Na segurança eu até poderia concordar, já que no Brasil a segurança pública tende a ter um caráter mais repressivo, tipicamente associado à direita, enquanto um projeto de segurança pública de esquerda em um país democrático daria ênfase a medidas mais educativas e com preocupação com a "parte social", como é feito nos países escandinavos, por exemplo. Mas aí está a questão: esse é o modelo de segurança pública generalizado por todo o Brasil, não é exclusivo dos estados governados pelo PSDB ou outros partidos que se supõem de direita na classificação dele.
Estou tentando purificar minha mente dos conceitos apreendidos via fatos históricos. Infelizmente (como muita gente aqui sabe
) minha visão da esquerda é uma fotografia dos
bolcheviques. Há um maquiavelismo maior nos grmascianos e, recentemente, descobri um personagem ainda mais pernicioso: Saul Alinsky. Somando tudo isso, só consigo ver nuvens negras em tudo que vem da esquerda.
Saindo do divã, vamos ao que interessa: que esquerdismo é esse que, aparentemente, não tem nada a ver com esse que mencionei acima e que alguns aqui defendem? Quais escolas e/ou personagens o divulgam e filosofam sobre? Sendo que, historicamente, a esquerda, em essência, quase sempre foi pautada por uma das três vertentes acima, seria correto chamar esse
neo-esquerdismo de esquerda?
Saudações