Dá pra se sentir no século XIX aqui, é muita coisa bizarra. São reais todos aqueles clichês típicos de política comprometida com corrupção, nepotismo, coronelismo. Os caras prometendo coisas completamente absurdas em todas áreas, sem nenhum pudor. Fazendo eventos de inauguração desde ruas recapeadas até postes de iluminação, gastando dinheiro considerável em shows de duplas sertanejas. A maioria dos projetos da Câmara são de coisas como troca de nomes de ruas e mudança da cor de prédios públicos, e a maioria das licitações de compra são de coisas como quadros de decoração e tapetes. A frota de veículos oficiais é renovada a cada um ou dois anos.
Eu lembro que quando o prefeito do PMDB perdeu temporariamente o cargo, o comunista da boina assumiu, e ele e o vice se odiavam (não sei por que concorreram juntos). Então o prefeito impediu o vice de ter um gabinete dentro da prefeitura, ao que este respondeu montando uma tenda na calçada escrito: "Gabinete do vice-prefeito. O prefeito não me deixa trabalhar." Ao que o comunista respondia dizendo que o vice não entraria na prefeitura porque era um traidor e estava tentando destituí-lo para tomar o cargo. Durou cerca de 40 dias, até a tal juíza devolver o cargo ao cara do PMDB e as coisas "normalizarem".
Na eleição retrasada, o então prefeito do PMDB contratou um carro de som na véspera do dia de votação para sair nas ruas espalhando em alto e bom som que seu principal concorrente estava com a candidatura cassada, então todos seus votos seriam anulados. Era mentira, mas funcionou e o cara que fez isso foi eleito.
No fim do ano passado dois vereadores (quase 20% da Câmara) foram presos pela PF por desvio de recursos, além de 14 funcionários.
E simplesmente não tem opção. Basicamente todos seguem a mesma cartilha. Na última eleição eu assisti a um debate entre os candidatos e o ponto alto do evento foi quando um interlocutor perguntou ao comunista de boina: "Eu vou à Igreja todos os domingos e nunca te vi lá. Qual religião você frequenta?" Os organizadores, que por sorte tinham um pingo de noção, disseram que era uma questão pessoal e não seria respondida pelo candidato, enquanto o cara que havia feito a pergunta cantava vitória como quem dizia: "vejam só, desmascarei esse ateu safado".