem contribuir, somado ao que o fórum consegue arrecadar normalmente apenas com o Conselho poderia melhorar ainda mais as condições do fórum e talvez remunerar com um pro-labore aqueles que desempenham funções necessárias e indispensáveis?
Sim, sem dúvida que uma disponibilidade financeira maior poderia resultar em maiores benefícios. Mas o aceite de contribuições de foristas poderia gerar algum tipo de obrigação (contra-partida) do fórum, das quais não há nenhum tipo de previsão no regimento.
A questão de pró-labore (ou remuneração) dos conselheiros também não está prevista no regimento. E, no meu caso em específico, seria motivo para a saída imediata porque não estou aqui para auferir nenhum tipo de renda ou provento. Os meus dois principais objetivos são o de ensinar alguns fundamentos científicos na área da Geologia e o de absorver conhecimento dos demais foristas, em todas as áreas em que sou deficitário.
Por que isso não ocorre?
Possivelmente porque não foi esta a ideia inicial dos criadores deste espaço virtual e porque não há a necessidade financeira.