Autor Tópico: Domínio das Esquerdas nas Universidades Públicas  (Lida 9579 vezes)

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
Re:Domínio das Esquerdas nas Universidades Públicas
« Resposta #150 Online: 08 de Dezembro de 2018, 18:40:25 »
E olha eu de novo argumentando com o cara que diz que o EM ensina cientifismo e que o currículo ensinado não é conhecimento útil. Meus sais ectoplasmáticos...

Não crie espantalhos. Eu não escrevi que é   genericamente inútil. É óbvio que isso seria falso. O que eu escrevi é que para a maioria das profissionais a maior parte do conteúdo do EM é inútil.
Ah, sim, você não disse nada disso aqui embaixo,

No fundo o que este “currículo escolar” tenta fazer é doutrinar as pessoas no cientificismo.  Os autoritários que criaram essa inutilidade simplesmente não se importam com a vida real das pessoas. O que eles querem é enfiar goela abaixo os seus valores filosófico naturalistas e cientificistas.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #151 Online: 08 de Dezembro de 2018, 18:42:34 »

Tudo ciência e tecnologia roubada dos alemães após a invasão soviética.

Nesse quesito quem de longe teve mais acesso á tecnologia de foguetes foram justamente seus amados americanos. Os americanos pegaram praticamente todos os altos técnicos projetistas das V2 , e encheram vários caminhões com peças e também mísseis V2 inteiros, enquanto os soviéticos só conseguiram alguns técnicos subalternos e um restinho de material. Neste ponto você se enganou de batelada.

Foram seus amados oficiais americanos que se refestelaram com tecnologia alemã.
E agora só restaram as falácias.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #152 Online: 08 de Dezembro de 2018, 18:43:21 »
Ah, sim, ao ponto de ter um parque industrial totalmente defasado tecnologicamente e sucateado,

Yuri Alekseievitch Gagarin, a Tsar bomba (a  mais poderosa arma nuclear já projetada, construída e testada, com sucesso,  no planeta  Terra),   os Typhoons,  os Voevoda, tudo alta tecnologia que o Brasil e a grande maioria das nações da Terra nunca sequer chegaram  perto de ter (e a grande maioria continua a não ter),  te  mandam lembranças para os seus absurdos aqui escritos.

« Última modificação: 09 de Dezembro de 2018, 11:17:30 por JJ »

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #153 Online: 08 de Dezembro de 2018, 18:48:33 »
E agora tá tergiversando.
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2018, 18:50:35 por Sergiomgbr »

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #154 Online: 08 de Dezembro de 2018, 19:00:18 »
E olha eu de novo argumentando com o cara que diz que o EM ensina cientifismo e que o currículo ensinado não é conhecimento útil. Meus sais ectoplasmáticos...

Não crie espantalhos. Eu não escrevi que é   genericamente inútil. É óbvio que isso seria falso. O que eu escrevi é que para a maioria das profissionais a maior parte do conteúdo do EM é inútil.
Ah, sim, você não disse nada disso aqui embaixo,

No fundo o que este “currículo escolar” tenta fazer é doutrinar as pessoas no cientificismo.  Os autoritários que criaram essa inutilidade simplesmente não se importam com a vida real das pessoas. O que eles querem é enfiar goela abaixo os seus valores filosófico naturalistas e cientificistas.

Ainda não entendeu que eu quando eu escrevi   " simplesmente não se importam com a vida real das pessoas"  eu estava me referindo a utilidade real nas vidas profissionais reais da maioria das pessoas ?

Até agora não entendeu ?

« Última modificação: 08 de Dezembro de 2018, 19:29:18 por JJ »

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #155 Online: 09 de Dezembro de 2018, 08:14:52 »
Totalmente redundante. Evidência simplesmente evidencia, se existe uma evidência, ela é boa.

Parabéns, você fugiu do assunto de mostrar evidências do argumento que postou.
Mas isso além de óbvio, uma vez que a esquerda por definição, questiona o establishment também é histórico, vide todas as tentativas de implementação do comunismo que falharam, sem exceção, trazendo atraso científico tecnológico em todos os países que estiveram sob regimes comunistas. E ainda tem o fenômeno da maconhificação das humanas que é fato que detona o sistema cognitivo.

