Bairrismo é subproduto do municipalismo, este do estadismo, este do nacionalis
Não, perguntei se o desejo de não-separatismo/independência teria necessariamente essa motivação de estarem "levando aos teimosos e arredios um pouco de civilidade".
No caso europeu, é o motivo declarado nas conferências de Berlim de 1884-85. Não entendi como o caso brasileiro tem qualquer coisa a ver com isso.
Essas guerras de independência mencionadas já são do meio para a segunda metade do século XX, não do XIX. A motivação "nacional" pode já não ser exatamente a mesma.
Não tem bem "um caso" brasileiro, só coloquei que poderia ser que a preferência por união nacional não terá necessariamente como motivação "levar civilidade aos teimosos e arredios".
As independências começam a ocorrer imediatamente após o fim da II GM, já que alguns países foram arrastados para a guerra por suas colônias com promessas de autonomia. Após o término do conflito e com a criação da ONU, que restaurou o discurso Wilsoniano, em especial quanto à autodeterminação dos povos, os processos de independência começaram, nem todos foram violentos, mas os que foram se deram exatamente porque as metrópoles se recusavam a admitir a capacidade destes povos de se autogovernar ou de não receberem nada por "tudo o que haviam feito nas colônias". Isso é um reflexo direto do pensamento vigente durante a reunião em Berlim.
O caso português é ainda mais emblemático quanto a essa ideia de que eles sabiam o que era melhor pras colônias do que elas próprias. O resultado foi uma guerra longa, burra e que só serviu para terminar de queimar o filme de Portugal.
Talvez os defensores de saparatismo (ou não) coloquem a condição de estados ou regiões brasileiros ante à união como bastante análoga a de colônias injustamente subordinadas, de qualquer forma.
Até onde eu sei, uma parte bem considerável dos defensores do separatismo brasileiro são um bando de neo-nazistas que acham que o "resto" do Brasil, mestiço, é inferior ao sul "puro-sangue-europeu". Eu já tiraria esses indivíduos, colocaria em um cantinho denominado: "idiotas".
Então, sobream os demais. Você tem números para demonstrar quantos restam depois da separação do grupo e me dizer se eles são estatisticamente mais relevantes do que os malucos que querem inundar o ES e dar uma praia pra MG?
...não... e mal consigo entender com por que isso importaria para o que eu disse. Resumindo: ser contra independência/separatismo não seria necessariamente com a motivação de "levar civilidade aos teimosos e arredios", pode-se perfeitamente contestar as motivações separatistas, seja por insignificância numérica, comunismo, racismo, ou o que for.
Pode até ser por desejar "levar civilidade", também, que não acho que dá para dizer serem más intenções, ainda que possa bem ser uma máscara para elas.
[/quote]
Um grupo tão pequeno e tão mal motivado é irrelevante para o assunto.