Eu vejo que a idolatria pelo Bolsonaro cega. Muitos estão levando a devoção ao seu ídolo num patamar muito semelhante que os PTistas possuem.
E isso é um perigo. Vejo que uma vitória do Bolsonaro, principalmente no primeiro turno, poderia desencadear uma onda de vandalismo e até mortes. Já teve gente invadindo bibliotecas para rasgar livros de direitos humanos.
Estão criando um monstro.
Isso se dando praticamente num piscar de olhos. Parte dos fãs mais de longa data eram neonazistas/neonazistóides mesmo.
A imprensa é tão vilificada quanto. Agora "PiG" é "Partido da imprensa Globalista". Denúncias, suspeitas, são vistas automaticamente como mentiras, "fake news", como tão "brilhante" e bravamente faz o grande Trump, outro herói-messias instantâneo.
Outra vantagem com relação ao PT é ter o PT como vilão, os "comunistas", "globalistas", etc, em vez de simplesmente "as elites". É menos necessário o esforço em uma mensagem em defesa dos desfavorecidos, isso pode ser retratado como só demagogia, enquanto que as "pobres elites" podem ser defendidas como as verdadeiras vítimas, e os pobres, sutilmente (ou não) vilificados como massa de manobra, através de políticas sociais.
https://www.youtube.com/v/ghCP4r-hzYIhttps://oglobo.globo.com/brasil/queda-no-numero-de-filhos-maior-entre-beneficiarias-do-bolsa-familia-1-15754647"Comecem Jair se acostumando".
Se fosse a Dilma, iria para a lista de pérolas...
Nas manifestações contra o Dilmão não houve uma única vidraça quebrada mas nas de apoio ao PT aconteceram até mortes.
Vcs tem tanta certeza que não será a turma do Pingão a partir para porrada primeiro?
São diferentes grupos, com intersecções, os anti-PT e os pró-Bolsonaro, e mesmo os neonazistas. Os neonazistas estão todos includos no grupo pró-Bolsonaro. Estes estão algo mais associados a violência política/racista/classista do que a esquerda, mesmo que esta também exista.
https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2011/04/06/neonazistas-ajudam-a-convocar-ato-civico-pro-bolsonaro-em-sao-paulo.htmhttps://vejasp.abril.com.br/cidades/neonazistas-sao-paulo/ Gangues neonazistas se tornam mais ousadas e pertubam a cidadehttp://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2015/07/condenado-por-atear-fogo-em-indio-no-df-tem-posse-na-policia-civil-barrada.htmlAcho que nos anos 90 ainda teve um caso de um adolescente de classe média que atirou em um gari (em frente a sua casa), e sua mãe teve a pachorra de dizer que é algo da "curiosidade da adolescência".
https://super.abril.com.br/sociedade/como-agem-os-grupos-neonazistas-do-brasil/Polícia de SP vê aumento de movimentação neonazista e identifica grupos https://www.bbc.com/portuguese/brasil-38603560A eleição de Trump também elevou os ânimos dessa escória lá nos EUA, tendo inclusive a marcha neonazista "Pela União da Direita" (Charlottesville) onde mataram uma mulher, além de um ou outro caso mais típico de assassinatos múltiplos (como o ataque à mesquita em Quebec, no Canadá). Em nível menos dramático tem manifestações como uma mulher negar o serviço de AirBNB a uma asiática, dizendo, "foi por isso que elegemos Trump".
E olha que Trump nunca chegou a ter um discurso de que é necessária guerra civil, de que é preciso matar pelo menos 30 000, que os 40 000 de Pinochet foram poucos. Até não muito tempo atrás (2012/2015) seu discurso era mais brando, chamando as políticas de imigração de um futuro rival republicano de algo "maníaco", monstruoso.
Edir Macedo, apoiador de Bolsonaro, há pouco tempo havia também gerado isto, os "gladiadores do altar":
https://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/03/1598055-igreja-universal-retira-video-do-ar-que-mostra-jovens-gladiadores-em-culto.shtmlhttps://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2015/03/24/mpf-ba-vai-abrir-inquerito-para-investigar-gladiadores-do-altar-da-iurd.htm