1- Você ainda não colocou evidências sobre "sabota a formação de universitários ligados à disciplinas que envolvem a promoção da produção de riquezas. enquanto por outro lado, formam ao borbotões, outros de disciplinas afeitas à doutrinas."

Gostaria também que me diga como se encaixa por exemplo o trabalho da Embrapa nos últimos anos.

2- "tentativas de implementação do comunismo" que falharam, onde fica a China, por gentileza ? Ah, sim, e pode me dizer então como se encaixa a pobreza em Puerto Rico ?

3- Sobre a "maconhificação das humanas" você repetiria essa frase olhando pro Elon Musk ? Ou em San Francisco ? Ou em Canadá ?

--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #156 Online: 09 de Dezembro de 2018, 09:30:07 »
Totalmente redundante. Evidência simplesmente evidencia, se existe uma evidência, ela é boa.

Mas isso além de óbvio, uma vez que a esquerda por definição, questiona o establishment também é histórico, vide todas as tentativas de implementação do comunismo que falharam, sem exceção, trazendo atraso científico tecnológico em todos os países que estiveram sob regimes comunistas. E ainda tem o fenômeno da maconhificação das humanas que é fato que detona o sistema cognitivo.

Isto simplesmente é mentira. O "comunismo" trouxe muita desgraça individual e coletiva mas há pelo menos dois casos de ótima produção científica e tecnológica de um país 'comunista': o setor espacial e a ciência básica na ex-URSS.
Foto USGS

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #157 Online: 09 de Dezembro de 2018, 10:55:04 »

1- Você ainda não colocou evidências sobre "sabota a formação de universitários ligados à disciplinas que envolvem a promoção da produção de riquezas. enquanto por outro lado, formam ao borbotões, outros de disciplinas afeitas à doutrinas."
Bom, o post na íntegra é esse,
A esquerda  nas universidades só sabota a formação de universitários ligados à disciplinas que envolvem a promoção da produção de riquezas. enquanto por outro lado, formam ao borbotões, outros de disciplinas afeitas à doutrinas.
cuja ideia é evidenciar que militar em nome de ideologias é o mesmo que desintegrar-se da ordem do sistema vigente, subverter o establishment. Não se pode servir a dois senhores ao mesmo tempo.

O cerne do sistema vigente, da ordem estabelecida, são as forças produtivas, visceralmente as áreas que envolvem a geração e manutenção de riquezas, que são exatamente o modelo questionado pela esquerda. Obviamente a esquerda vai visar a desintegração dos setores que formam esse modelo. Quem se forma em áreas de ciências com viés ideológico, subjetivista está indo na contramão do objetivismo imperioso dessas disciplinas. Quem se diploma em humanas encontra terreno subjetivo fértil para disseminar ideologias.

Gostaria também que me diga como se encaixa por exemplo o trabalho da Embrapa nos últimos anos.
Dependeria de saber o quanto foram alienados pela esquerda.

2- "tentativas de implementação do comunismo" que falharam, onde fica a China, por gentileza ?
A China restringe a liberdade de seu povo. A liberdade é a maior riqueza de todas,a grande riqueza que os chineses não tem. A riqueza gerada pela China por sinal é capitalista, mas ainda assim, capitalismo de estado, que não se reverte em aumento de liberdade para seus indivíduos. O Estado chinês, comunista é o único dono de tudo.

Ah, sim, e pode me dizer então como se encaixa a pobreza em Puerto Rico ?
Encaixa-se da mesma forma que em outros rincões em que não há força produtiva e competitividade suficiente para torná-los ricos. É um caso de coisas por fazer, como tantos outros.

3- Sobre a "maconhificação das humanas" você repetiria essa frase olhando pro Elon Musk ? Ou em San Francisco ? Ou em Canadá ?
Não é por que o rei de um país é maconheiro que todos os seus súditos o sejam,além do quê maconhamento não impede as pessoas de serem ricas e poderosas mas pode-se dizer que certamente afunila as chances de isso acontecer.
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2018, 11:02:40 por Sergiomgbr »

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #158 Online: 09 de Dezembro de 2018, 11:17:42 »

