Perante a sua afirmação categórica desprovida de qualquer sombra de dúvida, também eu posso vir dizer que o maior desportista "em todos os tempos" foi o auriga lusitano-romano Caio Apuleio Diocles (4257 corridas e 1426 vitórias.),... ou outros...
Eu acho que para se considerar a importância histórica de um esportista deve-se levar em consideração:
- Qual o grau de interesse mundial pela modalidade que ele praticou.
- O quanto ele impactou praticando essa modalidade em sua época, incluindo o impacto midiático.
- O quão extraordinários foram suas proezas comparadas com outros atletas da sua época de mesma modalidade.
- E por fim, um possível impacto político-social-histórico-etc de sua carreira como esportista.
Estes seriam meus critérios pessoais de classificação.
De acordo com estes critérios elegeria ( por ordem cronológica ):
Leônidas da Grécia Antiga ( sua importância histórica é óbvia pelo fato de eu o estar citando e você saber de quem eu falo ), Jesse Owens ( por uma média entre o 3 primeiros itens e o simbolismo do seu feito no 4° item ), Pelé ( por notas altas em todos os 4 critérios ), Muhamed Ali ( com nota especialmente alta no último critério ), Ayrton Senna ( nota altíssima no 3° critério ), Michael Jordan e Michael Phelps ( estes últimos medianos nos itens 1 e 4, mas muito fortes nos itens 2 e 3 ).
Esperaria mais um pouco para ver se o jamaicano Usain Bolt pode entrar nessa lista.
Infelizmente para mim estes seriam os meus critérios, já que eu mesmo sou o atleta mais espetacular, fantástico, mega-extraordinário que jamais existiu e jamais existirá na modalidade não-olímpica de cuspe à distância.
Mas apesar de meu incomparável talento ninguém liga para cuspe à distância e ninguém sabe que eu existo.