Contra: aumento populacional em um planeta com recursos finitos. Deve haver no mínimo uma cota.
nascer e morrer fisicamente é o que permite a continuação da espécie em um planeta também fisicamente limitado, não entendi bem sua argumentação ?
Ao menos no conceito tradicional. Se for reencarnação na própria vida recém vivida (voltando no tempo e vivendo-a novamente, ou a alterando), não tenho objeções.
e como seria isso ?
Sem falar que existe a possibilidade de tal coisa se dar em função de fragmentação nas almas -- talvez daí venha a percepção de que as pessoas são cada vez mais desalmadas.
o universo não seria uma composição de partes ? a geração de novos seres não se da pela fragmentação e recomposição de novos seres ? então faz sentido pensar que o ser alma seja tambem uma fragmentação de outro ser, muito bem!
![Palmas! :clapping:](../forum/Smileys/default/clapping.gif)
mas na verdade são os ateus que se consideram desalmados, triste perspectiva de um breve fim!
![Crying or Very sad :'(](../forum/Smileys/default/icon_cry.gif)
Outro argumento contra, em concepções tradicionais de reencarnação, isso é, reencarnação de um fantasma, é que isso seria um vício do fantasma, e como tal, deveria ser algo a que se deve tentar eliminar. Os fantasmas são análogos a pessoas sóbrias, mais capazes, enquanto que encarnados, perdem memória e capacidades, análogos ao estado de embriaguez, que deve então ser o "barato" da reencarnação para os fantasmas.
digamos que a memoria da alma seja ilimitada e que possua um sistema autônomo complexo e inteligente capaz de gerenciar a necessidade de reviver memórias ou se beneficiar da ausência delas.
por exemplo em condições normais desde o primeiro momento que você se conscientizou do seu ser, nunca mais esqueceu de quem é do que gosta..etc ...desde o seu nascimento sua memória acumulou zilhões de informações que ficariam impossíveis de serem processadas pelo seu cérebro, todas ao mesmo tempo ,então automaticamente as memórias antigas menos relevantes para a formação do seu ser atual, são arquivadas nos niveis mais baixos do seu inconsciente.
por exemplo digamos que em nada te ajudaria hoje se lembrar da cor da roupa que usou no seu (1) aniversario, mas com certeza terá muito mais facilidade para relembrar das coisa felizes ou tristes que marcaram a memórias do seu ser criança na data do seu primeiro aniversario, os seres otimistas tendem a se lembrar mais das coisas boas, mas via de regra você não se lembra de coisas de fatos recentes de pouca relevância e contrariando a lógica do tempo conseguirá lembrar de fatos muitos antigos que marcaram o seu ser e tornaram-se relevantes gravados nos níveis mais elevados da memoria da da sua alma.
Após tais considerações reencarnando de novo, ainda seguindo a lógica exposta, fatos considerados de menor importância nas suas vidas passadas vão para o arquivo morto,mas os mais marcantes ainda afloram suas memórias atuais mantendo o seu ser passado , bem vivo no presente ! em outras palavras ja nascemos com uma personalidade alma gravada na sua memória, dai vem as manias , preferencias e rejeições do "ser ou não ser eis a questão" da reencarnação!
Mas, da mesma forma, o argumento "a favor" seria então uma posição apenas libertária, não-moralista, quanto esse vício/prática, tal como se pode ter com as drogas em geral; use quem quer, desde que não prejudique a terceiros.
quanto a posição libertária gostaria de ouvir sobre isso a opinião do Libertário , para mim não existe liberdade nem limites tudo isso é uma ilusão sensorial, todos os seres são virtuais como a Matrix.
Reencarnar é renovar o ser , um refresh mas não um reset magico destruindo seres passados e construindo novos seres como em um passo de magica, os passos milenários são dados cada nova experiência vividas.
Você tem razão a reencarnação deve ser vista como liberdade para formação do ser reconstruído a partir de novas ações e reações através da experimentação de novas experiências e nunca como uma punição compulsória!
Na experiência das drogas, compartilhamos vidas onde ação de um reage na vida dos outros não tem como fugirmos disto , nem na morte do nosso corpo físico deixaremos de estar impondo ações nos vivos e digo isso fisicamente, pois que algumas pessoas passam o resto das suas vidas indo visitar túmulos dos mortos, ou se lamentando por eles, como pode ser isto? Nossa memória mantem vivos, aqu(ilo) eles que "ja não existem mais" .
Dentro deste universo interligados nossas ações e falta delas causara reações positivas e negativas nos outros , no caso da drogas penso que o individuo ao desejar adentrar por uma porta de fuga de uma realidade vida que não lhe agrada, deixando de agradar aos outros seres , ja esta se tornado inútil dentro do universo vida, pois "ser infeliz é não conseguir causar a felicidade".
o drogado tenta criar um mundinho autista onde só existe o prazer próprio, mas longe de mim estar querendo bancar o moralista hipócrita por que somos todos mais ou menos autistas egoístas ainda vivenciando a ilusão do individualismo, ironicamente dentro de um universo coligado.
Ou seja, encarnados não devem tentar fazer contatos com fantasmas ou outros seres de natureza similar, imaterial. Isso é como ficar fazendo algazarra enquanto se usa drogas, perturbando a paz alheia.
Tem razão esta sua sabedoria ja foi testificada pelo Jesus que voce descrê, veja:
"Ora, havia um homem rico, e vestia-se de púrpura e de linho finíssimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente.
Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas à porta daquele;
E desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as chagas.
E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado.
E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio.
E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.
Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado.
E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá.E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai,
Pois tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento.
Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos.
E disse ele: Não, pai Abraão; mas, se algum dentre os mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam.
Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite.Lucas 16:19-31"
De fato os mundos, assim como todos os seres não podem se confundir totalmente,mas ja que o universo é interligado nada impede de haver uma interseção entre eles, isto acontece pela própria afinidades dos seres, eles se procuram , se sentem e trocam energias se completam buscando inconscientemente por uma natural coligação universal.
Pode crer quando ha uma necessidade todo o universo conspirará para união ou separação (momentânea) dos seres, estejam onde estiverem se buscam, se sentem e se complementarão!
interessante que na sua visão, compara reencarnação e o mundo espiritual como drogas, uma saída magica para uma realidade rejeitada ?
o fruto proibido ? dado por Deus@diabo como injeção de animo a vida ?
Alguns veem na morte , como nas drogas uma porta de fuga magica para uma realidade que não lhes agrada, os preguiçosos e inconformados com a dura realidade da vida, sonham com um paraíso "perfeito" segundo o próprio juízo, o drogado com um eterno prazer autista.
Mas não creio em milagres, apenas que ha mais probabilidade em continuar havendo consciência do que faze-la existir, assim sendo continuar existindo nas condições que lhe são naturais.
Assim sendo um ser mais ou menos bom não deixará de ser quem ele é, apenas por ter mudado de ambiente (fato este constatado na pratica a duras penas), assim é que coloque um demônio no céu e ele continuará sendo Lucifer, coloque Jesus no inferno da Terra e ele continuara sendo um anjo, coloque um doido em uma universidade e ele continuara sendo louco (uma mente brilhante), coloque uma mente brilhante em um manicômio e ela continuará sendo brilhante.
obviamente que um um gesso faz crescer um novo osso de forma reta, vivendo experiência em novos ambientes é natural a mudança do ser que absorve novos dados.
Outras alternativas em favor seriam a reencarnação em espécies diferentes. Talvez em espécies extintas. Apesar do rivailismo negar, é uma possibilidade levada em consideração pelo espiritualismo do Egito antigo.
Kardec como Amorc ensinam a pluralidade das existência formando alma do ser humano a partir dos minerais passando por todos os reinos,mas elas compartilham da impossibilidade da regressão da alma humana poder reencarnar animais.
diferente do hinduísmo e se não me engano também o budismo.
Eu mesmo sou contra discriminações, se ha liberdade de ação para a evolução tem que que continuar havendo tambem para regressão a vida não pode ser resumida a uma valvula unidirecional, uma armadilha onde voce entra e não consegue voltar mais para o estagio anterior do tipo "iíííí´entrei pela porta errada , o paraíso é mais chato do que eu imaginava, quero ter liberdade para dar um pulinho no inferno! Liberdade é a existência de no minimo 2 possibilidades!
![Diabo :diabo:](../forum/Smileys/default/diablo.gif)
Há ainda outras categorias de "reencarnação", não somente a que fantasia sobre almas/fantasmas, mas a possibilidade hipotética de se conseguir copiar o "software" da instalação do cérebro de uma pessoa, e reproduzi-lo em um outro corpo, que pode ser ou não humano. Nesse caso, é até algo que poderia ir na direção oposta do problema da superpopulação e de certa forma até o da fragmentação das almas, pois seria efetivamente uma extensão da longevidade humana. Se as pessoas pudessem viver milhares de anos, seja em novos corpos normais ou em robôs, ou no que for, talvez deixassem então de ver a necessidade de se reproduzirem tanto, continuariam indefinidamente praticamente as mesmas pessoas no planeta, ficando gradualmente cada vez mais sábias com e experiência de vida, e até "upgrades" no seu hardware, estendendo assim também as capacidades de sua mente.
vejo uma grande distinção entre o ser humano e uma maquina, a vontade.
outra seria a infinitude da memória alma mal grado os limites das memórias fisicas.
Essa sua teoria não é muito original pois ja era compartilhado pelas múmias egipcianas e atualmente por congelamento de corpos a baixíssimas temperaturas, dai que a morte é a unica coisa que define o que é Deus e o que é o homem!
A evolução do ser pede por infinita renovação dos dados inseridos na memória da alma, gerando novas ações , reações e sentimentos, penso que morrer fisicamente seja um benção para corpos e mentes cansadas, todo ser precisa de um refresh.
abaixo Jesus deixa muito claro o que é a reencarnação:
O batismo de João era do céu ou dos homens? respondei-me. Marcos 11:30
O batismo de João era do céu ou dos homens? Lucas 20:4
Apareceu João batizando no deserto, e pregando o batismo de arrependimento, para remissão dos pecados. Marcos 1:4
o afogamento a imersão sob agua representa o ultimo suspiro a morte do homem , a submersão significa a volta a vida a primeira respiração de um novo ser, limpo das recordações do passado.
em concordância:
22 E ninguém põe vinho novo em vasilhas de couro velhas; se o fizer, o vinho rebentará as vasilhas, e tanto o vinho quanto as vasilhas se estragarão. Pelo contrário, põe-se vinho novo em vasilhas de couro novas".
fala da alma reencarnado em corpos novos
Mas quando o espírito imundo tiver saído de um homem, anda por lugares áridos, buscando repouso, e não o acha.
Então diz: Voltarei para minha casa donde saí; e ao chegar, acha-a desocupada, varrida e ornada.
Depois vai e leva consigo mais sete espíritos piores do que ele, e ali entram e habitam; e o último estado daquele homem fica sendo pior do que o primeiro. Assim também acontecerá a esta geração perversa.
Mateus 12:43-45
obs. gostei das suas colocações!
![OK! :ok:](../forum/Smileys/default/icon13.gif)