Isto simplesmente é mentira. O "comunismo" trouxe muita desgraça individual e coletiva mas há pelo menos dois casos de ótima produção científica e tecnológica de um país 'comunista': o setor espacial
É, um legado teria sido escancaradamente originado da ciência e tecnologia alemãs da época da dominação soviética. Qual o mérito real deles, ainda mais se esse mérito se dever em função não de geração de riquezas em si mas sim, para fins de propaganda ideológica? Qual o sentido, se enquanto lançam foguetes, de resto serem atrasados em outros setores e terem outras severas privações por causa do modelo comunista? Você repetiu o mesmo questionamento do jj.
e a ciência básica na ex-URSS.
O quê seria "Ciência básica"? 
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2018, 11:21:20 por Sergiomgbr »

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #159 Online: 09 de Dezembro de 2018, 11:20:12 »

Isto simplesmente é mentira. O "comunismo" trouxe muita desgraça individual e coletiva mas há pelo menos dois casos de ótima produção científica e tecnológica de um país 'comunista': o setor espacial e a ciência básica na ex-URSS.

Os estudantes de lá contavam com material de matemática e física de primeira.
Não creio que se possa atribuir o avanço deles nessas áreas a espionagem. Formaram ótimos matemáticos e cientistas.
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #160 Online: 09 de Dezembro de 2018, 11:23:52 »

Os estudantes de lá contavam com material de matemática e física de primeira
Isso é romantização de um lixo pérfido e nefasto que não encontra par por exemplo no nazismo.

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #161 Online: 09 de Dezembro de 2018, 11:48:41 »
....

Isso é romantização de um lixo pérfido e nefasto que não encontra par por exemplo no nazismo.

Só posso supor que está trollando...
Fisicos e matemáticos não parecem compartilhar desta opinião
E Lev Landau, Andrey Kolmogorov e Grigori Perelman discordam de voce e mandam lembranças
Gente desse calibre não se forma na base de lixo pérfido nefasto romantizado
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline -Huxley-

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #162 Online: 09 de Dezembro de 2018, 12:05:05 »

A pesquisa científica de base só é muito importante para o cidadão comum justamente devido aos benefícios gerados pela pesquisa aplicada que gera a tecnologia aplicada a bens de qualidade superior a preços acessíveis, o qual só é possível com direito de propriedade privada, concorrência no mercado e um agressivo processo de tentativa e erro guiado pelo sistema de preços, que tem o mecanismo de transmissão de informações.

Dentro deste contexto, pode-se mencionar o seguinte como exemplo. Como mostra o economista Maílson da Nóbrega no seu livro A Economia: como evoluiu e como funciona, um trator soviético pesava oito vezes mais do que um trator americano. Isso sem falar na comparação dos carros da Lada com as montadoras top do mundo capitalista desenvolvido.
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2018, 12:09:58 por -Huxley- »

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #163 Online: 09 de Dezembro de 2018, 12:25:47 »
Isto simplesmente é mentira. O "comunismo" trouxe muita desgraça individual e coletiva mas há pelo menos dois casos de ótima produção científica e tecnológica de um país 'comunista': o setor espacial
É, um legado teria sido escancaradamente originado da ciência e tecnologia alemãs da época da dominação soviética. Qual o mérito real deles, ainda mais se esse mérito se dever em função não de geração de riquezas em si mas sim, para fins de propaganda ideológica? Qual o sentido, se enquanto lançam foguetes, de resto serem atrasados em outros setores e terem outras severas privações por causa do modelo comunista? Você repetiu o mesmo questionamento do jj.

Não, meu caro.

A Rússia tzarista já possuía expoentes na Ciência, em especial na matemática e na física, bem antes dos soviéticos se apropriarem de conhecimentos e materiais da Alemanha nazista, e que foi principalmente na área de foguetes.

Outro erro seu é o de ignorar que a sociedade soviética pós-Segunda Guerra, estava em condição melhor de vida que no tempo do tzarismo.

Conhecimento científico sem aplicação imediata na matemática, física, química, astronomia, paleontologia, geologia, etc.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #164 Online: 09 de Dezembro de 2018, 12:27:53 »

A pesquisa científica de base só é muito importante para o cidadão comum justamente devido aos benefícios gerados pela pesquisa aplicada que gera a tecnologia aplicada a bens de qualidade superior a preços acessíveis, o qual só é possível com direito de propriedade privada, concorrência no mercado e um agressivo processo de tentativa e erro guiado pelo sistema de preços, que tem o mecanismo de transmissão de informações.

