Está parecendo que você acha que algum modelo cosmológico atual (que seja seriamente discutido nas academias científicas) prescinda da TRG. É isto mesmo, você acha que algum modelo cosmológico atual (que seja seriamente discutido nas academias científicas) prescinde da TRG ?
JJ, certamente os tais modelos não prescindem da TRG. Mas veja... este é um assunto complexo, que admite vários enfoques e definitivamente não acredito que a palavra final sobre a origem do Universo já tenha sido dada pela ciência. Pelo menos não a ciência no estado em que se encontra hoje, absolutamente refém da TR.
Vamos pensar um pouco. Para que serve a ciência? Investigando e conhecendo as leis que definem nossa realidade, nos proporciona conquistas em termos de segurança, conforto, saúde, lazer, etc. Ok! Tudo muito real e absolutamente necessário. Até a física das partículas encontra enorme campo para aplicações que envolvem nossas necessidades reais. Mas a TR? Estritamente falando da TR, o que ela traz a não ser especulações? Certo que as transformadas de Lorentz conferirão aproximações razoáveis quando lidamos com eventos próximos à velocidade da luz... e daí? As equações dão legitimidade à TR, e daí?
Algo tão concreto intuitivo e sensato como seja um Universo constituído por toda a matéria e energia se expandindo, avançando num espaço vazio..., , se torna algo ridículo e inaceitável graças à TR.
Ah, sim! Com a TR temos a certeza (ops!) de que o Universo sempre existiu e se expande dentro dele mesmo, claro; não pode haver nada fora do Universo. A Singularidade, ou seja, aquele ponto abstracional de onde surgirà a super-inflação já tinha dimensões infinitas, pois nada existia, ele era tudo.
Os aficionados da Física Teórica vão ter que se acostumar com, o cada vez mais frequente apelo dos hereges à lucidez.
Caro JJ, quando alguém tem um ponto de vista como o meu, vê-se que é impossivel discutir. O Gabarito disse que abandonava o debate pois corria o risco de desaprender o que sabia.
Mas não se trata de irracionalidade ou crassa ignorância, mas uma convicção de que algo está errado com a visão do Universo que a ciência nos proporciona. É extremamente teórica e por isto, distante da realidade.
Desculpe se não me mantenho à altura, como diletante, para um debate desta natureza.
A coisa é mais ou menos como acreditar em Deus: não se prova que ele existe e nem que não existe. A TR não prova seu modelo, porque é teórico; daí dá margem a outras interpretações que não podem ser julgadas irracionais.