Temer está conseguindo fazer com que eu passe a pactuar com várias ideias esquerdistas...
O que exatamente? O fato de ser 'mole' e deixar vários grupos privilegiados de fora da reforma? De voltar atrás e fazer concessões a apaniguados do estado?
Isso também. Acho a reforma da previdência bem injusta com os trabalhadores privados, principalmente com os mais pobres. Detalhe que ele são os que menos ferram com a previdência. Li um estudo econômico que diz que não temos um bom nível de poupança porquanto as regras previdenciárias são generosas. Isso pode até ser em parte verdade para que. tem um alto salário, mas quem recebe beneficio de um salário mínimo nunca teve a chance de poupar. No Brasil não se tem bom nível de poupança porque a renda é horrível.
Não é correto também afrouxar para os trabalhadores rurais que causam um rombo enorme, pois praticamente não contribuem nada. Acredito que 70%, no mínimo, desses benefícios são fraudados.
Também acredito que a terceirização sem limites vai causar grande estrago a médio prazo. Aos poucos as empresas, mesmo as pequenas, vão começar a exigir que emoregado criei um MEI e farão um contrato entre empresas. Essa pejotização não vai ter salvaguarda nenhuma, pois a responsabilidade subsidiária será inócua.
Os profissionais altamente qualificados continuaram CLT, pois tem poder de barganha, sua mão de obra é preciosa. Mas o trabalhador comum não. A terceirização vai afetar os mais pobres.
O teto da forma como foi aprovado também, conforme o tempo passar, digamos daqui a 10 anos, vai estrangular o orçamento e, como sempre foi na nossa história, os cortes serão feitos na área social e não em oitras coisas.
Essa história de lista fechada na eleição também é uma insanidade.
Pelo visto a reforma tributária também vai resultar em aumento da carga tributária.
Somos um país pobre ainda, com uma distribuição de renda horroroza. A lógica do Estado mínimo não é a mais adequada por enquanto. Não podemos nos comparar com os EUA. Primeiro é preciso melhorar a distribuição de renda e os índices sociais, daí sim dá para pensar em mudar o modelo de Estado deixando ele menor.