Dentro deste contexto, pode-se mencionar o seguinte como exemplo. Como mostra o economista Maílson da Nóbrega no seu livro A Economia: como evoluiu e como funciona, um trator soviético pesava oito vezes mais do que um trator americano. Isso sem falar na comparação dos carros da Lada com as montadoras top do mundo capitalista desenvolvido.

Não duvido de nada.

Mas a comparação entre os tratores merece uma análise mais cuidadosa, porquê acho esta relação de massa um disparate.
Foto USGS

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #165 Online: 09 de Dezembro de 2018, 12:43:22 »
....

Não, meu caro.

A Rússia tzarista já possuía expoentes na Ciência, em especial na matemática e na física, bem antes dos soviéticos se apropriarem de conhecimentos e materiais da Alemanha nazista, e que foi principalmente na área de foguetes.

Outro erro seu é o de ignorar que a sociedade soviética pós-Segunda Guerra, estava em condição melhor de vida que no tempo do tzarismo.

Lomonosov e Mendeleev tambem mandam lembranças ao sergio

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #166 Online: 09 de Dezembro de 2018, 15:20:24 »
Bom, o post na íntegra é esse,

É verdade. Achismos, nenhuma evidência.

cuja ideia é evidenciar que militar em nome de ideologias é o mesmo que desintegrar-se da ordem do sistema vigente, subverter o establishment. Não se pode servir a dois senhores ao mesmo tempo.

O cerne do sistema vigente, da ordem estabelecida, são as forças produtivas, visceralmente as áreas que envolvem a geração e manutenção de riquezas, que são exatamente o modelo questionado pela esquerda. Obviamente a esquerda vai visar a desintegração dos setores que formam esse modelo. Quem se forma em áreas de ciências com viés ideológico, subjetivista está indo na contramão do objetivismo imperioso dessas disciplinas. Quem se diploma em humanas encontra terreno subjetivo fértil para disseminar ideologias.

Isso é um espantalho sobre a esquerda, e eu questionava sobre evidências. Pelo jeito só tem mais achismos.

Dependeria de saber o quanto foram alienados pela esquerda.

Ou seja, você parte de um pressuposto, que não confirma, e daí depende de quanto forem feios. Se muito feios, ahhh, muito de esquerda. Se pouco feios, aaaah,  não de esquerda.

Um belo exemplo de viés argumentativo.

2- "tentativas de implementação do comunismo" que falharam, onde fica a China, por gentileza ?
A China restringe a liberdade de seu povo. A liberdade é a maior riqueza de todas,a grande riqueza que os chineses não tem. A riqueza gerada pela China por sinal é capitalista, mas ainda assim, capitalismo de estado, que não se reverte em aumento de liberdade para seus indivíduos. O Estado chinês, comunista é o único dono de tudo.

Então quando é capitalista, é ruim porque de estado porque comunista. Não é nada do que aconteceu na China, que fica claro que você desconhece, e continua com o seu viés argumentativo: se é ruim, é porque é de esquerda.

Ah, sim, e pode me dizer então como se encaixa a pobreza em Puerto Rico ?
Encaixa-se da mesma forma que em outros rincões em que não há força produtiva e competitividade suficiente para torná-los ricos. É um caso de coisas por fazer, como tantos outros.

Ou seja, quando é pobre e comunista, é porque é comunista e comunismo não funciona. Quando é pobre e capitalista, veja bem, muito a fazer, produtividade, força produtiva, lá lá lá.

Entende o que quero dizer ? Tudo viés argumentativo. A próxima pergunta seria onde e como você foi doutrinado, mas eu não gostaria de ver esse cérebro explodindo, afinal vou ter que limpar a bagunça...

Não é por que o rei de um país é maconheiro que todos os seus súditos o sejam,além do quê maconhamento não impede as pessoas de serem ricas e poderosas mas pode-se dizer que certamente afunila as chances de isso acontecer.

Eu não entendi o seu ponto, espero que não tenha maconhificado o seu raciocínio.

O ponto é: Elon Musk fumou uma tora ao vivo. Ele pode ficar mais burro que tudo bem, certo?

O Canadá liberou a comercialização da maconha para fins recreativos. Eles esperam que isso venha a 'emburrecer' sua população? Não estão preocupados com isso ? E por quê no mesmo estado onde está a maior concentração de empresas de tecnologia, em San Francisco, também há leis mais permissivas para a comercialização da maconha ?

