Que terminologia seria a mais apropriada a fim de distinguir a esquerda petista/totalitária de esquerda como a de Cristovam Buarque, Modesto Carvalhosa?
Eu acho que aqueles que se vêem como esquerdistas, mas não apoiam tudo que está sob esse rótulo hoje, teriam maior aceitação das críticas à "esquerda" que não fosse rotulada assim, talvez até dizendo que não são "a verdadeira esquerda", por, por definição, ser incompatível com essas relações com JBS, impostos regressivos, redução nas verbas de educação, etc. O que inclusive torna inapropriado até mesmo "extrema-esquerda" em boa parte do tempo, apesar do discurso flertar muitas vezes com isso, apoiando o chavismo e dizendo que a corrupção é devida apenas à iniciativa privada.
Enquanto que seria também "argumentável" que "na verdade" essa que seria a verdadeira esquerda, a dos "esquerdofascistas", "esquerdopatas", etc, por serem os que mais ardentemente hasteiam essa bandeira, esse é um discurso de polarização que acaba de certa forma colaborando com eles.
Alguém com um discurso como o do Cristovam Buarque não vai falar, "pois bem, agora eu sou de direita", mesmo que seja um pária por estes que se rotulam como esquerda.
E "temos que nos unir para acabar com a esquerda" não deve ser algo que atrai a estes e/ou aos que votaram em Lula e Dilma, mas não são seus "fiéis". Acho que arrisca a perder muitos justamente para o PT do que algo que fosse mais neutro, ou, específico contra o petralhismo.
Mesmo termos que talvez fossem mais específicos, "petralhas", "esquerdopatas", etc, ainda fazem parte do jargão mais direitista tradicional, e então ainda talvez não sejam o enquadramento ideal, possivelmente não tendo um efeito muito melhor em "conversão" do que atacar "a esquerda".
Populistas totalitários?
Fisiologistas totalitários?
"Os corruptos"?
"Os corruptos de todos os lados"?