Eu sempre vi ativismo nos DCEs e passei por universidades nas últimas 3 décadas e tenho contato intenso com alguns centros universitários (UFRJ, UFRRJ e UEZO).
O que vejo hoje, e sempre vi, é que nos DCEs há uma galera bem ativista e ligada por partidos nanicos, mas mesmo dentro do ambiente academico eles são vistos como pitorescos, muitas vezes aparecem esses videos de ocupações e etc e quando muito tem 5% dos estudantes lá.
os antigos PCOs e PSTU eram beeeeem mais problemáticos do que o PSOL. Eles eram bem mais violentos, de uma forma geral, mas esse ódio atual é bem polarizado, e tem a ver com o cenário politico nacional.
A principal mudança foi o sistema de cotas, hoje temos mais negros e pobres nas faculdades publicas e assuntos mais pertinentes a realidade deles (como causa racial e extensão no ponto de vista social) ganham volume nas dicussões.
Como o público mudou, muda-se também as aspirações e até a funcionalidade do local, especialmente em ciencias humanas, que tem um foco de atuação muito amplo e variado socialmente. Vi no fundão umas alunas que trabalham com Grafite e Muralismo (acho que é esse o nome) , um lance multidisciplinar tem gente da EBA, arquitetura etc etc envolvida. É visto como algo pioneiro, mas convenhamos que não deveria ser.
Por outro lado o ódio cresceu bastante nesses locais, até por falta de palanque inteligente de direita (que tem se formado agora).