Estou tentando chegar num absurdo para você ver onde chega seu raciocínio: a lugar algum.

Para mim há outros fatores no uso recreativo em universidades brasileiras: o Brasil é um país de passagem desse tipo de droga, e é claro que jovens de classe média alta podem usufruir de parte desse tráfico (que são em definitiva os que hoje podem ir numa universidade, na sua maioria).

Em lugares onde a população é mais liberal, ficou bastante evidente que o combate ostensivo para a chegada desse tipo de drogas, não funcionou. Perdeu a guerra. E vai tentar outros caminhos. Não há relação entre esquerda e maconha, somente no caso de se perceber que a luta armada contra as drogas não funcionou. Mas aqui , não somos liberais. O que acontece na universidade é recreativo de pessoas que tem esse poder aquisitivo.

Fora isso, não há relação. Nem 'um plano maquiavélico para que nossas crianças se droguem, vamos salvá-los, oh,oh'. Nem ficarão em média mais idiotas do que já são.

Reduzir tudo a motivos diretos é facilista mas em geral equivocado.
--
Si hemos de salvar o no,

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #167 Online: 09 de Dezembro de 2018, 15:26:04 »

O fato de ter uma base científica boa, aliada a uma educação que chegou muito mais profundamente a pessoas que antes eram pouco mais de escravos sim é um efeito do regime pós-revolucionário. Mas tirando isso, entendo que apesar do regime, houve uma pesquisa livre e que se desenvolveu nessas áreas, por uma questão de competição contra o ocidente.

Em outras áreas como biologia, só andou para atrás, porque alguns indivíduos que o regime favorecia tinham idéias equivocadas e ainda podaram outros pesquisadores. É um bom exemplo de como um regime totalitário se sabota.
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #168 Online: 09 de Dezembro de 2018, 15:29:08 »

O fato de ter uma base científica boa, aliada a uma educação que chegou muito mais profundamente a pessoas que antes eram pouco mais de escravos sim é um efeito do regime pós-revolucionário. Mas tirando isso, entendo que apesar do regime, houve uma pesquisa livre e que se desenvolveu nessas áreas, por uma questão de competição contra o ocidente.

Em outras áreas como biologia, só andou para atrás, porque alguns indivíduos que o regime favorecia tinham idéias equivocadas e ainda podaram outros pesquisadores. É um bom exemplo de como um regime totalitário se sabota.

Trofim Lysenko e Olga Lepeshinskaya são um bons exemplos da falencia da URSS em outras ciências
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2018, 15:32:03 por Fenrir »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #169 Online: 09 de Dezembro de 2018, 16:18:46 »
Não tenho conhecimento profundo sobre isso, mas há algum tempo atrás, em escavadas preliminares com base nessa curiosidade, fiquei com forte impressão do lysenkoísmo ser uma caricatura histórica, algo no mínimo parecido com "mutacionismo".

As narrativas mais comuns são de um fanatismo marxistóide praticamente tentando aplicar clichês marxistas à biologia, mas o que pude ver de trechos originais mostra algo que não é nem de longe bizarro. Não me parece totalmente implausível até mesmo uma leitura extremamente otimista/benevolente, de que ele fundamentalmente não defendeu dramaticamente díspar do que foi e provavelmente continua sendo ciência mais aceita, e talvez nem mesmo cometendo qualquer abuso de autoridade (que podem ter sido cometidos por outros, ainda assim -- mas também por ele mesmo, como disse, não fui muito a fundo).

Basicamente ele dava maior ênfase a variáveis ambientais, algumas vezes talvez confundido sobre o grau de importância por variáveis genéticas mais "ocultas" (como genes determinando diferentes estratégias de maneira sazonal). Um ponto que precisa ser levado em consideração quando se ler texto da época é que genética e eugenia eram praticamente a mesma coisa, então expressões de repúdio a eugenia (e ao nazismo associado) podem naturalmente parecer uma bizarra negação da genética devido a esse "anacronismo", não significando que ele "negasse a genética". "Neo-lysenkoísmo" é inclusive um termo usado por defensores de, digamos, "diferenciação racial significativa" [/eufemismo generoso], para atacar seus críticos.

https://www.nature.com/articles/ejhg2017117

Lysenko and Russian genetics: an alternative view
...

