Vamos ao histórico de cada imprensa, então.
Cite um caso de alguma denúncia de qualquer órgão da imprensa russa contra o seu próprio governo. Eu quero APENAS UM.
Eu não costumo ler jornais russos, ver programas russos, ouvir rádio em russo pelo simples motivo de não entender russo. Mas já que me pede um exemplo, apenas um, aí está:
https://www.youtube.com/v/_yo4ilzvB7o&list=PLGIldlPiHRX4WgW2v_SzPipfiBVnxuOJ5&index=24Eu não duvido que nos Estados Unidos, se alguém quiser se manifestar contra alguma política do governo, provavelmente vai encontrar um pouco mais de facilidade para encontrar algum canal de comunicação, algum meio para se expressar, do que aconteceria na Rússia. Muito embora, dependendo da situação, a América não mostre tanto respeito pela liberdade de expressão.
É o único país do mundo que não comemora o 1° de maio porque a polícia dava porrada nos manifestantes grevistas. Quebrava pernas e braços. E cabeças. Às vezes até matava, como aconteceu justamente em um... 1° de maio.
É o país da perseguição do macartismo, do Edgar Hoover. Não se esqueça que durante a guerra do Vietnam não era incomum a polícia baixar o cacete em manifestantes contra a guerra. Até mortes aconteceram nas repressões aos protestos. Já os que se manisfestavam a favor nunca apanharam.
O Gore Vidal, que foi um dos ensaístas e escritores americanos mais importantes do último século, não conseguiu publicar nos Estados Unidos um livro com a visão dele sobre o 11 de setembro. Foi rejeitado pelas editoras.
Edward Snowden está refugiado na Rússia para não ser preso pelo crime de ter denunciado crimes do governo americano. Militares que vazaram documentos revelando crimes cometidos pelo exército americano o Iraque estão correndo o risco de serem sentenciados a prisão perpétua.
Sibel Edmonds, ex-tradutora do FBI, também está sendo processada por ter jogado sujeira do governo no ventilador. Já é chamada de "a mulher mais silenciada da história da América".
Mas esse não é o ponto. Essa comparação foge da questão de se a mídia mainstream norte-americana é ou não uma fonte imparcial e confiável sobre determinados assuntos sensíveis. O argumento "se em Cuba a internet é controlada, logo o NYT é o melhor jornal do mundo" não faz o menor sentido. Não existe essa dicotomia: se o jornalismo do Pravda é um lixo então o da FOX é um luxo.
O ponto é que algumas pessoas aqui não enxergam que muitas coisas que elas aceitam como notícia sobre essa guerra podiam muito bem ser melhor reclassificadas como propaganda. Da mesma forma que elas enxergam como propaganda qualquer artigo do Sputinik. Para um clube que se intitula cético há uma impressionante ausência de senso crítico.
Veja o caso, por exemplo, do suposto uso de armas químicas pelo Assad. Repercutiu como notícia em todos os meios de comunicação, digamos... convencionais. Mas a verdade é que o Obama, exatamente uma semana antes, havia declarado que a "linha vermelha" a ser ultrapassada pelo regime sírio para uma intervenção direta americana seria o uso de armamento químico.
Incrível! Uma semana depois disso o Assad resolve justamente matar pessoas com gás. Deve ser o ditador mais burro do mundo!
Ou burro é quem acreditou nisso.
Uma história 100% obviamente fabricada, e o impressionante é como estas coisas são reverberadas em todos os meios de comunicação e não se vê nem uma análise crítica da informação. Nenhum analista aparece pra dizer: "olha, isso tá meio estranho..."
Era tão ridículo que até o Ron Paul, candidato a presidência, deu uma entrevista dizendo que era uma mentira idiota, que o Assad não seria imbecil de dar justamente o pretexto que os americanos estavam pedindo.
Era tão fraco que não houve como sustentar e o Obama acabou não bombardeando ninguém, e a estória morreu e nunca mais se falou em ataques químicos.
O que não dá pra entender é que se vê estes exemplos gritantes de manipulação da informação, um atrás do outro, mas os antolhos ideológicos não deixam perceber que existe manipulação. Porque há uma distorção maniqueísta e as pessoas escolhem um lado pra torcer como se fosse time de futebol. Como se os reais interesses por detrás dessas coisas tivessem algo ver com os interesses delas, quando na verdade os interesses que são causadores destas enormes tragédias não têm nada a ver com os nossos interesses.
Xisto não contem nem óleo e nem gás.
https://pt.wikipedia.org/wiki/G%C3%A1s_de_xistoO financiamento da guerra civil na Síria, por parte de um ou mais países estrangeiros, tira a legitimidade dos opositores ao regime de Assad?
Se você sabe que os rebeldes estão sendo financiados por interesses que não têm nada a ver com a causa da liberdade do povo sírio então já é alguma coisa.
Porque há mais de 3 anos eu mostrei isso aqui e algumas pessoas que estavam "super bem informadas" por essa mídia confiável achavam que fosse tese de conspiração.
Mas sim, nesse ponto eu concordo com o JJ. Há um problema de legitimidade quando você tem potências estrangeiras usando estas pessoas como peões num tabuleiro, quando você tem milhares de combatentes não sírios que são treinados fora do país e depois levados para lutar nessa guerra civil, que na verdade, exatamente por isso, de guerra civil não tem nada.
O MR-8 era opositor da ditadura. Era também financiado pela União Soviética, os caras treinavam em Cuba ( mas pelo menos os integrantes eram todos brasileiros ). Não seria um problema de legitimidade, até de soberania nacional, se um grupo forjado pela União Soviética chegasse ao poder pelas armas no Brasil?
O que você diria se alguém questionasse:
O financiamento do MR-9, por parte da União Soviética, tira a legitimidade destes opositores da ditadura?
Tenho certeza que você sabe que tanto os Stingers como os TOWs foram (são!) produzidos em diversas versões, várias delas obtidas no 'mercado negro'. Então eu pergunto: Qual é a versão de cada uma das duas armas usadas pelos guerrilheiros?
Bom, eu não estou nesse negócio de tráfico de armas então não posso dizer com certeza, mas acho difícil que esse tipo de armamento possa ser conseguido no mercado negro. A não ser que o próprio Estados Unidos tenha interesse de fornecer no mercado negro. Se fosse fácil adquirir mísseis anti-aéreos eu acho que as FARCs já teriam no seu arsenal, porque dinheiro não seria problema.
As Farcs estão agora negociando em parte graças aos ataques dos Super Tucanos da força aérea colombiana.
Mas isso é irrelevante. Se você sabe que os EUA financiam o ELS por que não estariam fornecendo stingers a eles?
Na guerra do Afeganistão deram esses mísseis para o talibã e o Ronald Reagan se orgulhava muito disso.