expressão "cabeça vazia" é apenas uma metáfora
Se algo é alguma coisa, logo, ela existe!!!
luz para mim existe , para cego de nascença não!
Hum... Você é meio óbvio, não nas suas palavras, mas nas suas intenções. O fato de um cego não poder enxergar não faz com que a luz não exista, e você certamente sabe disso. Mas
se você sabia disso, então por qual razão você escreveu isso?
R: Você quer fazer uma analogia tosca com deus, afinal, o fato de que se céticos não "sentem" deus, não significa que deus não possa existir...
Você percebe como isso é problemático? A cegueira não é subjetiva, mas a sua crença é, e essa crença afeta o modo como você interpreta os teus sentidos, como você vê o mundo. Você interpreta o que os teus sentidos te dizem de um modo subjetivo, e os cegos também tem essa capacidade, mas a diferença entre vocês é a de que falta um sentido aos cegos, o da visão, e à você, falta a razão.
parabéns pela perspicácia!
Voce tambem é um crente? pois crê que conseguira ler estas reposta até o final e eu tambem caso contrario não estaria me dando ao trabalho e se me responder terá confirmado que esta nossa crença tornou-se real!
a minha realidade é diferente da sua, então isso significa que vivemos em dois mundos diferentes?
sim e não!
não porque somos seres de sentidos e algumas interpretações semelhantes, por exemplo em situação normal todos considerarão que uma temperatura muito baixa é desagravei e daninha ao corpo humano.
sim porque somos seres individualizados do todo, ou seja a interpretação dos sentidos objetivos é pessoal subjetiva, no caso ninguém poderá provar ou dizer que esta sentindo
exatamente da mesma forma aos efeitos de uma mesma temperatura, haja vista que algumas pessoas possuem tolerâncias diferentes.
alem do que até a cegueira pode ser considerada subjetiva porque ha cegos com maior capacidade de interpretar a realidade da vida como esse aqui:
http://noticias.r7.com/reporter-em-acao/videos/reporter-mostra-rotina-de-mecanico-cego-a-salvacao-de-motoristas-no-sul-do-maranhao-15102015perdeu a visão com aos 7 anos e aprendeu mecânica, eletricidade e hidraulica, ja ao contrario tenho um filho que se acha muito esperto passou em 1o lugar , no entanto após ter feito 2,5 anos de um curso de mecânica automobilista no Senai não conseguiu " enxergar uma solução"resolver um defeito bem simples de uma roda travada, ou seja sua suposta razão não me passa confiança nenhuma.
Talvez o grande erro nesse debate fútil seja a definição de existência no sentido físico que o Alquimista usa, e a definição metafísica que você usa
Ser fútil é aquele que acredita poder viver sem ar nos pulmões.
Uaaaaauuuu, que profundo. Eu diria até que tocou minha alma, mas como eu não acredito em alma, digo f*da-se (pra essa frase, não à você).
Ave Maria!Por um momento pensei que ia ter um orgasmo cético!
Muito bonito! afirmando ser um desalmado !tesc...tesc..tesc... ha....ha...ha..ha..ha
veja se isto aqui consegue te tocar:
../forum/topic=29653.0.htmlpara mim toda a realidade fisica é produto dos sentidos, a
mente não consegue criar dados, apenas reorganizar os ja existente em novas formas, segundo sua própria lógica.
Opa, é melhor você revisar o que você escreve. Tenho certeza que você não quis dizer que a realidade física, externa aos sentidos humanos, é na verdade o produto desses sentidos, e sim que o modo como enxergamos essa realidade é produto de nossos sentidos, certo?
Sim o termo mente ja deixa este argumento bem claro !
mas na verdade as realidades fisicas continuam sendo interpretações subjetivas da mente, pois a "mente mente"
a ilusão de um sonho pode ser interpretado pela mente como realidades percebidas até pelos sentidos físicos, vide sonhos eróticos dai a Matrix não ser uma idéia totalmente fictícia.
Resumindo a unica realidade que que toca ao ser é a que ele consegue conscientizar.
existe um inteiração entre o pensamento e a realidade fisica externa, simplificando a mente observa a existência no mundo físico de dois triângulos , subjetivamente ela reassocia estas dua formas geométricas a uma nova de um quadrado, então através das mãos ela torna tal subjetividade real no mundo fisico.
Você poderia desenvolver melhor essa parte.
os sentidos inserem dados da realidade fisica na memoria humana , o cérebro raciocina tentando dar sentido a esses dados, para isso reorganiza subjetivamente estas formas adquiridas no sentido da sua razão pessoal.
Nada disto seria produtivo ao ser, se estivesse impedido de poder externar sua razão subjetiva tornando do a uma realidade fisica externa a sua mente.
Não basta sermos algo, necessário é manifestarmos nossa razão interagindo com outras razões , para podermos ter a consciência que existimos.
Ser é agir e reagir.
no caso do triangulo x quadrado, analogamente a razão observa a existência de um troco de arvore, e subjetivamente, "vê" nelas formas diferentes da natural, como rodas, casas e ferramentas. pois tenta dar um sentido a essa existência segundo a individualidades de cada ser.
Assim fazendo uso das mãos consegue alterar a forma da realidade externa segundo sua razão subjetiva.
Grande parte dos argumentos que você usou até agora, tem caráter passional e subjetivo, e isso pra mim é nada.
isto prova que eu vivo uma realidade e voce outra.
E daí? Você está debatendo com céticos. Juízos de valores não tem valor algum, e há um bom motivo pra isso. Se há dois juízos sobre algo, e tais juízos são contraditórios entre sí, qual estará certo? os dois? eu acho que não...
a é ? voce esta afirmando que possui um juízo perfeito ?
Nos responda: Deus é uma entidade metafísica? Se sim, porque? o que o torna metafísico?
Deus é o Todo, tudo e todos.
Desculpe se eu vou parecer arrogante, mas isso não responde P*rra nenhuma.
tem razão porque não podemos conhecer o Todo nem o nada.
Se afirmo que Deus é tudo , então ele é o natural parcialmente conhecido.