Harper regarded Lysenko as a fraudulent agronomist. We disagree with him on this fundamental point. We are thinking that he was greatly misled by Medvedev’s book, The Rise and Fall of TD Lysenko,2 which he cited in his article. It should be noted that there are many misleading statements in this book. For example, in chapter 8, Medvedev argued against the validity of Lysenko’s work on plant graft hybridization, ... Over the past several decades, extensive experiments on graft hybridization have been carried out and numbers of new crops and varieties were developed by grafting, indicating that graft-induced variant characteristics were stable and inheritable.3 Now it has been proposed that graft hybridization may serve as a mechanism of horizontal (or lateral) gene transfer. Thus, it is not proper to continue to regard Lysenko as a fraudulent agronomist.

...

Lysenko’s work on the conversion of spring wheat into winter wheat can be explained by transgenerational epigenetic inheritance.6 ....
Harper also mentioned Lysenko’s errors and crimes, as well as the death of numerous researchers in genetics.1 The impression which one gets from reading this paragraph is that Lysenko was responsible for the death of these geneticists. We fear that this view is too one-sided and not supported by historical evidence. It is true that Lysenko disputed with Vavilov and many other geneticists on some genetic viewpoints. But we must know that Lysenko was a leading Soviet scientist in agriculture and genetics. He was not the NKVD chief, thus he had no power to arrest geneticists. Lysenko himself repeatedly maintained that he was not personally responsible for Vavilov’s arrest and death.

...

It is not our intention to minimize Lysenko’s mistakes and to exalt his contributions, but we must try to see things in their right proportion. Actually, some of Lysenko’s work had a certain scientific merit, which was recognized internationally. For example, it was Lysenko who coined the term vernalization, which is now still an extant scientific term and frequently appears in Nature, Science, Cell and many prestigious journals.

...

Of course, we also recognize that some of Lysenko’s ideas were wrong and badly wrong. His biggest mistake was mixing science and politics. He regarded Mendelian genetics as ‘bourgeois science’ and forced Soviet geneticists to accept Michurinism, for which he got a bad reputation.

...

Citação de: JBS Haldane
... His next point, the importance of selection in the F1, or first hybrid generation, is correct if the hybrids are not between pure lines. As we saw, pure lines are ideals which are rarely quite realized, and agricultural varieties may be very far from pure lines.

Next we have the question of food. I think that nine times out of ten Lysenko is wrong, that is to say that you cannot improve a breed of animals by improving its food. But there are cases where this is possible, and they may be common enough to make Lysenko's principle of great practical value. The clearest of such cases was discovered at Bar Harbor, Maine, by Little's group of workers on mouse genetics and has been specially studied by Bittner. For many years they had kept different pure lines of mice. Each line had a characteristic liability to mammary cancer in females. In one line 90 per cent of all females who did not die of some other cause before the age of two years would develop this disease, in another line only 5 per cent. The members of the immune line were no more likely to develop it if they were caged for months with the susceptible line. The liability seemed to be hereditary. But it turned out that if the young of the susceptible line were separated from their mothers at birth and suckled by immune females they were much less likely to become cancerous. And this partial immunity is handed on to their children.

... In the same way Lysenko was wrong if he referred to the theories of current genetics, such as the three-to-one ratio and the like, as "fantasies." They are not fantasies, but approximations. Copernicus's theory that the planets went round the sun in circles was an approximation. Kepler's theory that they moved in ellipses was a better approximation. The Newton-Laplace theory was yet a better approximation, but it was still undialectical, as it did not allow for any real history of the solar system in the sense of irreversible change. Then Kant and George Darwin showed that the solar system had undergone and would undergo slow and irreversible changes through tidal friction, with not only the moon but most of the planets moving in slowly widening orbits. Various developments of the theory of relativity suggest other slow changes.

Although the Copernican and Newtonian systems were inadequate, they were great advances on the systems of Ptolemy, Kidinnu, and other earlier astronomers. And I think posterity will rank Mendel with Copernicus or Kepler, though hardly with Newton.

