Gostaria que os entendidos no assunto respondessem essa questão: quando o ''espírito'' se encontra ''encarnado'' ele não se lembra das ''vidas passadas'', certo? Mas assim que o mesmo ''desencarna'' todas suas ''reencarnações'' são imediatamente rememoradas. É assim mesmo?
Não.
Após a morte o homem recorda tão só esta sua última vivência.
Mesmo aqueles homens mais evoluídos custam certo tempo para retomarem mais que uma reencarnação.
Quando se questiona o Espiritismo, raramente as respostas atendem em pleno nível, porquanto trata-se de tema extremamente complexo como era de se esperar, pois afinal, tudo, desde o átomo até o arcanjo deve encontrar seu lugar no concerto do Universo.
As perguntas mais simples terão respostas não tão simples.
Por exemplo: por que não se tem acesso a todas as recordações, desta e de outras vidas, quando alcançamos o mundo espiritual?
É porque a Alma não é uma estrutura simples mas tem très corpos que se ajustam, com distintas finalidades.
A alma seria a própria mente... por aqui começam as dúvidas. Prossigamos.
Ela tem um envoltório de natureza semi material, mas cuja matéria muito pouco tem a ver com a nossa matéria. É denominado corpo mental que tem a propriedade de transformar o abstrato da mente, do pensamento, em impulsos que serão captados pelo corpo subsequente... o corpo causal. Este, registra todo o histórico evolutivo do ser, morfológico e psíquico. Seria o que denominamos Evolução.
Finalmente o Perispírito. A cada existência, aquele princípio inteligente a que denominamos Alma, com seus dois envoltórios, terá um corpo fluídico a envolvê-la, corpo este que será o modelo, ou o original do corpo físico com que nos expressaremos no mundo dos homens. Este corpo, assim como um CD.exe, processa e registra os dados que nos moldarão a forma humana, provenientes dos dois outros corpos. Mas, aqui está o mais importante: este perispírito se decompõe a cada reencarnação. Ou seja, ele perdura, com todos os seus registros e impressões, apenas entre duas encarnações. A cada nascimento estaremos experimentado um novo Perispírito, que possui, vamos dizer, uma memória cache, subjacente e acessada inconscientemente, para determinadas finalidades.
Todas as nossas ações, conscientes, influenciarão este perispírito imprimindo causas e consequências. mais ou menos perduráveis.
Em fim; a filogênese está registrada paulatinamente nos dois corpos principais que envolvem a mente (a alma, ou espírito) assim como todo as conquistas psicológicas e intelecto morais ali se encontram.
Esta a razão pela qual, nossa memória está compreendia apenas entre um nascimento e próximo. Quando morremos carregamos nossas memórias, gostos, virtudes e defeitos e quando da proxima encarnação, restarão apenas traços, aos quais chamamos vocação, aptidão, talento; mas também taras e deformações.
Escrevi este texto on line, ou seja, pode não estar muito claro, mas me disponho a responder outras questões, pertinentes.