It must not be supposed that Lysenko stands alone in his criticism of formal genetics and his belief that breeds can be altered by feeding. Some of his views are shared, for example, by .J. L. Hammond of Cambridge, England. I think that he has gone too far, but he may well have done a service to Soviet genetics by making his more traditionally minded colleagues examine not only the theoretical foundations of their work, but its relation to agricultural practice.

...

https://www.marxists.org/archive/haldane/works/1940s/lysenko.htm

Para finalizar, trechos do próprio Lysenko, que devem ser muito discrepantes do que se pode esperar pela maior parte do que é descrito por lysenkoísmo:

Citação de: Lysenko

... To us, followers of Michurin, it is clear that seeds of one and the same variety can be by their nature (genotype) better or worse. The nature of plants and animals can be improved or deteriorated. Hence, one of the basic tasks of the local selection stations is to do everything needed to improve, from year to year, the variety from which the elite seed is taken.

Our Soviet Darwinian agro-biological science must work out the scientific bases for the improvement of seed. This is indispensable in order that the elite strains of various cultures produced each year by the selection stations may be better compared to the seeds which they are destined to replace.

A second example: The Mendelians have continually blamed us (and still do), for not appreciating the teachings of Johannsen, and for taking a critical attitude toward this "classic" of biological science. We do not dispute with Johannsen, but with his present day followers. The same, naturally, with Mendel, Why should we disturb him who has departed and is at rest? But with his followers, with those who develop the conceptions of Mendel, we not only dispute, but we reject all their fantasies, because they interfere both with science and with practice.

As a matter of fact, why did we start to raise objections to the Johannsenists? Because the followers of Johannsen-Mendelian-Morganists-forbade by their theory such a practically proved method of improving plant varieties as beneficial selection.

For example, many agronomists and farmers know the spring wheat variety Liuteszens-062. This variety was initiated in 1911 at the Saratov selection station by means of selection of ears of the spring wheat Poltavka. The descendants of the selected ears were sown separately in order to determine which of them was the best. The descendants of one of the ears selected in 1911, having proved the best in the judgment of the selectors as the result of various tests, was called Liuteszens-062.

According to Johannsen's theory of pure lines, as our Mendelians understand it, any further selection of Liuteszens-062 and comparison with the original variety is not necessary. Selection within a so-called pure line, as Johannsen asserted, is ineffectual. But who will believe that the billions of plants of the Liuteszens-062 grown on millions of acres in various regions of the Union in the course of 20 years have not changed, but have remained the same? Who will believe that it is undesirable and unscientific to carry out a selection within such sowings? But a selection has not been carried out. Consequently, for over a period of 20 years, no new improved variety has been produced by means of selection from Liuteszens-062, as was done, e.g., in 1911 by selection from Poltavka.

The Mendelians assert that thanks to the theory of Johannsen individual selection began to be carried out on a wide scale. As a matter of fact, on account of the Johannsenists, beneficial selection in the practice of our selection work was, as a rule, discontinued on collective and state farms. This is why I disputed with Johannsen; not because I don't like Johannsen personally, but because the Mendelians support his theory, and propagandize for it in our advanced courses; and this has resulted in discontinuance of frequent selection and of year to year improvement.

Reflecting on this problem, experimenting, reading not only Mendelians and Morganists, but other authors as well, whose theories contradict the bases of Mendelism-Morganism, for instance such classics as Darwin, Timiryazev, Michurin, Burbank, and others, we came to the conclusion that there can not be pure strains in the absolute sense.

...

https://www.marxists.org/subject/science/essays/speeches.htm

Não é diametralmente oposto do esperado o "lysenkoísmo" defender mais seleção do que o "mendelianismo"?

Novamente, foi pouco que li. Como o primeiro artigo citado, não pretendo dizer que ele tenha sido um gênio nem passar o pano para qualquer coisa. Só parece ser mais um desses casos de caricaturas da história ideologicamente enviesadas (talvez dos dois lados). Análogo a algo como por exemplo "o livro negro do comunismo", não sendo nem uma representação fiel da realidade, mas tampouco uma fabricação completa. Combinações de verdades seletas e meias verdades criando uma imagem distorcida da história, mesmo que a imagem não-distorcida não seja nenhuma melhora dramática. Embora no caso de Lysenko, até agora me parece ser uma melhora considerável, de algo praticamente parecido com um vilão do Capitão Planeta para, sei lá, um semi-Pasteur.

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #170 Online: 09 de Dezembro de 2018, 16:55:35 »
Você diz que não se aprofundou, eu menos ainda. Só sabia da má-fama de Lysenko ao pesquisar a origem do temo "lysenkoísmo"
há bastante tempo atrás.
Parece que ele não estava errado em tudo. Grato por trazer outro ponto de vista a tona.

Isto mostra uma vez mais que não se deve misturar ciência com ideologia, do próprio texto que citou:
His biggest mistake was mixing science and politics. He regarded Mendelian genetics as ‘bourgeois science’ and forced Soviet geneticists to accept Michurinism, for which he got a bad reputation

E acho que os sovieticos se deram melhor nas chamadas hard-sciences não somente por conta da competição com o ocidente, mas
porque elas são menos permeáveis a propaganda ideológica.
Não dá para falar de burguesia, materialismo dialético ou luta de classes enquando se ensina sobre derivadas ou cinemática.
Então o nível de ruído ideológico é bem menos que em humanas e o estudante pode se concentrar no que realmente importa na matéria

Sem bem que alguns já tentaram coisa parecida:

Alan Sokal and Jean Bricmont, in their book critiquing postmodern thought (Fashionable Nonsense, 1997), criticize Luce Irigaray on several grounds. They say she regards E=mc2 as a "sexed equation" because of their interpretation of her response to a question on the subject, for instance when she says "Is E=Mc2 a sexed equation? Perhaps it is. Let us make the hypothesis that it is insofar as it privileges the speed of light over other speeds that are vitally necessary to us. What seems to me to indicate the possible sexed nature of the equation is not directly its uses by nuclear weapons, rather it is having privileged what goes the fastest."

Mas Luce Irigaray era filósofa e entendia tanto de relatividade quanto a Marilena Chauí entende de física quântica ou o
Olavo de Carvalho de mecânica clássica
Matemáticos e físicos, sejam homens ou mulheres, não misturam estas coisas, a não ser que queiram fazer carreira baseada em artigos
publicados no vixra.org

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #171 Online: 09 de Dezembro de 2018, 16:56:03 »

Sim, por isto que em minha relação eu não incluí a Biologia.
Foto USGS

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #172 Online: 09 de Dezembro de 2018, 17:47:30 »
....

Só posso supor que está trollando...
Fisicos e matemáticos não parecem compartilhar desta opinião
E Lev Landau, Andrey Kolmogorov e Grigori Perelman discordam de voce e mandam lembranças
Gente desse calibre não se forma na base de lixo pérfido nefasto romantizado
Quando alguém começa um argumento com uma falácia já desmerece o próprio argumento, no entanto merece ainda assim, uma resposta que é; alguns inevitavelmente se formam apesar de todo lixo pérfido.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #173 Online: 09 de Dezembro de 2018, 18:13:01 »

Não, meu caro.

É verdade, e que bom que você sabe que existia ciência pré revolução, todavia isso foi só mais um dos roubos comunistas.

Sociedades existem em países livres, você deve estar falando dos escravos comunais remanescentes dos milhões que morreram ou foram mandados pra sempre pra prisões na Sibéria pra trabalhos forçados, que não tiveram outra opção se submeter se não pra pouparem a si mesmos, pra não terem suas famílias visadas pelo regime. E certamente também não estariam em melhores condições os que foram expropriados de seus bens e propriedades pelo regime. Talvez o pessoal do partidão...

Conhecimento científico sem aplicação imediata na matemática, física, química, astronomia, paleontologia, geologia, etc.
Mas "conhecimento científico" já é a própria aplicabilidade em potencial em tecnologia que é o que é o caso em termos de geração de riquezas. Conhecimento é poder.

Mas olha, ainda que assim seja, pra fechar o raciocínio, se não tem aplicação imediata a que se presta então?
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2018, 18:23:27 por Sergiomgbr »

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
« Resposta #174 Online: 09 de Dezembro de 2018, 18:14:16 »
Em época de pós verdade, cada um tem a realidade que bem entender.

Eu não sei se o Fenrir está certo ou não. Pode até ser trollagem (no sentido de dizer as coisas somente para rir da reação das pessoas), mas ultimamente eu tenho visto esse tipo de coisa mais como vandalismo virtual.

Parece uma tentativa de destruir o ambiente de discussão.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!